Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que as escolas de Venâncio Aires mantêm o sistema de classes multisseriadas?

19 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Como o Governo Municipal quer melhorar a educação se ainda mantém escolas com classes multisseriadas, com duas, três ou mais turmas juntas no mesmo turno sendo atendidas por apenas uma professora?

Questiono o por quê disso ainda acontecer, já que se fala tanto em investimentos na educação, qualidade no ensino e efetiva aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais?

De Adiane Gorete Vargas, 40 anos, professora de Venâncio Aires

Resposta:

A filosofia da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires é de que as crianças devem ter o direito de estudar no seu local de convívio. O interior do Estado está se esvaziando naturalmente, então a nossa política é fechar apenas as escolas que se extinguem sozinhas por falta de alunos. É por isso que, para manter em funcionamento as escolas pequenas, a Secretaria de Educação adota o modelo de classe multisseriada.

Nossos professores são formados, estão capacitados e têm larga experiência em sala de aula multisseriada. Estudos comprovam que muitas vezes os alunos aprendem melhor entre si do que com o professor. Esse convívio entre crianças de diferentes idades é muito saudável. Acreditamos no trabalho que estamos desenvolvendo.

Por Alice Theif, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires (RS)

Não é possível comentar.