Raio-X: técnico da seleção sub-17 avalia jogadores da Dupla convocados para o Mundial
25 de maio de 2011 16Prestes a ingressar num dos campos da Toca da Raposa, Emerson Ávila atende a reportagem do clicEsportes e aceita o desafio de analisar os talentos das categorias de base de Grêmio e Inter convocados por ele próprio para o Mundial sub-17, no México, entre os dias 18 de junho e 10 de julho. Além de técnico da seleção sub-17, Emerson, 43 anos, é coordenador técnico do Cruzeiro. Em abril, conquistou o Sul-Americano da categoria e agora mira o título mundial. A dupla Gre-Nal conta com nove jovens na lista – são os clubes com mais representantes. Para Emerson, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem feito no Sul.
— Quando treinava as bases do Cruzeiro (de 1996 a 2004), os melhores jogos eram contra Grêmio e Inter. Além da tradição, esses clubes têm a seu favor a organização, o planejamento — elogia. — Sempre você vê algum garoto aí do Sul chegando no time principal ou sendo negociado para o Exterior.
Dos nove pratas da Dupla convocados, cinco não estavam no Sul-Americano no Equador e passarão pelo crivo de Emerson durante o período de treinamentos que começa em 30 de maio e se estende até 15 de junho na Granja Comary. Dos 26 nomes chamados, o técnico terá que cortar cinco até o dia 7 de junho. Para os novatos, uma esperança: Emerson promete surpresas na lista definitiva. O Brasil estreia no Mundial dia 20, contra a Dinamarca, às 15h (17h de Brasília).
Leia mais
> Reveja os nomes dos 26 chamados por Emerson Ávila
> VÍDEO: conheça os talentos da Dupla convocados para o Mundial
> Confira abaixo o que Emerson Ávila pensa da gurizada Gre-Nal:
Jaccson – goleiro (Inter) – Primeira convocação
“Tenho referências muito boas do Jaccson. É um goleiro forte, com bom biotipo e pode nos ajudar a melhorar a saída de gol. Tivemos problemas com os nossos goleiros no Sul-Americano, sobretudo nesse fundamento. Os goleiros do Sul têm a tradição de trabalhar esse quesito, até pela característica do futebol da região, que privilegia a bola aérea”.
Cláudio Winck – lateral-direito (Inter) – Destaque no Sul-Americano
“O Cláudio tem uma grande virtude: uma excelente batida, com força e precisão. E não é só no chute, mas no passe longo também. Outra qualidade difícil de se encontrar no mercado é a sua estatura (1m81cm), muito boa para a posição. Além das questões dentro de campo, mostrou uma conduta profissional muito boa no Sul-Americano, bem aplicado nos treinos. Entrou em momentos difíceis e correspondeu. Marcou dois gols no Equador”.
Jonathan – lateral-esquerdo (Grêmio) – Primeira convocação
“Recebi informações muito positivas por parte do Grêmio, sobretudo do técnico do juvenil, Emanuel de Freitas. No Sul-Americano, viajamos apenas com um lateral-esquerdo (Emerson, do Santos). Foi a grande deficiência em termos numéricos de nossa parte. O Jonathan vai encaixar muito bem, na nossa linha de quatro homens na defesa. Ele ainda apoia com qualidade e tem um bom cruzamento. Vai ser muito útil”.
Matheus – zagueiro (Grêmio) – Destaque no Sul-Americano
“Começou no banco o Sul-Americano. Entrou na última rodada da primeira fase e não saiu mais. Mostrou muita dedicação. Não se pode esperar dele uma extraordinária saída de jogo. É um zagueiro de marcação mesmo, firme, seguro. Vai bem ao ataque pela bola aérea, marcou três gols no Equador”.
André – zagueiro (Inter) – Primeira convocação
“Recebi informações muito boas do Inter, as melhores possíveis. Não tem uma estatura invejável para zagueiro (1m79cm), mas é muito veloz. Com isso, poderá nos ajudar com a bola no chão, como um ladrão de bola. É importante ter um defensor com essas características de antecipação nas jogadas”.
Misael – volante (Grêmio) – Destaque no Sul-Americano
“Assim como o Matheus, começou o Sul-Americano no banco e ganhou espaço depois. Além de marcar forte, ele foi muito importante pela sua capacidade de sair jogando. Qualificou a nossa transição da defesa para o ataque. Ele não se aperta. Fez gol e mostrou que sabe jogar com poucos toques na bola, primando pela aproximação”.
Lucas Severo – volante (Inter) – Primeira convocação
“É um ano mais novo que os demais. Para muitos, foi uma surpresa a sua convocação. Mostrou pelo Inter a qualidade de marcar e sair para o jogo com a mesma intensidade, seja por meio de tabelas ou pela condução de bola. Espero que não sinta a pressão, que foi o que atrapalhou o Andrigo (meia-atacante do juvenil do Inter, que ficou de fora do Mundial) no Sul-Americano. Andrigo era o mais novo do grupo e não foi bem. Esperava muito mais dele.
