clicRBS
Nova busca - outros
26 abr15:22

Embrapa completa 38 anos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora neste dia 26 de abril seu aniversário de 38 anos. Uma extensa agenda de atividades está programada para celebrar a data. A apresentação solene da nova Diretoria Executiva pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi, faz parte da lista.

Chefe-geral da Unidade de Climpa Temperado (Pelotas/RS) entre 2008 e 2011, o pesquisador Waldyr Stumpf Júnior é um dos três integrantes da nova direção. Stumpf Júnior foi nomeado diretor de Transferência de Tecnologia da Empresa.

O aniversário também conta com o lançamento, em Brasília/DF, de 22 novas tecnologias. Cultivares, softwares, sistemas, produtos e processos focados no desenvolvimento da produção agrícola serão lançados.

A data ainda terá a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga e o lançamento de livros e de publicações institucionais, como o Balanço Social e o Relatório de Metas do PAC Embrapa.


Histórico

Desde 1973, a Embrapa tem atuado na área de pesquisa e desenvolvimento buscando o avanço contínuo da agricultura brasileira. Ao longo desse período, a Empresa se solidificou no cenário nacional e externo na área de inovação e, atualmente, conta com 47 Unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil – além de possuir estruturas no exterior.

Aos seus 38 anos, a empresa atua com o objetivo de assegurar a disponibilização de tecnologias aos agricultores, tanto no segmento empresarial quanto na agricultura familiar e de menor porte.


Clima Temperado

Em Pelotas, a Unidade de Clima Temperado da Embrapa é um centro ecorregional de pesquisa voltado para a produção em terras baixas. Sua origem remonta ao ano de 1938, quando foi criada a Estação Experimental de Viticultura, Enologia e Frutas de Clima Temperado.

Com a criação da Embrapa, em 1973, foram geradas duas Unidades Experimentais de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) na região, denominadas Cascata e Pelotas. Entre 1983 e 1984 as estruturas foram transformadas no Centro Nacional de Pesquisa de Fruteiras de Clima Temperado (CNPFT) e no Centro de Pesquisa Agropecuária de Terras Baixas de Clima Temperado (CPATB).

A fusão, em 1993, do CNPFT e do CPATB originou a Embrapa Clima Temperado. Atualmente, a Unidade conta com três bases físicas – duas em Pelotas/RS e uma em Capão do Leão/RS.

Por

Comentários