Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Para o estudante que sai...

31 de agosto de 2010 0

Primeiro de tudo: você quer vir para Londres estudar? Prepare-se para uma série de burocracias, a não ser que faça um curso rápido de inglês por até três meses – tempo permitido para a permanência de turistas – mas aí você não terá visto de trabalho.

Bom, eu vim para ficar mais de seis meses, e para entrar na Inglaterra tive que provar que meu inglês era de nível upper intermediate Nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – através de uma prova aplicada pela escola – aquelas licenciadas pelo governo – que pode ser realizada no Brasil. Depois disso, a escola envia uma carta “assinando embaixo” que seu inglês tem o nível exigido. O governo britânico não quer que você venha para aprender – por isso a exigência do nível upper – e sim para aperfeiçoar a língua.

Você pode consultar agências de viagem para os trâmites ou fazer direto com despachantes – alguns vendem cursos também.

Toda a burocracia vai levar em torno de dois meses, pois você precisa ir ao Rio de Janeiro pessoalmente entregar seus documentos. Outra exigência do governo  é que você prove que tem o valor relativo a 5.600 libras em conta, montante estimado para o seu sustento no período que ficar aqui – este valor é para por exemplo 7 meses de curso – 800 libras por mês. O extrato da sua conta deve mostrar o dinheiro está em conta por pelo menos 28 dias. Mais informações pelo www.ukvisas.gov.uk

Para o estudante que chega…

A dica é: chegue na Inglaterra pelo menos uma semana antes do seu curso começar. Algumas buroracias também aguardam você aqui. Fora isso, será muito bom para você um tempo de adaptação a cidade.

Preste atenção – você deve ter recebido um carimbo no seu visto na imigração alertando que você tem o prazo de 7 dias para ir até a polícia e fazer seu registro. É bem fácil – procure ir pela manhã – porque sempre tem filas por lá. Você vai parar na estação de metro Borough – Northern Line – e procurar pela Police Station. Leve com você seu passaporte, comprovante de endereço (pode ser uma carta de quem está alugando a casa para você), comprovante de matricula e 34 libras. Você sai com o registro na hora e, no caso de mudança de endereço, deve voltar no prazo de 7 dias para modificá-lo.

Se você vem neste esquema de mais de 6 meses, vai ganhar a permissão de trabalho para 10 horas semanais. Assim que chegar, ligue para o número 0845 – 6000 – 643  para solicitar seu National Insurance Number. Por telefone, você vai passar algumas informações sobre seu visto. Você deve receber em casa um formulário e também a solicitação da cópia do seu passaporte e visto. Depois vai reenviá-lo para o office e aguardar seu Insurance Number, que chega também pelo correio.

Este número serve como uma espécie de “CPF” seu por aqui. Toda vez que seu empregador lhe pagar, ele vai declarar que paga para este número, e, desta forma, você ganha descontos nas TAX – impostos – cobrados pelo governo. Para o tempo atual de permissão de trabalho – 10 horas semanais – o governo não desconta impostos.

Solicite seu Student Oyster Card – cartão de passe para metro e ônibus. Com ele, você vai ter desconto de 30%  para se locomover pela cidade. Assim que chegar, fale com a sua escola sobre isto. Você deve solicitá-lo no site www.tfl.gov.uk, pagando 5 libras on line. Enquanto ele não chegar, você terá que pagar o valor normal para locomoção, que vai pesar no seu bolso!

Agilize-se! Estas burocracias são necessárias, portanto não perca tempo e corra para deixar tudo pronto e começar uma semana de aula tranqüila!

Envie seu Comentário