Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Que parcerias público-privada envolvendo a educação há hoje no Brasil?

25 de setembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Qual a dificuldade de se montar escolas com parcerias público/privada?

De Marco Antônio de Jesus Dias e Silva, 47 anos, Administrador de Gravataí (RS)


Resposta:

Existem muitas parcerias como essa no Brasil hoje. Um dos programas do Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica tem parcerias com escolas técnicas privadas e com os serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.

Há outras instituições privadas que têm parceria com a iniciativa pública. É o caso da Parceiros em Educação que promove e monitora parcerias no intuito de levar à educação pública a experiência e a determinação dos empresários brasileiros para complementar o contínuo desenvolvimento da educação em direção à eficiência.

O Instituto Unibanco foca suas atividades nos problemas que afetam o Ensino Médio. Utiliza-se de tecnologias e metodologias que possam aumentar a efetividade de escolas públicas que oferecem este nível de ensino.

Já a Fundação Itaú Social trabalha em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil. As iniciativas da Fundação têm como foco a educação integral, a gestão educacional, a avaliação de projetos sociais e a mobilização social.

Cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios do Brasil são beneficiados por meio dos programas do Instituto Ayrton Senna. A organização sem fins lucrativos trabalha no intuito de desenvolver o potencial das novas gerações, ajudando estudantes a ter sucesso na escola e a ser cidadãos capazes de responder às exigências do século 21.

Existem iniciativas dos próprios empresários. O engenheiro Gustavo Lermen construiu e equipou um laboratório de informática na Escola Municipal Alexandre Vieira em sua cidade natal Dom Pedrito (RS). Anualmente ele promove um concurso de Matemática entre os alunos da escola e premia o melhor com um notebook.

Não é possível comentar.