Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Água, não basta beber. Tem que conhecer

02 de abril de 2012 34

Ando impressionada de ver como as grávidas não incham como inchavam antigamente. Acho que toda essa minha impressão é porque, se tem alguma coisa que me mata de medo quando penso em gravidez, essa coisa é o inchaço. Sim, eu já sou uma pessoa que incha do vento. Imagina grávida? PLOW! Mariana explodiu e foi para o espaço.

Tenho alguns recursos para aliviar meus inchaços: drenagem linfática, em primeiríssimo lugar, e uma massagem no banho, todos os dias, com um massageador de bolinhas que comprei na Emporio Body Store. A vendedora me contou que as massoterapeutas adoraram o tal massageador.

Olha ele aí!

Ai, agora tenho que me cuidar pra não perder o foco: porque ia falar das grávidas, já mudei para o meu inchaço e para o massageador. E se deixar eu fico o dia inteiro aqui falando por que eu amo a Emporio Body Store.

Sobre grávidas: como eu ia dizendo, ando impressionada de ver como elas não incham mais. Pelo menos as minhas amigas. Agora, surpreendente foi um dos fatores para tal: a água. Sim, a água. Conversando com elas, descobri que eu tenho a capacidade de beber a água com mais sódio que existe (não vou citar nomes pro mal, só pro bem). Eu me afogo todos os dias em litros de uma água cheia de sódio. Socorro!

Contam minhas amigas grávidas que a água para o consumo humano deve estar sempre ligeiramente ácida, com pH entre 6.8 e 6,9. O pH em torno de 3.0 aproxima-se do ácido carbônico. O pH alcalino, acima de 7.0, neutraliza a ação do acido clorídrico que o organismo produz naturalmente e que é essencial na digestão. Além disso, pode reagir com acidos graxos do organismo, causando mal à saúde.

- Tá, tá, tá. Mas eu quero saber, afinal, qual é a água que eu devo beber então? – perguntei.

- Minalba e Floresta – eis a resposta.

Vou testar.


Comentários (34)

  • Tata diz: 2 de abril de 2012

    Minalba e Floresta ROCKS aqui em casa! \o/

  • tatiana diz: 2 de abril de 2012

    Mariana, eu tinha esse problema com a agua, pois bebo muita agua durante o dia e entao comprei o filtro de agua everest(tem site), e o melhor agua que existe!bjs

  • Alice diz: 2 de abril de 2012

    Sugiro água da torneira mesmo, por diversos motivos. A água de Porto Alegre é muito bem tradada e própria para consumo em algumas regiões, como moinhos de vento e arredores :)

  • Adriano Schorr diz: 3 de abril de 2012

    Asneira científica. Algumas afiramções sobre as águas não procedem … Frases incompletas.

  • Teresinha Winter diz: 3 de abril de 2012

    Mas afinal qual é a água com mais sódio que existe? Não entendi nadinha. Água da torneira? Água mineral, com gás e sem gás? E se a gente não consegue essas águas Minalba e Floresta, pois moro no interior do estado, suicido-me?

  • Julio Bergmann diz: 9 de abril de 2012

    Existe um Novo Conceito Mundial – A água deve ser tratada dentro da residência do consumidor final porque:
    - É importantíssimo e excelente o tratamento da água por estações de tratamento, como o DMAE, porém nesta água é colocado muito cloro, para eliminar as bactérias. Este cloro tem que ser retirado antes do consumo da água. As estações de tratamento como o DMAE devem ser considerados como pré tratamento e não como único tratamento da água.
    - Todas as águas dos nossos rios estão contaminadas com metais tóxicos e são ácidas. Estes problemas não conseguimos corrigir nas estações de tratamento
    - Além disso, canos das ruas, das casa e dos condomínios estão extremamente sujos. Muitas pessoas se esquecem de lavar as caixas d’água. Este é um problema não só do Rio Grande do Sul e do Brasil. É um problema Mundial.
    Mas uma água de qualidade, além da purificação precisa ter pH adequado, ter boa condutibilidade, ser antioxidante e ter tensão superficial baixa. Esta é a característica da Água Alcalina Ionizada, água ideal para consumo humano e também para a gravidez. Águas minerais ricas em sódio geram muita retenção de líquido, além de terem um gosto salgado.
    A água para consumo humano não deve ser ácida. Segundo a portaria 518 do Ministério da Saúde a faixa do pH para consumo humano vai de 6,5 a 9,5. Como 99% das doenças são de natureza ácida e todos os metabólitos ruins (toxinas) que produzimos são ácidos, nós nos beneficiamos muito de ingerir água alcalina. Já existem diversos estudos demonstrando benefícios de uso de Água alcalina ionizada na prevenção de muitas doenças.
    Se você desejar posso aprofundar sobre o assunto.

