Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que os CEJAs não oferecem mais a modalidade por oficinas?

05 de outubro de 2012 Comentários desativados

Perguntas:

Ao senhor Eduardo Deschamps: todos os alunos que estudam no Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) estão querendo saber por que não podemos mais continuar a modalidade de ensino por oficinas. A maioria dos alunos são trabalhadores, não conseguiremos concluir o Ensino Médio se for dessa maneira, precisando estar na escola todos os dias!

De Heline Cristina de Souza, 25 anos, atendente de Florianópolis

Eu queria saber e ao mesmo tempo fazer uma crítica sobre o sistema de oficina do CEJA. Estou estudando há cerca de um ano e meio pelo sistema de oficina e já estou concluindo o Ensino Médio. Foi a melhor maneira que encontrei para estudar, faço duas matérias por semana e consigo assim, conciliar escola e trabalho. Acabou esse sistema, agora é aula presencial todos os dias para os novos alunos. Porém como vai ficar quem quer estudar e não tem tempo para ir à escola todos os dias? Por que quem estuda lá geralmente são pessoas que já têm uma certa idade, são trabalhadores que estão tentando concluir o Ensino Médio! Estão dificultando por quê?

De Fabiano Vieira, 38 anos, auxiliar de manutenção na Comcap de Florianópolis

Por que a unidade Centro de Educação Jovens e Adultos (CEJA) está acabando com a forma de ensino de oficina em que o trabalhador podia estudar em casa? Este jeito estava dando certo para nós, pessoas que estão correndo atrás de um tempo perdido e de novas oportunidades. Esta pergunta vai para o senhor secretário de educação. Precisamos que as oficinas continuem, dando assim oportunidade para aqueles que têm pouco tempo.

De Edemilson C. Souza, 45 anos, técnico de manutenção de Florianópolis

Por que querem acabar com as oficinas no Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA)? É a unica chance que nós depois de criar os filhos temos para concluir os estudos.Não temos mais pique nem saude para ficar em sala de aula um período inteiro para a realização de um sonho.

De Sônia Peres de Lima, 51 anos, dona de casa de Florianópolis (SC)


Resposta:

A modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A oferta na metodologia de Ensino por Oficinas foi estabelecida pelo Conselho Estadual da Educação (CEE) e implementada nos 36 CEJAs que eram atendidos pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Em 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou, por meio da Resolução nº 03/2010 e a Resolução nº 74/2010 do CEE, que todas as instituições que ofertam a EJA fizessem adequação para as metodologias de Ensino Presencial e/ou Ensino à Distância (EAD). A SED, em conformidade com a nova legislação em vigor, implementou a metodologia de Ensino Presencial nos 40 CEJAs e está em fase de implantação da oferta na modalidade EAD, para melhor atender as demandas da EJA.

Por Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina

Não é possível comentar.