Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O programa Mais Educação está ciente dos problemas sobre a falta de estrutura física das escolas?

07 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Será que o Governo Federal conhece a situação das escolas brasileiras quando inventa programas como o Mais Educação supostamente dito como escola integral? As escolas não possuem estrutura física para manter os alunos na própria escola e precisam depender da boa vontade de associações, igrejas e outros locais.

De Maria das Graças Triches de Lima, 61 anos, professora de Cachoeirinha (RS)

Resposta:

A orientação para as escolas que não dispõe de espaço suficiente para desenvolver atividades do Programa Mais Educação é disposta no item 8 do Passo a Passo.  A orientação para que a comunidade escolar se mobilize para viabilizar espaços pouco utilizados tanto no prédio da escola como fora dele demonstra que o governo tem conhecimento do problema, mas as soluções para ele devem ser buscadas também pela própria comunidade escolar. É importante ressaltar ainda que a infraestrutura das escolas é de responsabilidade das secretarias de educação.

Como faço, se minha escola não tem espaço?

1º PASSO – O espaço físico da escola não é determinante para a oferta de Educação Integral. O reconhecimento de que a escola não tem espaço físico para acolher as crianças, adolescentes e jovens nas atividades de Educação Integral não pode desmobilizar. O mapeamento de espaços, tempos e oportunidades é tarefa que deve ser feita com as famílias, os vizinhos, enfim, toda a comunidade.

Inicialmente, é importante mapear os espaços da escola e os da comunidade, verificando quais atividades é possível desenvolver e como fazê-lo. Muitas vezes, a escola tem uma sala onde são deixadas somente as caixas com os materiais que o MEC envia! Os manuais, os livros, os jogos devem chegar nas mãos de quem precisa deles. Vamos lá, professora! Distribua os materiais! Faça uma estante e ponha os livros no canto da sala que vira uma biblioteca! Esvazie a sala e tenha um espaço a mais para as atividades de Educação Integral!

Vamos redistribuir os espaços na escola e fora da escola!

Por Ministério da Educação

Não é possível comentar.