Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como será a transação dos professores contratados para os professores nomeados no Rio Grande do Sul?

28 de novembro de 2012 Comentários desativados

Perguntas:

É possível, para um Estado que precisa melhorar o ensino, fazê-lo com pessoas da Secretaria de Educação que mandam substituir professores contratados por professores recém nomeados, sem o devido preparo, a menos de 50 dias do final do ano letivo? Mesmo que o contratado também tenha sido aprovado no mesmo concurso, embora ainda não tenha sido chamado, mas possua qualificação superior ao substituto?

De Artur Pereira dos Santos, 71 anos, bancário aposentado de Porto Alegre (RS)


Minha pergunte é sobre os atuais atos que o governo vem fazendo referente à educação, colocando professores nomeados no lugar dos professores contratados, isso está certo, mas será que em novembro é uma boa hora para fazer esta troca? Será que houve planejamento da parte do governo antes de começar a fazer estas barbaridades na educação? Será que a educação vai ter uma melhora quanto a estes atos ou vai piorar cada vez mais? Será que eles pensam nos alunos prejudicados com uma troca nesta altura do ano letivo?

De Péricles Cezar Vargas de Almeida, 17 anos, estudante de Porto Alegre (RS)


Resposta:

Os professores contratados estão sendo substituídos pelos novos nomeados da maneira transparente e democrática, passando sim, pelo cunho pedagógico-administrativo.

As escolas que entenderem que deva haver um período de transição será viabilizada num espaço de 10 dias. O professor nomeado tem o direito sim de assumir suas turmas cinco dias após sua lotação na escola, pois o estágio probatório já começa a contar a partir desta data.

Por Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Não é possível comentar.