Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O que foi feito para terminar a greve no IFRS Canoas?

17 de outubro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Sou aluno de uma escola técnica federal localizada em Canoas (RS) e há exatamente dois meses estou em greve. A não conclusão do campus é o motivo da greve. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Canoas foi inaugurado com 50% da obra concluída e, segundo informações, somente por motivos eleitorais. Gostaria de saber o que o governo e os responsáveis estão fazendo para terminar essa greve que irá prejudicar principalmente os alunos.

De Otávio Brasil

* A greve à qual Otávio se refere foi finalizada em 5 de setembro.

Resposta:

A antiga Escola Técnica Federal de Canoas (ETFC) hoje IFRS – Campus Canoas está inserida na fase I do Plano de Expansão. Em maio de  2006 o Ministério da Educação e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, encaminharam ao Presidente da República a minuta do Projeto de Lei que criava entre várias autarquias, a Escola Técnica Federal de Canoas/RS, na região metropolitana de Porto Alegre além de promover a constituição dos quadros efetivos e de cargos em comissão necessários ao funcionamento dessa e das outras instituições.

Embora o Poder Executivo Municipal tenha assumido o compromisso de ceder a área para a construção da ETFC já em janeiro de 2006, somente em agosto de 2008 o processo de transferência foi finalizado. A demora ocorreu, sobretudo, devido à necessidade de reverter, por distrato, a concessão da área à Fundação Riograndense de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundapes), realizada anteriormente.

Em março de 2010 foram iniciadas as compras de equipamentos para garantir a implantação do Campus Canoas do Instituto Federal Rio Grande do Sul. O investimento atenderia as necessidades dos primeiros cursos ofertados nas áreas de informática e eletrônica. Além de equipamentos de informática e de laboratório foram adquiridos também o mobiliário, bibliografia específica e diversos itens de consumo. Em 27 de agosto de 2010 Campus Canoas deu início às atividades letivas.

Atualmente o Campus Canoas do IFRS atende pouco mais de 300 alunos, quando, estando com sua estrutura finalizada, poderia atender 1200. Hoje a estrutura de funcionamento do campus corresponde a aproximadamente 40% da estrutura original prevista na implantação. A não conclusão das obras de implantação do campus impacta diretamente na não abertura de processo seletivo para oferta de vagas nos anos de 2012/2 e 2013 na modalidade PROEJA, técnico integrado, técnico subsequente e graduação, uma vez que não teremos espaço físico para acomodar os alunos.

Por Mariano Nicolao, diretor do IFRS – Campus Canoas

Não é possível comentar.