clicRBS
Nova busca - outros
02 jul19:24

Embrapa apresenta novas variedades de batata doce

Tamires Guedes*

A laboratorista Nara Elaine Moreira Rocha, do Laboratório de Imunologia e Microscopia da Embrapa, apresentou nesta semana, no estande da instituição na Fenadoce, três diferentes cultivares de batata doce: cuia, amélia e rubissol, produzidas pelo pesquisador Luis Antônio Suita de Castro.

Para isso, foram distribuídas gratuitamente mudas das três variedades, além da degustação de doces feitos de duas variantes – a cuia e a amélia – com uma pesquisa de opinião do consumidor. Nara diz que houve aceitação das duas variantes pelas pessoas de todas as faixas etárias e localidades.

A Embrapa faz pesquisas com batata doce há mais de 20 anos. Há três anos, este trabalho tem sido focado para o lançamento das cultivares. Dentre 100 variantes pesquisadas, as três lançadas no estande da Embrapa na Fenadoce são as que se sobressaíram, já que possuem maior capacidade de produção, além de fornecerem um tubérculo com melhor  tamanho e mais aceito pelo produtor.

A produção das mudas é de responsabilidade da Frutiplant, em Cerrito Alegre, sob a responsabilidade de Claudiomar Ficher. O produtor rural interessado deve entrar em contato com a Frutiplant para a aquisição das plantas que geram tubérculos de, em média, 300g, cada.

* Acadêmica de Jornalismo (UCPel)

Por

Comentários