Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

As creches e as pré-escolas devem permanecer abertas durante o período de férias?

21 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Gostaria de saber se tem como ser feita uma reportagem com a opinião de especialistas sobre esse projeto de lei em que as creches e pré-escolas permanecerão abertas nas férias. Achei pouca coisa sobre isso na Internet, apenas algumas reportagens falando que o projeto passou no Senado.

De Karen Ramires, professora de Canoas (RS)


Muito se fala de regime de plantão de férias na Educação Infantil devido ao fato de muitos pais não tirarem férias nos meses de janeiro e fevereiro (concordo). Muitas vezes os pais estão em casa por motivo de doença, auxilio maternidade, desemprego, etc. e preferem mandar o filho pra escola (faça chuva ou faça sol) ao invés de ensinar o seu filho a caminhar, comer, falar, entre tantas outras coisas que devemos ensinar aos nossos filhos.

Alguns pais por falta de paciência deixam os filhos com as “tias” porque não compreendem a carência emocional de seu próprio filho. Se realmente houver regime de plantão teremos as mesmas crianças que só faltam a “aula” quando estão doentes, isto porque, a escola não fica com crianças doentes. Então estas crianças não conhecerão nunca suas famílias e serão filhos do Estado para sempre. Neste sentido a minha pergunta é: Quando as crianças da Educação Infantil terão a oportunidade de conviver com seus pais?

De Helena, 37 anos, professora de Canoas (RS)

Resposta:

O trabalhador tem somente um mês de férias por ano, nem sempre esse período coincide com o recesso das creches e das pré-escolas, então é importante que elas permaneçam abertas o ano todo. Ainda assim é preciso ressaltar que essa medida não deve servir de desculpa para que a criança fique o ano inteiro longe do convívio mais próximo dos pais. No período em que os pais estiverem em férias o contato com os filhos deve ser aproveitado e intensificado – esse é um direito da criança.

É claro que os funcionários das creches e das escolas infantis também têm direitos a férias. Para um projeto como esse funcionar corretamente será preciso que as instituições se organizem no intuito de garantir férias a todos eles e ainda assim se manter as creches e pré-escolas em funcionamento. A dificuldade será planejar com a comunidade escolar a alternância do mês de férias dos pais para que a instituição possa se organizar e saber em que período haverá mais ou menos crianças e organizar as férias de seus funcionários.

Durante esse período tradicional de férias em que normalmente as creches e escolas infantis ficam com um número menor de crianças e de funcionários – que irão alternar seus períodos de férias -, seria preciso pensar em projetos diferenciados de trabalho, de caráter mais recreativo e que atendam crianças de diferentes faixas etárias num mesmo grupo. Nesse sentido, é preciso reorganizar os espaços e os recursos, para propor atividades de recreação diversificadas que garantam a qualidade do atendimento educativo.

Por Ana Cristina Souza Rangel, coordenadora do curso de Pedagogia da UniRitter

Não é possível comentar.