    Cordialmente,
    Dr. Julio Bergmann.

  • Julio Bergmann diz: 9 de abril de 2012

    Oi Mariana!
    Nós nos preocupamos muito apenas com a purificação da água. Isto é muito importante. Porém a água ideal deve preencher 5 critérios. Ser pura (ausência de sabor, incolor, inodoro e sem contaminantes), ter pH alcalino, antioxidante, boa condutibilidade e baixa tensão superficial. O único filtro que faz isto é de uma Empresa com 100% de tecnologia Nacional. O filtro chama-se Acqua Live e eles estão abrindo filial em Porto Alegre. Telefone 3085.9600 ou 9101.0353 com Gustavo. Os demais filtros do mercado fazem apenas purificação. A maioria das águas minerais são ácidas. As que tem pH alcalino são ricas em sódio, o que dá gosto salgado na água e gera retenção de líquidos. Isto é ruim para pressão arterial, coração e para quem tem retenção de líquidos, especialmente gestantes.
    Me mantenho à disposição.
    Cordialmente,
    Dr. Julio Bergmann.

  • marta diz: 18 de abril de 2012

    Ameiii as dicas da AGUA! PARABENS sempre pelas suas surpreendentes dicas!!!!!

  • Sylvia Luccia diz: 10 de julho de 2012

    Dr. Bergmann, gostaria de saber se o filtro Everest apenas filtra, pois admito que o comprei às cegas, por mera indicação abstida de justificação científica.
    Obrigada.

  • Sandra Paschoal Teixeira diz: 14 de agosto de 2012

    Gostei muito do assunto sobre a água e gostaria de saber qual a melhor agua engarrafada que devo comprar :Minalba,Floresta ou Bonafont?

    Agradeço
    Sandra

  • RITA DE CASSIA MORAES BARROS diz: 16 de setembro de 2012

    Dr. Julio gostaria de saber quais as águas realmente alcalinas e que apresentam minerais na sua composição. Tenho o filtro AVANT DO IBBL. Ele é somente purificador? Apresenta osmose reversa???? Gostaria da sua respaosta o mais breve possivel, pois preciso ter em casa , uma água de qualidade.
    abs
    RITA BARROS (Belem/PA)

  • Leandro diz: 21 de novembro de 2012

    Discordo totalmente da matéria, devia ser crime publicarem algo assim. O sódio da água alcalina é essencial para o corpo humano. Pra que tirar o sódio saúdavel da água e comer cloreto de sódio do sal refinido na sua batata frita? É justamente o contrário. Água com PH aciam de 7.5 é o ideal. Assistam http://www.youtube.com/watch?v=5_SsSLoxrNk com o médico Dr. Lair Ribeiro

  • Adriano Schorr diz: 21 de novembro de 2012

    Prezados

    Dr. Júlio Bergmann, seu doutorado é em que área ? Pelo que escreveu não é na área de tratamento de águas ou em química de águas.
    O Dr. Lair Ribeiro tem doutorado em assunto afim ? Não tenho acesso ao youtube aqui no trabalho para ver.

