Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rio de Janeiro: Cristo Redentor

12 de novembro de 2009 7

Falar em Rio de Janeiro sem mencionar o Cristo Redentor é quase impossível. E, depois que foi eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o destaque só aumentou. Eu fui testar como é a acessibilidade e vou contar a experiência aqui no blog.

Logo que cheguei fui comprar meu ticket (PPNE possuem descontos) para iniciar a subida com o trem até o cristo. Na área de embarque temos tratamento especial e o trem conta com acesso e lugares especiais no final do corredor; a cadeira fica encostada na última poltrona, o que é fundamental, pois a subida é muito íngreme. O passeio tem duas paradas nas quais os moradores locais podem embarcar e/ou desembarcar e em numa delas acontece uma apresentação rápida de um grupo de samba, muito animada, por sinal. Assim que passa a subida, o trem para na plataforma, e logo vem um funcionário auxiliar no desembarque, pois a plataforma é muito inclinada tornando-se perigosa a locomoção individual do cadeirante. Há também um banheiro adaptado e pode ficar tranqüilo, tem fácil acesso também.

Para chegar até o mirante, primeiro tem que pegar um elevador panorâmico e depois subir dois lances de escadas rolantes. Porém, nesse casso, o cadeirante só poderá subir com o auxilio dos funcionários…mas estes foram treinados para tal condução (ufa). Você deve estar se questionando o porquê das escadas rolantes ao invés de elevadores, não é?! Simples…É que em alguns casos o patrimônio histórico e a natureza devem ser preservados, impossibilitando a acessibilidade ideal. Até porque, se colocassem um elevador, a vista pro cristo seria obstruída. Entendo que, ainda assim, só o fato de os engenheiros – em conjunto com os arquitetos- proporcionarem acessos alternativos, mesmo não sendo o ideal, já é importante e devemos valorizar.

Chegando ao último andar (só tenho uma coisa pra dizer) a vista é MARAVILHOSA!!! O entorno do cristo conta com uma capela, lojinhas com várias lembranças e uma lanchonete; infelizmente inacessível. Também não temos acesso à parte frontal do mirante – o que é uma pena – voltada para a Baía da Guanabara, onde tem uma escada de valor histórico. Mas em minha singela opinião a vista é mais bonita se vista da parte superior da escada.

O meu recado final é: Não deixem de visitar o cristo. Ah, e me digam o que acharam das fotos!

Bookmark and Share

Comentários (7)

  • Ricardo diz: 12 de novembro de 2009

    Legal ver que agora você está utilizando PPNE ao invés de PPD… fico feliz que agora você tenha deixado de ser uma PESSOA PORTADORA DEFICIENCIA e passado a ser uma PESSOA PORTADORA NECESSIDADES ESPECIAIS (brincadeirinha, mas é mais uma das leis BESTAS do Brasil, que proibem que as pessoas com deficiencias fisicas sejam chamadas de deficientes)… mas não somos todos deficientes? Não temos algumas DEFICIENCIAS, sejam elas quais forem?
    É muito bom ver que o Brasil está melhorando (ou ficando menos pior) em termos de acessabilidade (essa palavra existe? hehehe)
    só uma coisa: eu sou contra descontos para PPNE, idosos, estudantes… NÃO SOMOS TODOS IGUAIS? ou será que só somos iguais em nossas diferenças?
    PARABÉNS PELO POST E PELA CORAGEM DE SE EXPOR (COMO TU SEMPRE FEZ E COMO TODOS DEVERIAM FAZER)!!

  • Luciano diz: 13 de novembro de 2009

    e o tricolor sempre presente!!!!!!
    e tu teve coragem de anda nisso ai.. caramba é muito altooo!!!!!
    abração

  • Danielle diz: 13 de novembro de 2009

    Gostei das fotos!!!!! até com a roda de samba!!!! hehehe
    Acho que tu tem que programar uma viagem pra cá no carnaval… testar a acessibilidade da Sapucaí, hehehe

    beijos

  • camila diz: 13 de novembro de 2009

    Dani concordo contigo!!!!

  • camila diz: 13 de novembro de 2009

    Fê… tu não falou da moradora simpática no trem, não falou que só não saiu sambando na hora que o grupo entrou no trem porque realmente não conseguia (e tu não quis dar nenhum realzito pra eles – pão duro!), não falou que não ficou com medo de subir a escada rolante porque o funcionário era um ‘armário’ de tão grande. Se fosse um funcionário treinado e pequenininho, tu ía ficar com medo que eu sei!!! Agora o mais importante… depois de toda subida: tu não consegue ver tudo direitinho porque o peitoril é fechado!! Deveria ser de vidro! Aí todo mundo poderia ver, crianças, cadeirantes, anões! ahahahahah Sério, um anão não encherga direito! Só isso que achei errado. Administração do Corcovado, aproveitem que estão reformando e já arrumem isso também!!!

  • Danielle diz: 16 de novembro de 2009

    Ah!!! isso é verdade, Camila! O tal peitoril é muito ruim! Eu quase não consigo enxergar também!!!! hehehe
    Esse final de semana D. Eloá conheceu o Rio Scenarium. E amou! Faz o favor de dar tua opinião sobre o local?!

    beijos

  • Valquíria diz: 1 de dezembro de 2009

    O Rio de Janeiro continua lindo, mas esta camiseta do Gêmio, poderia deixar de lado pra paisagem ficar perfeita! rsrsrs. Mas, realmente, deveria ter vidro para que cadeirantes, crianças e Anões poderem apreciar melhor a vista. Beijão.

Envie seu Comentário