Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quem é melhor em educação: Rio Grande do Sul ou Santa Catarina?

20 de setembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina qual o melhor em educação?

De Tamires Pontes

Resposta:

Essa é uma questão complicada de ser respondida, pois seria preciso uma análise histórica dos fatos para termos plena certeza de quem oferece a melhor educação. Contudo, um dos itens que podemos utilizar para responder essa dúvida é os dados de 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb foi criado em 2007 e tem como principal função mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro. Para isso, seu cálculo leva em conta a combinação do resultado dos estudantes em avaliações externas de larga escala (a Prova Brasil e o Saeb), nas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com a taxa de aprovação dos alunos.

O índice vai de zero a dez e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), plano de governo que estabeleceu metas para o país, estados, municípios e escolas. Por essa razão, cada escola, município, estado e o país têm metas a serem atingidas. A principal meta do Brasil é chegar a 6 pontos no primeiro ciclo do Ensino Fundamental até 2022. O total é equivalente à média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Ideb é dividido em três etapas: Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio Regular. Os dados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul são:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

Rio Grande do Sul: 5,1
Santa Catarina: 5,8

Ensino Fundamental – Anos Finais:

Rio Grande do Sul: 4,1
Santa Catarina: 4,9

Ensino Médio Regular:

Rio Grande do Sul: 3,7
Santa Catarina: 4,3

* com informações do Todos Pela Educação

Acesse o site do Ideb para mais informações

Não é possível comentar.