clicRBS
Nova busca - outros
29 abr09:57

90 anos do Theatro Guarany

Sancler Ebert, Zero Hora

Pequenos recortes nas paredes do Theatro Guarany revelam a pintura original do prédio que completa 90 anos amanhã. Chamados de “janelas”, os quadrados permitem aos visitantes revisitarem o passado do local. Com uma programação extensa, o Guarany busca comemorar suas nove décadas, mas a maior festa está longe de acontecer.

Proprietárias do local, as primas Andréia e Suzana Zambrano precisam de apoio para viabilizar o projeto de restauração do prédio.

– Só para que profissionais venham até o teatro e descubram tudo o que precisa ser feito é necessário R$ 800 mil. Não sabemos ainda nem quanto pode custar restaurar o prédio – relata Andréia.

Construído por Rosauro Zambrano, bisavô das primas pelotenses, o teatro se tornou palco dos principais espetáculos do município, principalmente após o fechamento do Teatro Sete de Abril há dois anos. Artistas como Carmen Miranda se apresentaram na casa de shows, filmes clássicos foram exibidos até 1996, até quando o local abrigou um cinema.

Após reformado, o Guarany poderá se tornar um dos maiores do Estado. Atualmente a lotação é de 1.279 lugares, mas com a reforma, poderá receber mais mil lugares na geral, parte fechada atualmente.

– Queremos transformar o Guarany num centro cultural, onde será possível ter aulas de teatro, assistir a apresentações. Já demos o primeiro passo ao reformar o foyer, que hoje recebe encontros mensais – conta Andréia.

Um dos destaques da programação de aniversário serão as visitas guiadas durante toda a semana. Os visitantes poderão conhecer a história do teatro, espiar os camarins, se deslumbrar com as salas das flores e das folhas próximas ao foyer.

– Nos criamos aqui dentro, era como nossa casa, por isso buscamos manter o teatro na família, mas sempre lembrando que o Guarany é um bem público, que todos os gaúchos, de todos os brasileiros – ressalta Suzana.


Destaques da programação em maio:

- Dia 1º – Mostra de Dança, das 10h às 22h

- Dia 2 – Espetáculo de Dança, às 21h

- Dia 3 – Casa do Terror – Pré-estreia às 17h / Show Tangos e Canções, às 18h

- Dia 4 – Show Lara Rosato, às 18h

- Dia 5 – Musical A Noviça Rebelde, às 20h

- Dia 6 – Show da Pata de Elefante e Canastra Suja, às 20h (ingresso cobrado)

- Dia 7 – Show da banda Pimenta Buena, às 21h (ingresso cobrado)


- Nos espetáculos com entrada franca (exceção dias 6 e 7), é opcional a doação de 1 kg de alimento

- Mais informações no blog www.theatroguarany.blogspot.com



Por

Comentários