Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bayern de Munique x Borussia Dortmund: a quarta final da Liga dos Campeões entre times do mesmo país

21 de maio de 2013 0

Foto: Odd Andersen/AFP

No próximo sábado acontece no Estádio de Wembley, em Londres na Inglaterra, a final da Liga dos Campeões. A maior competição de clubes do mundo foi criada na temporada 1955/56 e teve domínio do Real Madrid, que venceu as seis primeiras edições. O confronto do próximo dia 25 será a primeira final entre clubes da Alemanha. É o jogo entre os dois melhores times daquele país: Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Porém, essa não é a primeira vez que equipes do mesmo país se encontram em uma final de Liga dos Campeões.

Somente na temporada 1997/1998 a Uefa permitiu a participação de mais de um clube por país abrindo a possibilidade de uma final entre times de mesma nação. E os espanhóis foram os pioneiros. Na temporada 1999/2000 o Real Madrid encarou o Valencia no Stade de France, em Saint-Denis.

Os Merengues eram comandados por Vicente Del Bosque e disputavam pela 11ª vez a final da Liga dos Campeões. O time de Roberto Carlos, Redondo, Raúl e Helguera bateu o Valencia de Cláudio Lopes e Kily Gonzáles por 3 a 0, com gols de Fernando Morientes, Seteve McManaman e Raúl. Conquistando seu oito título.

Três anos depois da final espanhola foi a vez dos italianos decidirem a Liga. No Old Trafford, na Inglaterra, Milan e Juventus não conseguiram sair do empate de 0 a 0. Depois de 120 minutos a partida foi decidida nos pênaltis. A grande estrela da final foi o goleiro Dida. O brasileiro defendeu três penalidades (Trezeguet, Zalayeta e Paolo Monteiro), assim o Milan venceu por 3 a 2 e se sagrou campeão da temporada 2002/2003, levantando a taça pela sexta vez.

Depois de espanhóis e italianos os ingleses chegaram a final da Liga dos Campeões. Em campo a tradição do Manchester United contra o time do russo Roman Abramovitch. O Chelsea chegava a final da temporada 2007/2008 de forma inacreditável. A temporada começou com José Mourinho, mas depois de desentendimentos do português com o milionário Abramovitch o técnico deixou os Blues. O israelense Avram Grant assumiu o time e conseguiu levar a equipe de Londres para a final da Liga.

No Estádio Lujniki, em Moscou na Rússia, Cristiano Ronaldo abriu o placar para os Diabos Vermelhos, mas Frank Lampard deixou tudo igual. Com o empate também na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O capitão Terry escorregou em uma das cobranças de pênalti colocando a bola longe do gol. No fim o goleiro Van der Sar defendeu a cobrança de Anelka, isso já nos pênaltis alternados, colocando um ponto final na partida e garantindo o título do Manchester United.

O jogo do próximo sábado promete muitas emoções. O Bayern de Munique conta com Frank Ribery, Muller, Mário Gomes, entre outros atletas e atualmente é apontado como a melhor equipe do mundo. Do lado do Borussia Dortmund tem jogadores como Mario Gotze, já negociado com o time de Munique, e Lewandowski.

Envie seu Comentário