  • Karen Majuriê diz: 21 de novembro de 2012

    Post antigo, mas tive que comentar…tem um momento que esse tal Bergmann diz q a água da torneira, tratada nas ETA’s do DMAE, possuem muito cloro e que este faz mal para o organismo, sem contar nas várias outras poluições existentes na mesma…porém eu jamais tive problema nenhum relacionados com a água da torneira, pelo contrário tive foi com águas filtradas, purificadas ou sej lá oq forem…não é a toa que vários médicos indicam que se beba além da água filtrada a da torneira tbm, pois está possui fluor e outros ncompostos que são importantes.

    Sem mais
    Att,
    Karen Majuriê

  • JARDEL DRESCH diz: 29 de novembro de 2012

    O consumo de água alcalina ionizada está numa crescente no mundo inteiro. Os asiáticos já descobriram os poderes da água alcalina ionizada a mais de 40 anos.
    Agora, tenho que discordar do Dr Júlio quando o mesmo afirma que o único aparelho que faz a água alcalina ionizada é o Aqualive. Sou representante exclusivo para o RS de modelos de ionizadores que voçês encontram no site http://www.aguaalcalinaionizada.com.br que são muito mais potentes e que ”produzem” 8 (oito) tipos de água à um simples toque. Jardel Dresch (51) 8164 0444

  • Marcelo Augusto diz: 15 de março de 2013

    O comentário do Sr. Jardel é real, porém cuidado com produtos sem procedência. Esses aparelhos ionizadores elétricos, requer a certificação do INMETRO. Existem sites que praticam o Drop Shipping, como é praticados por muitos no mercadolivre.com.br ou seja a intermediação de venda da indústria no exterior com o cliente, burlando o pagamento das taxas de importação. Cuidado o barato pode sair caro.
    Nota fiscal… exija… selo de INMETRO exija… Cnpj empresa que importa, exija…
    Garantia por escrito… exija… Fique atendo nas peças de reposição, elementos filtrantes etc.
    Nunca pense apenas no imediato… Pense sempre em médio longo prazo…
    Quer ter mais informações? entre em contato…

  • Silvana Gomes diz: 25 de abril de 2013

    Olá, tudo bem? Adoro pesquisar sobre os componentes das águas do mercado e acabei descobrindo que a Minalba tem um blend bom. Além do baixo teor de sódio, ela também tem o PH 8,04 que significa “rejuvenecimento” ao organismo. O PH 8 é alcalino e melhora a energia e metabolismo, retarda o processo de envelhecimento, pode até ajudar em sintomas de refluxo, diabetes……são vários benefícios. É antioxidante!

  • Marco Vasconcellos diz: 1 de junho de 2013

    Concordo com a Silvana Gomes…

    Pessoalmente prefiro a Minalba e a Ouro Fino (produzida no Paraná), ambas alcalinas.

  • Carlos Mario diz: 13 de junho de 2013

    Gostaria de contribuir mais no assunto água ácida, para não cometerem enganos perigosos.
    pH – Conheça mais sobre essa maravilha

    15-08-2010 11:04:24

    O que é Ph ?

    O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

    O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima.

    0 1 2 3 4 5 6 ……….. 7 ….. 8 9 10 11 12 13 14
    Ácido……..Neutro……. Alcalino

    A escala do pH é logarítmica, assim cada passo é dez vezes mais que o anterior.
    Em outras palavras, um pH de 4.0 é 10 vezes mais ácido que 5.0 e 100 vezes mais ácido que 6.0 e 1.000 vezes mais ácido que 7.0.
    IMPORTANTE- Uma água alcalina com pH logo acima de 7.0 é 1.000 vezes mais alcalina que a água da torneira que normalmente é 4.

    A água (H2O) é ionizada nos íons hidrogênio (H+) e hidroxila (OH-). Quando estes íons estão em proporções iguais, o pH é neutro 7,0. Quando há mais íons de H+ que íons OH- então é dito que a água é “ácida”. Se os íons OH- excedem em número os íons de H+ então é dito que a água é “alcalina”.

