Sexta de música: Hermeto Pascoal e um meio-campo formado por piano, contrabaixo e bateria
07 de junho de 2013 0Hermeto Pascoal é conhecido pelas suas músicas instrumentais. Ele dominga a sanfona como ninguém. Torcedor do Fluminense e do CSA ele é conhecido carinhosamente como Campeão, de tanta chamar os colegas músicos por esse termo.
Em seu disco Lagoa da Canoa, lançado em 1985, Hermeto mostra que os sons do futebol também podem ser considerados música. Em duas faixas ele utiliza partes de narrações. Em Tiruliruli ouvimos a voz de Osmar Santos narrando o jogo Corinthians e Flamengo. Em Vai mais, garotinho escutamos José Carlos de Araújo narrando a decisão do Campeonato Brasileiro de 1984 entre Vasco e Fluminense.
- O futebol é uma riqueza muito grande porque eles, quando falam em futebol, os compositores imaginam um jogador, o cara correndo com a bola, e eu também imagino. Mas preferi a voz do futebol. Por exemplo, fiz uma sinfonia na qual eu estava escrevendo e ouvindo um jogo de futebol. De repente, pintou um gol. E era justamente o Fluminense jogando. No meio da peça que eu estava escrevendo, quando deu o gol eu escrevi direitinho para a sinfônica, inclusive para os músicos gritarem gol. Naquele momento eu vivi o jogo de futebol, que me inspira muito. O meio-campo do futebol é piano, contrabaixo e bateria – contou Hermeto a Beto Xavier no livro o Futebol no país da música.
Confira o disco completo no vídeo abaixo.