Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que não há projetos para alunos da EJA mostrar suas habilidades?

16 de novembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Por que não há projetos para alunos da EJA mostrar suas habilidades?

De Silvania Elaine da Silveira, 33 anos, professora de Novo Hamburgo (RS)

Resposta:

Há mais de dez anos instauramos o Fórum Estadual de EJA do Rio Grande do Sul – Fórum EJA RS – que pretende garantir a construção de espaços coletivos de reflexão e debate sobre as políticas públicas de EJA, chamar os diferentes segmentos que atuam com a EJA, tendo em vista, a articulação, a socialização e o diálogo entre diferentes experiências; fortalecer a política pública de EJA no Estado, através dos contextos e das práticas municipais, estadual e nacional; contribuir para a implantação dos Fóruns Regionais de EJA e assessorar os mesmos quando for necessário.

Diversos segmentos congregam a atual coordenação. Entre eles há: aposentados, Atempa, Cpers, Educador da Rede Estadual, Mova Brasil, PUCRS, Seduc/RS, Sindicato dos Professores de Gravataí, SME Caoas, Smed Vacaria, Uergs, Ufrgs e Unipampa.

Cabe lembrar que a elaboração e implementação de projetos são uma prerrogativa dos estabelecimentos de ensino onde a EJA é ofertada. Ainda lutamos para que a EJA seja alvo de políticas públicas efetivas e já garantimos o acesso aos programas de transporte, merenda e livro didático. Ainda precisamos de ações governamentais que incentivem universidades a definir em seus componentes curriculares algo que trate da formação de professores para esta modalidade. Podemos usar como exemplo as experiências da EJA nos municipios de Canoas (http://reestruturaeja-canoas.blogspot.com.br/)  e Erechim (http://ejaerechim.blogspot.com.br/) que socializam todo movimento da EJA em seus blogs.

Por Everton Ferrer de Oliveira, Professor Assistente da Área de Fundamentos da Educação – Universidade Federal do Pampa/Campus Jaguarão

Não é possível comentar.