clicRBS
Nova busca - outros
28 set17:07

Saúde na Estrada inicia nesta quinta-feira na BR-392

A saúde deveria ser a companheira de viagem de quem ganha a vida na estrada. Com o objetivo de verificar os hábitos e condições físicas dos motoristas que trafegam pelo Polo Rodoviário de Pelotas, a Ecosul promove mais uma etapa do Projeto Saúde na Estrada, nesta quinta-feira (29), das 10h às 17h, no km 10 da BR-392, no Posto Buffon, em Rio Grande. O projeto existe há 11 anos, oferecendo exames gratuitos e promovendo ações de conscientização. Quem passar nesta quinta pelo Posto Buffon terá a oportunidade de fazer um check up e receber preciosas dicas de preservação da saúde.

Os profissionais do Serviço Médico e Resgate (SMR) da concessionária oferecem exames de glicose e verificação de pressão arterial. O Hospital Escola UFPel/FAU participa desde 2002 do Saúde na Estrada e mais uma vez leva ao público sua qualificada equipe. O Serviço de Enfermagem estará verificando a pressão arterial e dando dicas de saúde, já o Serviço de Nutrição oportunizará a avaliação do índice de massa corporal (IMC) com orientações dietéticas aos motoristas.

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Escola participa dando suporte aos testes de glicose e o Serviço de Recreação proporcionando atividades para os motoristas relaxarem, como exercícios e alongamentos para reduzir tensão e melhorar a mobilidade. A equipe do Programa de Prevenção e Abordagem ao Tabagismo estará alertando para os malefícios do cigarro e dando dicas sobre como parar de fumar. Com o objetivo de analisar problemas de saúde dos motoristas e a relação com a sua realidade social e profissional será realizada a pesquisa “Impacto das condições sócio-profissionais sobre a saúde”, um projeto das acadêmicas de Serviço Social, Daize Duarte Sampaio e Élida Coelho de Lima, coordenado pela médica Elizabeth da Fonseca Ramos.

Para avaliação da visão dos motoristas a Óptica Luz oferece testes de acuidade visual. Os voluntários da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPECAN) apresentam os trabalhos em artesanato desenvolvidos pelos integrantes da ONG, além da distribuição de panfletos explanando cuidados na prevenção ao câncer e orientações sobre doação de medula óssea. O GAPA, de Rio Grande, dará orientações sobre DST/AIDS e distribuição de preservativos, já o SEST/SENAT Rio Grande oferece orientações sobre saúde bucal. O público que participar dos exames receberá amostras de biscoitos Zezé, parceiros da Ecosul no Saúde na Estrada 2011.

Fonte: Satolep Press

Por

Comentários