Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

É difícil encontrar escolas de turno integral?

20 de novembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Por que a dificuldade de encontrar escola de turno integral? Este problema ocorre tanto em escolas públicas quanto em particulares.

De Renata Oliveira, 27 anos, engenheira de Esteio (RS)

Respostas:

Escolas públicas

O Programa Mais Educação é realizado em 32 mil escolas de todo país. Desde 2008, já foram beneficiados 7,7 milhões de alunos e investidos R$ 1,1 milhão. A prioridade é levar educação integral às famílias e às regiões mais pobres. Com o Mais Educação, o objetivo do Governo Federal é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e, assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade, ao esporte e a diversas atividades.

As escolas que integram o programa passam a adotar jornada diária com no mínimo sete horas. Entre os 10 macrocampos de conhecimento oferecidos pelo programa, a escola pode escolher seis, sendo um deles obrigatório, que é o acompanhamento pedagógico. Em geral, as escolas escolhem uma atividade educativa complementar na área de artes e cultura ou esportes. Podem fazer a adesão as escolas que atendam estudantes de famílias de maior vulnerabilidade social e estejam na lista das pré-selecionadas pelo MEC. A adesão é feita na internet pelo Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). Os recursos são repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O Programa Mais Educação está presente em todos os 26 estados e o Distrito Federal. No Rio Grande do Sul 1920 escolas já integram o programa, enquanto em Santa Catarina são 297 instituições.

Por Ministério da Educação

Escolas particulares

Menos de 10% das escolas particulares oferecem a proposta de ensino integral. A principal dificuldade para implantação de escolas com ensino integral é por causa do alto valor da mensalidade. Esse tipo de escola é destinado para um público disposto a arcar com os custos. Diante dessa dificuldade, muitos pais matriculam seus filhos em cursos extras fora da escola, como: natação, informática, língua estrangeira, entre outros. Ao mesmo tempo, na contramão dessa dificuldade financeira, é uma tendência atual das famílias a necessidade de matricular seus filhos dentro das escolas particulares o dia todo.

Por Amábile Pacios, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep)

Não é possível comentar.