clicRBS
Nova busca - outros
22 set15:11

Moda e Turismo da Universidade Católica estão entre os melhores do Brasil

A avaliação anual do Ministério da Educação (MEC) colocou os cursos de Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia de Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entre os melhores do país. Para definir a qualidade dos cursos de graduação, o MEC utiliza o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade que avalia diversos fatores, como instalação e infraestrutura da instituição, desempenho dos alunos, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O CPC vai de um a cinco, sendo um o nível mais baixo e cinco o nível de excelência dos cursos. As duas graduações da Católica ficaram com nota quatro.

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda, Aline Machado, na visita da semana passada, os funcionários do MEC encarregados de fazer a avaliação elogiaram os laboratórios, os projetos sociais, a grade curricular e a metodologia usada no curso. A estrutura da UCPel proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar os conhecimentos de criação e produção por meio de projetos de extensão, realização de eventos, seminários e outras atividades, conforme seus interesses pessoais.

Os avaliadores destacaram positivamente o perfil do aluno de Moda da Católica, afirmando, ao olhar seus trabalhos, que eles saem preparados para o mercado de trabalho pela aprendizagem interdisciplinar proporcionada pelo curso e pelo estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Houve destaque, também, para a importância da disciplina optativa de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que hoje possibilita o desenvolvimento de um projeto de moda para surdos.

Conforme a coordenadora do curso de Turismo, Cristina Porciúncula, na graduação o destaque foi para a realização contínua de eventos, a integração de todos os envolvidos no curso e, principalmente, a atenção que é dada à comunidade em geral. O projeto Palmilhar Pelotas, idealizado pelo Laboratório de Eventos da Universidade, é uma prova prática disso. Já considerado atividade tradicional no cenário turístico da cidade, o evento, que se caracteriza por passeios pela Praça Coronel Pedro Osório, visa sensibilizar a comunidade local para a valorização do patrimônio histórico arquitetônico e estimular o turismo receptivo.

De acordo com os critérios de avaliação do MEC, cursos com conceito quatro são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem, buscando sempre o aperfeiçoamento para continuarem sendo vistos como referência pelos demais.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing UCPel

Por

Comentários