Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Criciúma pode ser punido por uso de sinalizadores nas arquibancadas

05 de agosto de 2013 10

Por causa dos sinalizadores a partida ficou parada por aproximadamente 5 minutos. Foto: Maurício Vieira

Desde 2010 os sinalizadores são proibidos nos estádios do Brasil. O Estatuto do Torcedor, Lei Nº 10.671 de maio de 2003, estabelece normas de proteção e defesa do torcedor. O capítulo IV do estatuto (que fala sobre a segurança do torcedor em eventos), no artigo 13-A, parágrafo VII é bem claro sobre o assunto:

“não portar ou utilizar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).”

Apesar de ser proibido há quase três anos os sinalizadores só ganharam atenção depois da morte do torcedor do San José, Kevin Espada. O menino boliviano faleceu após ser atingido por um sinalizador, coincidentemente em uma partida contra o Corinthians pela Libertadores.

Por isso, quando aos 40 minutos do segundo tempo a torcida do Criciúma acendeu sinalizadores e fez uma linda festa de apoio ao time, que perdeu o jogo por 2 a 0, o árbitro Sandro Meira Ricci paralisou o jogo e só recomeçou quando foram apagados os sinalizadores.

Os sinalizadores utilizados pela torcida carvoeira são diferentes do que provou a morte de Kevin Espada, mas são igualmente proibidos. Por causa disso o Criciúma pode ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), já que o fato vai ser relatado em súmula.

Se o Criciúma será punido não dá para saber, já que o STJD é uma caixa de surpresas. Mas, acredito que existe uma grande chance de usarem o que aconteceu no Heriberto Hülse como um aviso para todos os clubes brasileiros, isso quer dizer: vão punir o Tigre e usa-lo como um exemplo ao Brasil.

Mais um detalhe, a torcida do Corinthians também acendeu sinalizadores e a partida mais uma vez foi paralisada, haverá punição para o Timão? Ou será algo apenas para o time catarinense?

Show

Fora a polêmica sobre os sinalizadores, o que a torcida do Criciúma fez com seu time perdendo o jogo por 2 a 0, e não demonstrando qualidade para reagir, foi algo para os atletas do Tigre pensarem. Quando jogarem no Majestoso eles tem que se entrar 100% ao jogo, o time está devendo ao seu torcedor um grande resultado, quem sabe na quarta-feira contra o Cruzeiro, às 19h30min.

• Confira a galeria de fotos da partida abaixo

Comentários (10)

  • alvinegro diz: 5 de agosto de 2013

    tem que perder mando de campo de 10 jogos, e botar na cadeia esses irresponsáveis aí da foto. Já morreu uma criança na bolivia por causa desses foguetes.

  • VScheidt diz: 5 de agosto de 2013

    Pode não o Criciúma tem quer ser punido isso é um afronto e deboche a ordem e segurança em lugares públicos. Será que querem imitar os torcedores do Corinthians que já mataram um com esses artifícios. Gente isso mata pessoas é uma arma em potencial e essa meia dúzia de bandidos querem acabar com a recém conquista do Criciúma que acabou de entrar na serie A. Façam o favor de ser mais civilizados.

  • SIDNEY – BRASILIA diz: 5 de agosto de 2013

    Eu sempre tive desprezo quanto ao tratamento da imprensa esportiva nacional dispensado a arbitragem de Santa Catarina. Pois julgava este tratamento preconceituoso e bairrista. No entanto após assistir o jogo entre Joinville e Figueirense e diante de uma atuação insana do árbitro, cheguei a conclusão de que a incompetência e imbecilidade devem servir de parâmetro para o banimento dos juízes catarinenses do campeonato nacional.

  • Ramon Duzzioni diz: 5 de agosto de 2013

    Eu assisti o jogo Coritiba x Ponte Preta e o jogo foi paralisado por causa de sinalizador na torcida também.

  • garrasdetigre diz: 5 de agosto de 2013

    É abominável ver a imprensa corintiana, desolada com a criminosa atuação de muitos de seus torcedores, querer transferir responsabilidades para outras torcidas! Comparar o episódio de ontem com fatos anteriores promovidos pelos verdadeiros bandidos não tem a minima inteligência desses abutres de plantão! Pode não ser legal, mas não teve nada de agressiva, inclusive foi a avaliação da equipe de arbitragem. Vão cuidar do seu quintal!

  • Luiz diz: 5 de agosto de 2013

    Torcida Linda! Parabéns! Futebol não é teatro! Querem tirar todo tipo de pirotecnia, bandeiras, e até proibirem palavrões.

    Está ficando chato!

  • Ramon Duzzioni diz: 5 de agosto de 2013

    Aos desinformados e secadores, no jogo do Corinthians na Bolívia foi utilizado um sinalizador naval, que atira uma tocha de fogo a centenas de metros. Não compare os sinalizadores que não colocam fogo nem em tecidos. E provo isso.

    Se for permitido a publicação de video aqui nos comtários veja no link abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=vdiPyfBnaQg&feature=youtu.be

  • Luciano Tigrão diz: 5 de agosto de 2013

    Quer moleza? Vão a missa.
    Sou carvoeiro sim senhor, do sul eu sou, daria a vida só para te ver campeão…..

  • Tiago diz: 5 de agosto de 2013

    Você nunca vai entender……………………

  • aldo diz: 6 de agosto de 2013

    Se aquilo é perigoso, então vamos proibir fumar dentro do estádio, pois se o cigarro acesso chega a cair da mão e pegar no olho de uma criança, é complicado…

Envie seu Comentário