Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quais são as oportunidades do aluno de Licenciatura atuar como professor antes de estar formado?

29 de novembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Sempre tive o sonho de ser professor, e hoje com 33 anos resolvi realizar este sonho, vou prestar vestibular para Letras, gostaria de saber a partir de qual semestre poderei lecionar?

De Jofer Fernando da Costa, 33 anos, supervisor de vendas de Taquara (RS)

Resposta:

Todo professor está licenciado para assumir uma sala de aula ou uma classe depois de formado na área. Quando se fala em Licenciatura, que é uma formação de nível superior, o exercício da profissão vai se desenvolver após a conclusão do curso, visto que a documentação oficial da Instituição de Ensino Superior, na qual o acadêmico realizou os estudos, declara-o licenciado para exercer a profissão de professor.

Há, entretanto, situações em nosso contexto social em que um acadêmico poderá vir a assumir uma sala de aula antes da formatura. Essas oportunidades são criadas por órgãos governamentais, quando há a divulgação de vagas para contratos emergenciais, por exemplo. Eventualmente, escolas da rede particular oferecem oportunidade para alunos em final de curso. Os critérios para um aluno de licenciatura assumir essas vagas são de responsabilidade do órgão empregador.

Outra situação em que o acadêmico assumirá uma sala de aula é durante o Estágio Curricular. Trata-se do estágio(s) obrigatório(s) do curso. Eles são curriculares e estão previstos nos cursos como a oportunidade de efetuar práticas orientadas ou supervisionadas pela Instituição de Ensino Superior (IES). Essas práticas são realizadas em escolas da comunidade. O estágio ou os estágios sempre ocorrerão a partir da segunda metade do curso. Cada IES tem a liberdade de organizar seus currículos de modo que não há um semestre fixo em que o estágio ou os estágios ocorram. Desse modo, podem ser ofertados tanto no quinto, sexto, sétimo ou oitavo, considerando um curso com oito semestres.

Estágios curriculares remunerados são oportunizados a todo acadêmico por empresas via IES. Esses estágios podem compor a carga horário de horas complementares, também previstas nos currículos superiores.

Por Adila Beatriz Naud de Moura, coordenadora do Curso de Letras da Unisinos

Não é possível comentar.