clicRBS
Nova busca - outros
12 mai06:00

Anhanguera promove encontro pelo dia do enfermeiro

O encontro em comemoração pelo dia do enfermeiro conta com a participação das enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde e professores da Faculdade Anhanguera de Pelotas, que abordarão assuntos de interesses específicos e coletivos da área da saúde.

A programação conta com uma mesa redonda organizada pela Secretaria de Saúde de Pelotas e professores de Enfermagem de diferentes instituições de ensino da cidade.

Profissão – A profissão de enfermeiro surgiu através do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência.

No Brasil, a profissão surgiu como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal. Atualmente, a profissão é regida entre outros, pelo Conselho Regional de Enfermagem no Rio de Janeiro (COREN–RJ), criado pela lei 5.905, de 12 de julho de 1973.

Programação do evento:

8h – Abertura

8h30 – Palestra: Saúde do Homem, ministrada pelas Enfermeiras Néida Leyes e Loiva Hartwing.

9h30 – Palestra: Saúde na estrada, ministrada pelo Enfermeiro Djair Chaves.

10h40 – Palestra: Ações de enfermagem na adesão e prevenção ao câncer ginecológico, ministrada pelas Palestrantes Enfermeiras Fabiane Sedrez e Ximeni da Paz.

17h30 – Mesa Redonda organizada pela Secretaria de Saúde de Pelotas, com a presença de enfermeiras da Secretaria de Saúde de Pelotas e professores de Enfermagem das faculdades de Pelotas.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. 

Por

Comentários