Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que todas as escolas não adotam a média 7?

19 de setembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Fui professor por 22 anos e me exonerei por não concordar com o sistema, nem com o ensino e nem com a avaliação. Foi divulgado o baixo desempenho que nossos alunos têm.  Por que não se utiliza o sistema de avaliação da média 7,0? Esse sistema nunca foi abandonado por colégios de bom ensino. O mais interessante é que o próprio Governo Federal está entrando no barco querendo aumentar o número de aulas em vez de aumentar a qualidade.

De Milton Seiffert

Resposta:

A lei 9.394/96, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece no inciso I do Artigo 12 que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP, além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar.

Um dos itens a ser decidido pela escola no Projeto Político Pedagógico é a média escolar. As motivações que levam as instituições de ensino a decidir por média 5, 6 ou 7 são individuais. Para entender melhor o que leva as escolas a adotarem uma outra média seria preciso analisar caso a caso.

* Com informações da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Não é possível comentar.