Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A primeira vez: Chile x Austrália

13 de junho de 2014 0
O primeiro jogo entre as seleções foi no Mundial de 1974, Foto via ak-tsc

O primeiro jogo entre as seleções foi no Mundial de 1974, Foto via ak-tsc

Depois de 40 anos Chile e Austrália voltam a se encontrar na Copa do Mundo. No dia 22 de junho de 1974 os dois países se enfrentaram pela primeira vez na história, na última rodada do da primeira fase do Grupo A do Mundial da Alemanha.

O jogo foi tedioso, o empate sem gols foi o placar perfeito para aquela partida sem sal. Mas isso não quer dizer que o jogo não tenha sido histórico. Quem deu gosto ao encontro foi um grupo de chilenos que invadiu o campo com uma bandeira do Chile com a seguinte frase escrita: “Chile socialista”.

Era um protesto contra a ditadura do General Augusto Pinochet. Nove meses antes da Copa, em 11 de setembro de 1973, houve um golpe e Salvador Allende, que havia sido eleito democraticamente, foi tirado do poder. Esse ato iniciou um domínio militar muito sangrento que durou 17 anos, machado por tortura, mortes e abusos.

O protesto chileno na Alemanha serviu para alertar o mundo da insatisfação com a ditadura em seu país.

Quatro décadas depois Chile e Austrália voltam a ser encontrar em um clima muito diferente e longe de problemas políticos. A preocupação das seleções agora é sobreviver no Grupo da Morte da Copa no Brasil. Os dois tentam passar da primeira fase, mas para isso tem que deixar para trás Espanha e Holanda. O jogo começa às 19h na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

Assista a um vídeo com melhores momentos e com a imagem do protesto:

FICHA TÉCNICA

AUSTRÁLIA (0)

Reilly; Utjesenovic, Wilson, Schaefer, Curran (Williams); Richards, Rooney, Mackay, Abonyi; Alston (Ollerton) e Buljevic

Técnico: Rale Rasic

CHILE (0)

Vallejos; Garcia, Quintano, Arias, Figueroa, Caszely, Valdez (Farias), Ahumada, Veliz (Yavar), Reinoso, Paez

Técnico: Luis Alamos Morales

Cartão amarelo: Ray Richards (A)
Cartão vermelho: Ray Richards (A)
Arbitragem: Jafar Namdar (IRN), auxiliado por Vital Loraux (BEL) e Arie Van Gemert (HOL)
Data: 22/06/1974
Local: Estádio Olímpico de Berlim, em Berlim (ALE)

Com informações de The Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), Fifa, The Guardian e Southern Cross

OBS: A título de curiosidade vou publicar no blog a cada dia de jogo da Copa do Mundo um pequeno texto trazendo alguns detalhes — aqueles que as minhas pesquisas conseguirem achar —, dos primeiros encontros das seleções.

OBS 2: Se você quiser saber mais sobre a relação da ditadura chilena com o futebol indico o documentário Memórias do Chumbo, o futebol nos tempos do condor: Chile do jornalista da ESPN Brasil Lúcio de Castro.

Envie seu Comentário