Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2015

Curiosidades sobre a tocha olímpica

09 de julho de 2015 0

tochaA tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foi apresentada no dia 3 de julho. Pela primeira vez na história ela passará por cidades de Santa Catarina. Quatro cidades estão na lista: Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville.

::: Mais sobre Olimpíadas
::: Outras informações sobre o Rio-2016

O revezamento da tocha olímpica começou em 1936 por iniciativa do alemão Theodore Lewald. Desde então uma tocha com o fogo olímpico deixa Olímpia, cidade que fica a 300 quilômetros de Atenas, e vai até a cidade sede dos Jogos, de preferência a maior parte por terra.

A primeira vez que algum brasileiro carregou a tocha foi em 1992. Lara de Castro, uma estudante de educação física então com 19 anos, venceu um concurso e teve a felicidade de levar a tocha.

A última pessoa que leva a tocha e que consequentemente acende a pira é mantida em segredo e revelada apenas instantes antes na abertura da Olimpíada.

E se a chama se apagar?

Normalmente as tochas levam gases infláveis em sua estrutura. Além disso, durante os anos as organizações desenvolveram tochas mais resistentes ao vento e chuva. Mas se por algum motiva a chama for apagada?

Em casos que a chama é apagada, como no revezamento de 1996 para a Olimpíada de Atlanta, um motoqueiro caiu e apagou a chama. Rapidamente uma das chamas de segurança foi usada para reacender a principal. Sim, eles levam chamas também acessas em Olímpia durante o trajeto da tocha até a cidade sede dos Jogos.

Outros posts da série olímpica:

• A origem e as primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos

A origem e as primeiras modalidades dos Jogos Olímpicos

02 de julho de 2015 0

Faltam exatos 400 dias para a Olimpíada do Rio de Janeiro. No dia 5 de agosto de 2016 a capital carioca será a casa do esporte no mundo. Essa será a 31ª edição dos jogos modernos, que começaram em 1896, em Atenas no Grécia, por iniciativa do francês Pierre Coubertin.

::: Mais informações sobre o Rio 2016

Por isso, a partir de hoje uma vez por semana publicarei aqui no blog alguma curiosidade sobre os Jogos Olímpicos. Para começar nada melhor do que começar pelo início de tudo na Grécia Antiga.

Homenagem aos deuses

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em forma de homenagem a Zeus e aos outros deuses gregos. No início era disputada apenas uma modalidade: corrida de 170 metros. Aos poucos foram adicionados outros esportes. A competição era disputada apenas por homens livres, isso que dizer que mulheres e escravos eram proibidos de jogar.

As despesas das viagens e os materiais usados nas disputadas saiam dos bolsos dos próprios atletas. As Olimpíadas eram disputadas de quatro em quatro anos.

O fim dos jogos

A decadência dos Jogos Olímpicos começou em 456 a.C., quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia. A última Olimpíada da Era Antiga foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I proibiu a adoração aos deuses e creditou os jogos como uma festa pagã, assim cancelando a disputa da competição. A Era Antiga teve 293 edições.

Modalidades:

Corrida - Até 728 a.C. foi a única competição disputada. Ganhou novas distâncias e formatos, como o hoplitodromos em que os atletas corriam vestidos para a guerra _ com armaduras, escudos e armas

corirda

Salto em distância – Cada atleta competia com pesos nas mãos, usados para aumentar o momento do salto, impulso e ampliar o voo.

Arremesso de disco - O disco fez parte dos Jogos desde 708 a.C. na qual era usado um disco de pedra. Até hoje a técnica, porém, segue similar à usada na Grécia Antiga.

Lançamento de dardo - Originária do uso de lanças por soldados as competições de lançamento de dardo eram divididas em dois eventos. O primeiro era o ekebolon, em que os juízes avaliavam a distância alcançada pelo arremesso. A segunda, o stochastikon, era um arremesso de dardo em que o objetivo era atingir um alvo determinado.

pentatlo

Pentatlo

Pentatlo - Era considerado o evento mais importante dos Jogos. Eram disputados salto em distância, arremesso de disco e lançamento de dardo em uma só prova. O atleta que vencesse os três era considerado o campeão, sem precisar disputar as outras duas provas, o pancrácio e a corrida.

Luta livre – Já tinha regras que lembra o esporte atual. Os lutadores ganhavam pontos por jogar o oponente de costas no chão e um combate terminava na terceira queda.

Boxe - Os gregos foram os primeiros a estabelecer regras e realizar torneios e a modalidade chegou aos Jogos da Antiguidade 688 a.C. Os lutadores treinavam com luvas protegendo as mãos, mas lutavam com tiras de couro duro, para causar mais danos aos adversários durante o combate.

Pancrácio - A mistura de boxe e luta livre é relatada como uma das mais populares modalidades da Antiguidade. Mesmo assim, só entrou no currículo olímpico em 648 a.C.

Corrida de cavalos e bigas - Com várias modalidades disputadas sobre cela, as corridas de cavalo são as únicas que previam a disputa feminina. As mulheres não eram permitidas nos Jogos, mas como os vencedores eram os donos dos cavalos, não os cavaleiros, mulheres chegaram a conquistar títulos olímpicos. Já as corridas de bigas eram disputadas no hipódromo de Olímpia _ que era gigante e podia abrigar até 60 bigas ao mesmo tempo. As corridas tinham duas variáveis, com bigas puxadas por dois ou quatro cavalos.