Marlon Bica – volante (Inter) – Destaque no Sul-Americano
“É um líder. Tem uma grande experiência nas seleções sub-15, sub-16 e sub-17. Essa bagagem é muito importante para o grupo, surge como um fator positivo no dia a dia. Por outro lado, é preciso sempre cobrar dele, por mais velocidade em campo”.
Nathan - atacante (Inter) – Segunda convocação, fora do Sul-Americano
“Eu já havia convocado o Nathan no ano passado para um torneio nos Estados Unidos e amistosos no Senegal. Ele não foi bem, mas seguimos acompanhando o seu futebol. O Nathan tem uma combinação muito promissora de força e velocidade. Tem uma excelente força física, arranca bem com a bola e chega fácil na área adversária. Recebe agora uma nova oportunidade e tenho certeza de que vai agarrar bem”.
Muito bom. Falta que acreditemos (torcedores, dirigentes e crônica) que eles podem, apesar da idade, sere aproveitados. Mauro Galvão foi aproveitado aos 16 anos.
Venham para o vale dos sinos, tem time com categoria de base aqui também , não é so a dupla grenal que tem jogadores para esta categoria, Novo Hamburgo também tem!!!!!!!!!!!!!
Assiti o jogo do inter contra o sapucaiense ontem pela copa fgf sub 17 e vi a atuação dos jogadores do inter pra mim quem mais se destaca éo volante marlon bica e o lateral Cladui winck esses jogam muito certo que teram carreira no profissional !!! Eo o gremio dispensou o claudio winck !! é mole heheheh
não tem vaga para o jovem Eliel (volante) do Pedra Branca f.c de Alvorada?? Ele esta numa grande fase.
Fui professora do Claudio Winck na Educação Infantil. Para nós, professores, ver um aluno que se destaca nas mais variadas áreas é muito gratificante. E como portonense, então, nem se fala. É o orgulho da cidade. Ele sempre foi muito dedicado, amigo de todos, excelente aluno. Parabéns, Claudio!
Pra variar, SEIS do GLORIOSO e três dos que sofrem….
Excelente iniciativa que formar uma seleção gaucha .
Foi neste tipo de seleção , que surgiram Branco na epoca Guarany de Bage , Dunga inter , Renato no gremio .Porem nao vejo nenhum jogador do interior nesta convocação , Atenção ao trabalho feito nos clubes do interior , O Rio Grande do sul e bem maior que a grande porto alegre . Atençao
Abraço
Tenho absoluta certeza de que se o treinador da seleção visse em ação o jogador Fernando sub-17 do Esporte Clube Pelotas, o convocaria para esta competição. Embora não tenha maiores informações sobre os convocados para a posição, duvido que algum deles jogue mais do que o Fernando.
Vi várias vezes o Misael(ou Misa, como o chamamos) jogando futsal ou futebol de campo aqui em Três de Maio….até então um pouco preguiçoso nos treinamentos, mas nos jogos jogava com raça, dedicação, rápidez e técnica apesar de ser um pouco franzino. Goleador nato. Com certeza vai muito longe, tenho certeza disso…..Estamos torcendo muito….
Acompanho o futebol gaúcho e o melhor está na dupla mesmo..(no juvenil) os que não jogam no gremio/inter sonham em estar lá, então acho que está ótimo a convocação tanto da gaucha quanto da brasileira!!
tem tambem a guirizada do porto alegre q ganhou dos selecionavel do inter por 1/0 de uma olhada nos guiris do porto
O Jonathan é um grande atleta, tem um grande potencial, velocidade e uma perna esquerda certeira. Se ele tiver oportunidades no time titular, vai vingar… no profissional do Grêmio já deveria estar jogando, pois aguentar o Gilson é dose!!! Em tempo, o garoto é da cidade de Barão/RS.
Guardem este nome, vai dar muitas alegrias para a torcida gremista e, quem sabe, brasileira!
Um abraço a todos!
A sorte é que o campeonato é sul americano porque, com tanto jogador do Inter, se fosse jogar contra uma seleção africana, de mesma origem do Mazembe, seria um novo fiasco.
Fala-se na estatura do andré q não é invejável pois tem 1,79,não se esqueça q o guri ainda está em faze de crescimento e que aparte tácnica dele é muito boa foi dito,só que sempre falam em corpo ou estatura,praque esse tipo de comentários?Convocou tá convocado e pronto,agora espera o resultado.
Esse Matheus não é o irmão do Maylson?
[...] mais > Raio-X: técnico da seleção sub-17 avalia jogadores da Dupla convocados > Reveja os nomes dos 26 chamados por Emerson Ávila > VÍDEO: conheça os talentos da Dupla [...]