clicRBS
Nova busca - outros
27 out15:26

UTI neonatal de Canguçu é crendenciada pelo Ministério da Saúde

Joice Bacelo | joice.bacelo@zerohora.com.br

Dois dias depois de vir à tona que no Hospital de Caridade de Canguçu havia uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal pronta para funcionar, mas fechada devido à espera de credenciamento no Ministério da Saúde, é publicada a portaria que libera o atendimento. De acordo com o superintendente do hospital, Fernando Gomes, a previsão de inauguração é dia 12 de novembro.

- Achávamos que depois de toda a divulgação o processo de credenciamento seria acelerado, mas não tínhamos ideia de que fosse tão rápido, até porque geralmente demora entre 60 e 90 dias para a provação do Ministério da Saúde. Pacientes do Estado inteiro ganham com essa decisão – diz Fernando Gomes.

O credenciamento foi publicado através da portaria 719, no Diário Oficial da União. Serão 10 novas vagas vinculadas ao SUS para atender aos pedidos da Central de Regulação do Estado. O superintendente do hospital está entrando em contato com a Secretaria de Saúde, com o governador do Estado e com os deputados que contribuíram com emendas de destinação de verba para equipar a unidade para, então, confirmar a data de inauguração da UTI.

Foram quase nove meses de trâmites burocráticos. O pedido de credenciamento foi encaminhado no dia 1º de fevereiro para a Secretaria de Saúde do Estado e repassado para o governo federal somente no dia 17 de outubro. A espera do hospital de Canguçu ganhou destaque com o drama da funcionária pública Elisiane San Martins, de 34 anos, que precisou esperar dois dias e fazer uma viagem de mais de 500 quilômetros para dar à luz aos filhos gêmeos.

Por

Comentários