Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A Escola Irmã Joanna Aimé (RS) inclui seus alunos cadeirantes?

03 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Gostaria de saber: um elevador e quatro crianças com deficiência é uma escola de inclusão? Isso é o que ocorre na Escola Municipal Irmã Joanna Aimé de Veranópolis (RS). A verba dessas crianças vai para onde? Nem os professores são qualificados, são auxiliares que estudam Magistério. Todos os poderes foram informados e como sempre, abafados.

De Andressa, 32 anos, estudante de Serviço Social de Veranópolis (RS)

Resposta:

É uma escola de inclusão sim. Como não poderia ser construída uma rampa foi posto um elevador para que os alunos cadeirantes tivessem acesso ao segundo andar da escola. Para o refeitório, a quadra de esportes e o banheiro há acesso especial para esses alunos. Em nossa escola há três estudantes cadeirantes e para cada um deles há uma professora para prestar atendimento exclusivo. A prefeitura possui uma van adaptada para levá-los até a escola todos os dias. Quando organizamos atividades fora da escola, sempre procuramos automóveis que sejam adaptados para que esses alunos também possam ir.

A escola possui profissionais que estudam Magistério, mas elas são auxiliares de turma e não a professora responsável pelos alunos. Na Irmã Joanna Aimé há somente um caso de professora contratada, todos os demais são concursados.

Por Cynthia Pessin Conte, vice-diretora da Escola Municipal Irmã Joanna Aimé

Não é possível comentar.