    Alguns valores comuns de pH

    Ácido de bateria: Menos de 1.0
    Suco gástrico: 2.0
    Coca-Cola (refrigerante): 2.5
    Vinagre: 2.9
    Chuva ácida: Menos de 5.6
    Saliva de pacientes com câncer (cancro): 4.5-5.7
    Água natural, pura: 7.0
    Água do mar: 8.0
    Cloro: 12.5

    Resumindo o assunto pH

    A água é o melhor solvente que existe, sendo que o pH é determinado através de uma escala universal graduada de 0 a 14, sendo 7 o ponto correspondente a neutralidade. Portanto, quando a água tem um pH inferior a 7, diz-se que é ácida, se é igual a 7, diz-se que é neutra e se é superior a 7, diz-se que a água é alcalina. Portanto, é importante saber que em condições de saúde o líquido intracelular e extracelular apresentam um pH que oscila entre 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino. Nosso organismo tende a alcalinidade, sendo que água saudável deve ser água alcalina.

    HIPERACIDEZ CORPORAL – A CAUSA DE MUITAS DOENÇAS:

    O pH do sangue humano está inteiramente relacionado à saúde. Uma pequena variação do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como vírus, bactérias, fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver.

    A maior parte das pessoas acometidas de câncer apresenta um pH no tecido de 4,5. Esse ambiente é pobre em oxigênio e muito propício para instalação de câncer. Dr. Otto Warburg da Alemanha duas vezes laureado, ganhou o seu primeiro prêmio Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo.

    Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração. As doenças causadas pela tireóide é resultado da deficiência do mineral iodo e esse elemento só é absorvido pelo organismo quando está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tireóide, porque atualmente são valorizados os alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo.

    Em resumo, estando o pH do sangue abaixo da normalidade 7,4, o organismo está propenso a todos os tipos de doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Uma maneira de manter o pH saudável é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca), entre outros.

    O nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7,4, extraindo minerais do organismo para manter o pH alcalino quando não é suprido pelos alimentos. O consumo indiscriminado de açúcar produz pH ácido.

    A água para ser de boa qualidade e boa para a saúde tem de ter um pH entre 7,0 e 7,5. Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos.

    Conclusão:Quando o pH do sangue está abaixo do normal, o organismo está propenso a qualquer tipo de doença. A sua água precisa ter o sabor da saúde!

    Fonte: Geólogo Sólon Barrozo Barreto.

  • Schetter diz: 14 de junho de 2013

    Contribuindo:
    A Agua da Pedra, facilmente encontrada nos super mercados de Porto Alegre, tem o ph 7,7 e a composição de minerais bem equilibrada, com bicarbonatos em quantidade ideal, 114 mg/l.

  • Eloisa Vieira diz: 27 de junho de 2013

    Moro em São Paulo e gostaria de saber o PH da agua Lindoya e quais são as marcar de filtros mais saudaveis para uso domestico.
    muito agradecida!

  • Eduardo diz: 2 de julho de 2013

    CUIDADO COM O QUE VOCÊS ENCONTRAM NA INTERNET!
    E COM OS CONSELHOS DADOS, PARECE-ME QUE ESTÃO QUERENDO VENDER FILTROS.

    A resposta acima fala ” água da torneira que normalmente é 4.” Normalmente onde???
    Porque o MS da Saúde na Portaria 2914/11, determina que as empresas de saneamento distribuiam água com pH na faixa de 6 a 9,5!!!!

    Tem mais… escrito pelo “Dr.” Júlio

    “”"- É importantíssimo e excelente o tratamento da água por estações de tratamento, como o DMAE, porém nesta água é colocado muito cloro, para eliminar as bactérias. Este cloro tem que ser retirado antes do consumo da água. As estações de tratamento como o DMAE devem ser considerados como pré tratamento e não como único tratamento da água.
    - Todas as águas dos nossos rios estão contaminadas com metais tóxicos e são ácidas. Estes problemas não conseguimos corrigir nas estações de tratamento.”"”"

