Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que o aluno é sobrecarregado com tantas disciplinas?

24 de dezembro de 2012 Comentários desativados

Pergunta:

Por que o aluno é sobrecarregado com tantas disciplinas que muitas vezes nem se quer são usadas em sua vida prática ou profissional?

De Marcos, 39 anos, autônomo – de Sapucaia do Sul (RS)


Resposta:

Prezado Marcos, sua observação é coerente. Realmente o atual currículo do Ensino Médio está sobrecarregado de informações e, muitas delas, parecem não ter aplicabilidade. No entanto, este modelo de currículo atende a demanda das universidades no modelo atual de ingresso: o concurso vestibular. Contemplar o rol de conteúdos necessários para uma formação geral do aluno e prepará-lo para a universidade tem sido o foco do Ensino Médio, propiciando o contato com todas as disciplinas curriculares, não apenas para sua formação geral, como também para subsidiá-lo para que faça uma escolha profissional adequada.

A nova proposta para o Ensino Médio prevê a junção destas disciplinas em áreas do conhecimento, organizando o processo de ensino-aprendizagem de forma a viabilizar o acesso a conhecimentos de forma articulada e significativa. O foco não está mais em acúmulo de informações e quantidade de conteúdos, mas na compreensão e no uso social desses conhecimentos, oportunizando a construção de uma visão de mundo ampla, com compreensão e respeito pela riqueza da diversidade sociocultural.

O aluno deixa de ter o papel de espectador e passa a ser protagonista de sua história, de forma reflexiva, proativa e estabelecendo inter-relações. Dessa forma, passa a ter uma visão dos elementos específicos de cada área sem perder a visão do todo. Cada vez mais precisamos de pessoas que tenham capacidade de crítica, de análise e síntese, de articulação e entendimento do ponto de vista do outro. Tudo isso precisa estar alinhado à proposta pedagógica da instituição de ensino para que, professores e alunos, construam novos saberes e, dessa forma, dêem sentido à prática a que você se refere.

Por Vânia Bittencourt, gerente pedagógica do Sistema de Ensino Dom Bosco/Pearson

Não é possível comentar.