clicRBS
Nova busca - outros
01 out07:00

Bairro Navegantes recebe o projeto Ronda da Cidadania

Os moradores do município do bairro Navegantes, terão a oportunidade de realizar documentação, receber atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica, utilizar serviços de corte de cabelo dentre dezenas de outros atendimentos neste sábado (1º), na 42ª edição da Ronda da Cidadania. O projeto será realizado das 10h às 17h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, nº 295.

Habilitações para o Casamento Coletivo – Durante a Ronda da Cidadania serão iniciadas as habilitações para o casamento coletivo que será realizado no município em 3 de dezembro, fruto de uma parceria do Projeto Ronda da Cidadania com a prefeitura municipal de Pelotas. Para pessoas solteiras, é necessária a apresentação de certidão de nascimento; para divorciados, certidão de casamento com averbação do divórcio e para pessoas viúvas, certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge.

Lançamento do Projeto Pai Presente – Nesta edição do projeto, a Direção do Foro de Pelotas, em parceria com o Projeto Ronda da Cidadania, estará lançando o projeto Pai Presente. Destinado ao resgaste da responsabilidade paterna na criação dos filhos, o projeto do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça destina-se à identificação de pais de pessoas registradas unicamente em nome da mãe.

Os interessados em buscar a presença paterna em seu registro de nascimento poderão, a partir de agora, comparecer às Rondas da Cidadania portando seus documentos e a indicação do nome e do paradeiro do suposto pai, dando início à busca do reconhecimento espontâneo da paternidade.

Caso o apontado pai não realize o reconhecimento da paternidade espontaneamente, os interessados serão encaminhados, em caso de necessidade, a serviços gratuitos de assistência jurídica disponíveis ao Ministério Público.

Concurso de redação – Ainda nesta edição da Ronda serão conhecidos e premiados os vencedores do concurso de redação lançado na Escola que sedia o projeto no bairro Navegantes, no mês de julho, com o tema “O respeito ao idoso e a seus direitos”.

Sobre a Ronda da Cidadania – As Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

Em caráter inovador, as Rondas da Cidadania da Comarca de Pelotas passaram a ser temáticas, sendo “O respeito aos idosos e a seus direitos” o tema do ano de 2011.

Uma década de serviços – Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania comemora neste ano de 2011, em Pelotas, seu 10º ano de atividades. Neste período, foram realizadas 41 edições do evento, prestando-se atendimento a 53 187 pessoas. Foram realizados também 576 casamentos.

Confira o calendário do ano de 2011:

Sábado (1º) – Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, nº 295, bairro Navegantes II. Horário: das 10h às 17h.

Sábado (29) – Casamento Coletivo no município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de Turuçu. Horário: 16h.

Sábado (3/12) – Casamento Coletivo no município de Pelotas, RS. Local: prefeitura municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.

Fonte: Foro de Pelotas – Projeto Ronda da Cidadania

Por

Comentários