Apesar das chuvas intensas que ocorreram no município desde a madrugada desta segunda-feira (2), o sistema de macrodrenagem, que conduz a água da chuva para fora da cidade, está funcionando perfeitamente conforme avaliação do superintendente Operacional do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Eugênio Magalhães.
- A situação até agora está tranquila. Os canais limpos e casas de bombas em pleno funcionamento evitaram grandes alagamentos – comentou ele esta manhã.
Segundo Magalhães, ocorreram durante a manhã apenas problemas pontuais, mas sem impedimento do fluxo das águas. As Casas de Bombas estão funcionando normalmente e o Sanep está com equipes de plantão para atender solicitações de emergência.
Na rua Mário Peiruque, no bairro Areal, a situação era esta que se pode ver nas fotos, por volta das 10h, conforme registro feito pelo fotógrafo de Zero Hora, Nauro Júnior.
>> Envie fotos da sua rua para o e-mail participe@clicrbspelotas.com.br.
De acordo com dados do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPMET), até as 9h desta segunda-feira (2) choveu um acumulado de 22 milímetros, mais de 20% da precipitação média mensal esperada para todo o mês de maio, que é de 95 milímetros.
O superintendente do Sanep informou ainda que mensalmente a autarquia investe cerca de R$ 200 mil gastos com mão-de-obra e locação de maquinário para os serviços de limpeza de canais e grandes valas, realizado em forma de rodízio durante todo o ano.
Por clic Pelotas