Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

As pesquisas online acabarão com a utilidade do livro impresso?

20 de novembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Sempre soube que a leitura é muito importante para as crianças. Sempre ouvi: ensine seu filho a ler e a escrever. Hoje meu filho traz quase todo o material de pesquisa para a internet! Por que os professores não exigem que procurem em livros e não no computador? Com essa facilidade que dizem que teremos no futuro com tudo informatizado o que será dos nossos livros?

De Rosimare Fabre, 48 anos, executiva de vendas de Criciúma (SC)

Resposta:

A leitura sempre foi importante, tanto para crianças quanto para nós adultos, e com certeza continuará sendo. O momento no qual vivemos hoje é de mudanças no comportamento da sociedade. Atividades que fazíamos anos atrás, hoje são feitas com o auxílio das tecnologias, e com a leitura não seria diferente.

A pesquisa na internet é mais dinâmica, ágil e atualizada diariamente. Por outro lado, é necessário nos certificar sobre a idoneidade das fontes de informação na internet, aspecto que com o livro impresso não é necessário. As pesquisas na internet são rápidas, mas acredito que os livros não serão substituídos pelo computador, muito pelo contrário, a internet pode auxiliar nas pesquisas e disponibilizar materiais multimídia (gráficos, vídeos, simulações, animações e jogos) que podem até incentivar as crianças a buscarem a leitura das obras como um todo.

Por isso, acredito que os livros impressos permanecerão e que a pesquisa na internet não eliminará o livro na forma como o conhecemos, nem tampouco a leitura. O que está acontecendo no dia a dia das escolas é uma mudança na forma de buscar e disponibilizar a informação.

Por Cristiane Koehler, doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Não é possível comentar.