clicRBS
Nova busca - outros
11 ago21:30

Pelotas pode ter oito vereadores a mais

Cristina Ramos, RBS TV Pelotas

O Legislativo de Pelotas pode aumentar o número de vereadores para 23. A decisão deve ser tomada nos próximos dias.

Em vez de 15 cadeiras, o plenário pode ter que dar espaço para mais oito. Isso porque até o mês que vem o legislativo vai ter que votar o projeto de lei que propõe aumentar as vagas de vereadores da Câmara de Pelotas. O vereador Ivan Duarte (PT) não concorda com esta mudança. Ele acredita que para isso precisaria uma reforma política.

Atualmente, o percentual encaminhado para a Câmara de Vereadores sobre a receita do município é de 5%. Segundo os parlamentares que são a favor do aumento das vagas, o recurso vai ser mantido. Eles acreditam que não deve haver gastos excedentes.

De acordo com a Constituição, o limite de vereadores está baseado no número populacional de cada município. Pelotas está na faixa de 300 mil a 450 mil habitantes. A cidade pode ter até 23 vereadores. A definição sobre o aumento vai ser encaminhada em uma reunião com os partidos, nesta sexta-feira (12).  Caso o projeto seja aprovado, passa a valer a partir da eleição do ano que vem.

Há três meses, a Câmara de Vereadores de Canguçu aprovou o aumento de 10 para 15 vereadores. A medida obriga o Legislativo a discutir a redução de salários e o número de assessores, para se adequar ao recurso repassado pela prefeitura do município. A Câmara recebe 7% do orçamento municipal. Em São Lourenço do Sul, o projeto de aumentar de nove para 13 vereadores foi retirado de pauta, por falta de acordo. Em Jaguarão a proposta ainda não entrou na pauta de votações.

Por

6 Comentários »

  • jose eduardo disse:

    almentar para que se os que estao la nao fazen o que e dever deles nao olhao para quem votou neles e nem visitao os bairros almentar entao para que so para ter mais gente mamando nesta egua velha

  • Prof.Ronaldo disse:

    Eu gostaria de saber, se o aumento do número de vereradores na cidade de pelotas, nos trará melhoras na educação, na saúde que são os pilares da qualidade de vida de cada cidadão.Que tal se aumentassem o salário do educador que ensina toda essa macacada a ler e a escrever.Que tal os vereadores irem ao pronto socorro (HPS)e ver como as coisas estão por lá, e aproveitarem a oportunidade para perguntar as pessoas se são a favor dessa falta de vergonho.

  • Prof.Ronaldo disse:

    A incopetência desses servidores (trabalhadores), deputados federais,dep. estaduais,senadores e vereadores, fez com que:a Educação, Saúde e Segurança,só existam na hora de pedirem votos em nossas portas.O que não poderão nos tirar é claro, é o direito de nos indignar com idéias criativas como esta de aumentar o número de vereadores.O piór é saber que mais cedo ou masi tarde essa vergonha vai acontecer, eu particularmente conheço essa idéia desde 1996.Já pensou que farra!! quantos municípios vão aumentar esse número,Quem será que vai pagar essa conta, (diárias, farras, viagens,cursos em cidades turisticas), depois virão os senadores os deputados federais e estaduais que beleza isso.Eles não dizem nada e não fazem nada pois serão os próximos. Dá vontade de vomitar.Será que o aumento de roubos e assaltos não é uma resposta a esse descaso com as pessoas???????????????????
    E o salário dos aposentados, professores, policias,prof.da saúde
    QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA?? DE QUANTO SERÁ O AUMENTO DE NOSSOS IMPOSTOS??

  • José CS Vidal disse:

    Historicamente, a Câmara Municipal de Pelotas sempre teve 21 (vinte e um) vereadores.
    Deve voltar ao original (do qual não devia ter-se afastado).

  • Fernando disse:

    Eles devem votar para diminuir pela metade, seria o justo.

  • Ronaldo Nobre disse:

    È meu caro José CS Vidal,acho que na verdade que deveriam aumentar o numero de veredores, para 40(quarenta), fazendo assim uma alusão a (ALI BABÁ E SEUS QUARENTA AMIGOS).

Comentários