Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A correção de fluxo influenciará o desempenho dos alunos no Ensino Médio?

27 de setembro de 2012 Comentários desativados

Perguntas:

O governo de Santa Catarina diz que está melhorando a educação do estado, mas cria projetos como correção de fluxo, colocando na oitava série alunos de quinta e sexta série. Além disso, esses alunos têm somente as disciplinas de Matemática, Português, Educação Física e Artes. Neste projeto os alunos só são retidos por faltas, independente de suas notas. Haverá evasão desses alunos no Ensino Médio, visto que não acompanharão os demais alunos? O que fazer para que isso não ocorra?

De Zeni

Se o currículo do Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) fosse melhor trabalhado pela escola e pelos professores, sem a correção de fluxo, não teríamos uma melhor preparação para  o Ensino Médio?

De Acyr Osmar de Oliveira, 63 anos, professor de São José (SC)


Resposta:

A correção de fluxo permite que estudantes do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental com defasagem idade/ano possam adequar o fluxo de aprendizagem com a idade. Com isso, o estudante seguirá os próximos anos de estudo de acordo com sua idade. Recuperar os saberes possibilita que o aluno termine o Ensino Fundamental e ingresso no Ensino Médio com condições de permanência e aproveitamento. Não se pode associar a evasão no Ensino Médio com o programa, pois esse foi implantado este ano e ainda está em curso, sendo finalizado ao final deste ano letivo.

Por Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Não é possível comentar.