clicRBS
Nova busca - outros
26 ago13:10

Liberação da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, deve ser retomada em dez dias

Jocimar Farina | Rádio Gaúcha

O ministro dos Transportes garantiu a retomada do processo de licitação da duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas num prazo de dez dias, após a posse de cinco dos sete novos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em reunião nesta quinta-feira em Brasília, com uma comitiva de prefeitos da região sul do Estado, Paulo Sérgio Passos informou que os novos integrantes do Dnit tomarão os cargos na próxima semana.

A licitação havia sido suspensa por uma determinação do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, após a divulgação de suspeitas de corrupção na autarquia. O afastamento dos antigos diretores travou o andamento do processo.

> Confira algumas melhorias previstas para a BR-116

Antes da retomada da licitação, o Dnit ainda precisa ajustar alguns preços e serviços que foram questionados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em junho, a Corte havia liberado o Dnit a dar continuidade à concorrência, mas exigiu ajustes nos preços e serviços.

O Dnit acatou quatro das seis exigências do TCU. Duas, no entanto, ainda estão em tratativas. São elas o ajuste do orçamento aos índices para obras novas; e a não utilização de rolos compactadores, medidas que deixariam a obra mais barata aos cofres públicos.

As alterações serão apresentadas para as construtoras. Aquelas que aceitarem as mudanças permanecerão na disputa. Superada esta etapa, o Dnit poderá apresentar os vencedores da licitação. As nove propostas que apontarem os preços mais baixos serão responsáveis pela duplicação dos 211 quilômetros da rodovia. Ao todo, 45 propostas foram consideradas aptas.

De acordo com o superintendente regional do Dnit, Vladimir Casa, a ordem de início das obras na BR-116 poderá ser dada ainda em 2011.

— Tecnicamente falando, os passos que temos por fazer permitem afirmar que ainda para este ano de 2011 nós podemos estar com as licitações encerradas e os contratos assinados para dar o início nas obra — explicou Casa.

Já a duplicação de nove quilômetros da BR-116, entre Eldorado do Sul e Guaíba, de responsabilidade da Concepa, está na fase de terraplenagem. A previsão é que esta obra seja concluída no primeiro semestre de 2013.

Por

Um Comentário »

  • Rafael disse:

    Somente quando as máquinas estiverem operando que eu vou acreditar.

Comentários