Antes de continuar lendo, veja este vídeo:
Habib Makanjuola Abdul Fatai é um jogador forjado nas ruas de Osogbo, na Nigéria, e contratado em 2012 pelo Chelsea quando tinha 13 anos. O meia-atacante nigeriano é um dos atletas mais novos presentes no Mundial sub-17, nos Emirados Árabes _ o Brasil só jogadores acima dos 16, por exemplo. Nem por isso se furta em almejar ser escolhido o craque do campeonato com apenas 14 anos.
Makanjoula foi descoberto em torneios freestyle da Red Bull e levado a Stamford Bridge depois de ser pretendido por clubes como Arsenal, Barcelona e Lyon. Sua habilidade como malabarista da bola o faz alternar os períodos de treinamento com campanhas publicitárias e programas de televisão. No entanto, quem pensa que ele é uma espécie de Kerlon Foquinha, se engana. Há quem o compare a Messi, Xavi e Iniesta. Ele mesmo já disse em entrevistas:
- Sei que Jay-Jay Okocha é uma lenda, mas posso ser melhor que ele _ garantiu Makanjuola, prevendo superar o habilidoso craque da seleção nigeriana dos anos 1990 e 2000.
O garoto também é um fervoroso discípulo da RCCG, a Igreja Cristã de Deus Remido, uma igreja protestante nigeriana. Estuda em uma escola que segue a doutrina próxima ao campo de treinamento. Foi até mesmo no altar da paróquia que gravou um de seus vídeos mais difundidos na internet:
A Nigéria está no grupo F, com Suécia, México e Iraque. A estréia é neste sábado contra os mexicanos.
Vou prestar atenção nos próximos jogos da Nigéria.