Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que os alunos estão repetindo de ano?

31 de outubro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Por que os estudantes estão repetindo de ano? Será que o ensino está correto ou são os professores não estão capacitados para ensinar? O que esta acontecendo com a educação nas escolas?

De Rosa Cristina Dalepiane, 33 anos, dona de casa de Nova Santa Rita (RS)


Resposta:

Uma das explicações levantadas por especialistas para o mau desempenho gaúcho seria a vocação precoce para o trabalho. Mas os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não sustentam essa crença: 2,9% dos adolescentes de 15 a 17 anos trabalham — abaixo da média nacional de 3,1%. Resta, então, a hipótese de que os rio-grandenses apostam na repetência como recurso pedagógico por razões culturais.

— Podemos conjecturar que é um Estado com cultura escolar de maior rigidez e sem política específica para evitar reprovações — avalia a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Leia reportagem completa de Zero Hora: RS é campeão no país em repetência no Ensino Médio

O Rio Grande do sul e Santa Catarina têm um nível de desempenho muito melhor do que o quadro nacional. No caso específico do Rio Grande do Sul, quando olhamos a proficiência em Português e Matemática os dados são muito positivos. O que joga o Ideb do estado para baixo? É a reprovação. O rigor na sala de aula é maior no Rio Grande do Sul e a reprovação é alta historicamente.

A reprovação é sempre uma derrota da escola, mas a solução não é a aprovação automática, não é o aluno passar sem aprender. Temos que ter uma política de recuperação desses alunos, de acompanhamento e de reforço pedagógico para que esse índice de reprovação caia. A proficiência em Português e Matemática têm evoluído muito positivamente no Rio Grande do Sul, e seguramente com isso alcançará uma das melhores posições do Brasil, como já acontece com Santa Catarina.

Por Aloízio Mercadante, ministro da Educação durante o Painel RBS

Não é possível comentar.