    Muito cloro??? Novamente o Ministério da Saúde determina valores máximos e mínimos, não são valores aleatórios de acordo com a vontade da empresa de saneamento… Tudo bem que queiram eliminá-lo…
    Porém, afirmar que TODAS as águas são contaminadas com metais tóxicos (MENTIRA), trabalho numa empresa de saneamento, fazemos conforme conforme determina o Ministério da Saúde em relação as análises de metais pesados e muitos rios não apresentam contaminação (não sou do RS, então não sei a realidade).
    Agora, afirmar que a água dos rios é ácida e não pode ser corrigida??? só posso dizer novamente, MENTIRA, o pH da água natural pode ser FACILMENTE corrigido com a adição de um alcalinizante (Carbonato de Sódio por exemplo).

    Então pessoal, cuidado com o que é publicado… procurem fontes seguras.

  • Luciene de Almeida diz: 15 de julho de 2013

    Mariana, li todos os comentários acima. Vou prestar muita atenção de agora em diante sobre as águas minerais que vendem em mercados. Gostaria de comprar um filtro para minha casa, mas confesso que ainda não me decidi qual devo adquirir.
    Parabéns pelo blog! Foi de grande ajuda!!!
    Um grande abraço

  • Marcos Magalhães diz: 31 de julho de 2013

    Sobre a Água Alcalina, existe um único Ionizador Alcalinizador com selo do Inmetro, fabricado em Taiwan pelo maior fabricante de sistemas de purificação do mundo a Chanson Water.

    O aparelho produz Água com PH elevado sendo 9,0 o ideal para o consumo de um humano adulto, além disso alto poder anti-oxidante (ORP negativo -197) quanto mais baixo o ORP maior o poder de combater radicais livres e com baixa tensão superficial o que melhora muito a absorção a nível celular.

    O aparelho encontr-se disponível no Brasil através de importador oficial, com garantia de fabrica e o mais importante testado aferido e aprovado pelo INMETRO.

    Para maiores informações ligar (21) 8534-7227 ou pelo e-mail marcos@chansondobrasil.com.br

  • Antonio Carlos Rix diz: 31 de agosto de 2013

    Os purificadores Purific e Super h2 Life tb deixam a água perfeita. Visite h2obrasil.com e veja.

  • Erno Sander diz: 9 de outubro de 2013

    Carlos Mário: Parabéns. Matou a charada.

  • Flávio Andre diz: 13 de outubro de 2013

    As pessoas não estão percebendo que há um jogo de interesses aqui, disfarçado de conversa séria? Vamos acordar pessoal, estão tentando vender produtos dizendo que são melhores por isso e por aquilo. Lembrem-se sempre dos famosos travesseiros magnéticos…

  • ALEXANDRE BALDUINO BISPO diz: 9 de dezembro de 2013

    Boa Noite Dr. Julio
    Fui testar a minha água de poço e ela tem condutividade alta podemos beber desta água?

    Grato

  • F Gomes diz: 29 de dezembro de 2013

    Dr. Júlio tem interesse no negócio. Uma opinião isenta como a do Carlos Mário ajudam bem mais. “Prudência é saber que de tudo que se diz, 50% é verdade e 50% é mentira. Sabedoria é saber em qual metade acreditar.”

  • F Gomes diz: 29 de dezembro de 2013
  • Antonio Silva diz: 23 de fevereiro de 2014

    …Aos “Especialistas” e curiosos como eu, nessa matéria….
    Hoje tomo uma agua chamada ‘Ibirá’ com 94.43 de sódio, 0,42 de cálcio, 0,01 de magnésio e 10,26 de Ph.
    - Esta água boa para consumo?
    - O que acontece (dentro do contexto), quando tomo uma agua com Ph. maior que 9, por exemplo?
    ……..Obrigado.

  • Cintia Caralho diz: 4 de março de 2014

    Achei muito importante as informações prestadas , e concerteza o uso de um ótimo purificador de água é importante para retenção de bactérias e o cloro ativo.
    A importância de passarmos a verdade acima de tudo.

Envie seu Comentário