clicRBS
Nova busca - outros
14 jul16:34

Audiência pública vai discutir utilização de bicicletas no trânsito

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai realizar uma audiência pública para discutir as dificuldades e os desafios do uso de bicicletas nos municípios do Estado. A proposta partiu do deputado estadual Catarina Paladini (PSB). De acordo com o parlamentar, a ideia da audiência veio da realidade de Pelotas, onde foi elaborado um relatório sobre a utilização do transporte nas vias públicas.

- Estamos falando de um meio de transporte que não polui o meio ambiente e preserva os espaços públicos. Por isso, temos que aprofundar a discussão e colocá-la na pauta de prioridades do trânsito gaúcho - justifica o deputado.

Segundo ele, a intenção agora é conversar com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Pelotas, Flavio Gastaud, e com o Movimento dos Usuários de Bicicleta, para levar ao parlamento gaúcho a situação do município.

- Pelotas deveria ser um exemplo no que diz respeito à utilização de bicicletas como transporte. A cidade possui uma topografia extremamente plana e um clima temperado, ideal para isso - explica Catarina.

De acordo com o relatório elaborado pelo deputado, Pelotas possui pouco mais de 16 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas pavimentadas, sendo que cerca de 30 mil pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte. “Temos que garantir um trânsito mais humano para esta parcela da população, com respeito à vida e à integridade física”, afirma o parlamentar. A audiência pública para discutir as dificuldades e desafios do uso de bicicletas nos espaços urbanos deve acontecer em setembro, na Assembléia Legislativa, durante a Semana do Trânsito no Estado.

Por

Um Comentário »

  • JOÃO ROCKEMBACH disse:

    NOTA 10 PELA INCIATIVA, ACREDITO NUM PROJETO DESTA DIMENSÃO, O QUE DEVE SER OBSERVADO PARA DAR CERTO E A POPULAÇÃO ADERIR O USO DESTE VEÍCULO É INCENTIVAR, MOSTRANDO QUE ESTÁ NA MODA ANDAR DE BICICLETA, PORQUE O PELOTENSE HISTÓRICAMENTE É VAIDOSO E HOJE CHEGA A USAR UM AUTOMÓVEL PARA SE DESLOCAR EM PEQUENAS DISTÂNCIAS, FAZENDO VALER MAIS A VAIDADE E DIZER QUE “PODE” ANDAR DE CARRO. SE COMEÇAR A DIVULGAR QUE PELOTAS É UMA CIDADE QUE TEM INFRA-ESTRUTURA E CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A PRÁTICA DO CICLISMO, COM CERTEZA MUITA GENTE IRÁ COMPRAR UMA BICICLETA PARA PASSEAR E SE ORGULHAR DE “ESTAR NA MODA” TAMBÉM.

Comentários