Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como os professores lidam com alunos já alfabetizados na pré-escola? É pré-requisito saber ler já nessa fase da escolarização?

12 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Alfabetizei meu filho mais novo aos quatro anos e logo depois ele entrou na pré-escola. Sabendo disso a professora deveria incentivá-lo a ir além, mas não o fez. Os professores tem orientação em relação a alunos que já entra na pré-escola alfabetizados? A escola em que meu filho estuda é estadual.

De Flávia Martins, 37 anos, decoradora de Porto Alegre (RS)

Resposta:

O critério para o ingresso no 1º do Ensino Fundamental é a criança ter completado seis anos até 31 de março do ano em pauta. A pré-escola, faixa escolar para as crianças de 4 e/ou 5 anos deverá neste momento de convivência com o ambiente escolar construir outros conceitos que não especificamente os da alfabetização. Para a criança não é fundamental que já esteja alfabetizada, ou seja, não é pré-requisito para estar na pré-escola e nem para avançar se for o caso. Neste período a criança através do lúdico poderá construir seus conceitos de convivência social, construção de regras, definição de autonomia, socialização e ter o desenvolvimento de sua maturidade normalmente.

Caso a criança já tenha sido alfabetizada naturalmente ou por ajuda da família, ela ainda necessita desenvolver seu raciocínio lógico, que com certeza será por meio da convivência nesta etapa da vida escolar da criança que isso terá seu início. Lembramos que nesta faixa etária a criança necessita brincar muito.

Por Mirna Locatelli da Silva, coordenadora adjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Não é possível comentar.