Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Craque do Brasileirão x Bola de Prata

09 de dezembro de 2008 10

Confiram as escalações e comparem para analisar qual seleção está melhor escalada e melhor distribuída taticamente

Ontem, ao mesmo tempo, a CBF e a revista Placar divulgaram o resultado das premiações “Craque do Brasileirão” e “Bola de Prata”. Com base nas duas escalações, fiz uma simulação de enfrentamento. Claro que essa simulação fica prejudicada porque quatro jogadores estão nas duas relações.

Os volantes Hernanes e Ramires, o zagueiro Miranda e o lateral-esquerdo Juan aparecem nas listas da CBF e da Placar. Ainda assim, dá para colocar frente-a-frente as duas seleções.

Ambas são semelhantes na características, e me obrigam a pensar em um sistema tático 4-4-2 com meio-campo em quadrado. Principalmente, devido à presença de articuladores um pouco parecidos.

A da CBF é mais ofensiva. O meio-campo do Craque do Brasileirão tem Diego Souza e Alex. São jogadores que gostam de jogar muito perto da área. No Inter, Alex faz a ligação entre o meio-campo e Nilmar. E Diego Souza chegou a ser escalado no Palmeiras em função semelhante, quase como um segundo atacante.

Já a da Placar conta com dois meias que privilegiam a posse de bola – Tcheco e Wagner são os meias do Bola de Prata. Tcheco pode ser um meia marcador, dependendo da circunstância. E Wagner, da mesma forma, também cumpre funções táticas mais abrangentes, além de se aproximar bastante da área.

Outra diferença importante é no ataque. A seleção do Craque do Brasileirão tem dois centroavantes – Alex Mineiro e Kléber Pereira, o que sugere muita jogada pelos lados e cruzamentos – um contrasenso à presença de meias finalizadores e condutores de bola como Alex e Diego Souza.

Por isso, acredito que a seleção da Bola de Prata está mais equilibrada. Na frente, estão Borges – que mesmo sendo um centroavante, também se movimenta – e Nilmar. Essa dupla favoreceria o estilo de jogo de Tcheco e de Wagner.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (10)

  • Roger diz: 9 de dezembro de 2008

    Em compensação, com Alex e Diego Souza no meio, o poder de chute de fora do time, aliado a faro de gol pra rebote poderia ganhar o jogo.

  • Braulio/Itaqui diz: 10 de dezembro de 2008

    Vamos?! Nilmar o melhor atacante em atividade;Alex o melhor meia atacante;Guinazu o melhor na função;Vitor muito bom;É o eixo Rio-São Paulo sempre se achando.

  • Daniel Machado diz: 10 de dezembro de 2008

    Eduardo,

    Acho que no final tu só fez ánalise pela movimentação. Porém, os dois atacantes da seleção da CBF favorecem mais os dois articuladores da seleção a placar.

    Tanto Tcheco, quanto Wagner, têm na bola parada uma das principais forças. Nilmar e Borges não são tãos bons por cima, quanto Alex Mineiro e Kléber Pereira.

  • André Luiz Missio diz: 10 de dezembro de 2008

    Os dois time são bons, mas eu prefiro o zagueiro do Grêmio, o Réver… Na meia nos dois times prefiro Tcheco e Alex, um mais ofensivo que o outro, Alex chegando no ataque e tcheco armando a jogada e ficando na marcação. Goleiro sou muito mais Victor. E pra quem falou que Tcheco some em decisões o que ele me fala do alex contra o Estudiantes no Beira Rio???

  • Maurício Krug diz: 10 de dezembro de 2008

    Só na seleção da placar mesmo pra ter tcheco e não Alex no meio campo! hahahahaha um pipoqueiro brabo, que na hora da decisão some…nunca ganhou nada!!! A Placar esta chegando perto do Ari toledo! hahahahahaha

  • Alex Wolff diz: 10 de dezembro de 2008

    Os laterais de ambas as seleções apoiam muito, e volantes que sempre chegam ao ataque, essas equipes são inviáveis com só 2 zagueiros.

  • Anderson diz: 9 de dezembro de 2008

    Premio ridiculo, o Celso Roth,foi por mais da metade do campeonato o 1° colocado e levou o 3° lugar nos tecnicos, o Luxenburgo nao ficou nenhuma rodada como lider e levou o 2º lugar.

  • Campeão de Tudo diz: 9 de dezembro de 2008

    Amigo Anderson, cavalo paraguaio até no técnico meu garato, pocotó pocotó pocotó

  • Fred Fonseca diz: 10 de dezembro de 2008

    Ô Cecco! Fala da defesa aí! Qual tu acha mais equilibrada? O melhor goleiro? Vitor x Léo Moura? Abração

    Resposta do Cecconi: Grande Fred! Eu prefiro Vitor a Léo Moura na lateral-direita, mas o Thiago Silva é melhor que André Dias. Como também coloco o goleiro Victor à frente do Rogério Ceni neste Brasileirão, a defesa mais equilibrada me parece a da CBF. Abração meu bruxo!

  • Taylor diz: 10 de dezembro de 2008

    Por que Ramires nos dois times e o Guiñazu…

Envie seu Comentário