Não há no momento jogador mais contestado no Grêmio, acredito, que o centroavante Alex Mineiro. Isso porque o camisa 9 protagoniza um dilema: contratado para fazer gols (o que não aconteceu até agora), ele está participando apenas da preparação de jogadas.
Hoje, pode-se caracterizar Alex Mineiro como um “meio-pivô”. Certamente, a participação dele fazendo “a parede” para as infiltrações dos alas e do companheiro de ataque Jonas é uma determinação tática do técnico Celso Roth. Está dando certo. Mas Alex Mineiro executa apenas metade da função.
Não sei se isso também faz parte da orientação do treinador, ou se deve a alguma deficiência técnica momentânea que ele apresenta: Alex Mineiro não gira sobre o marcador. A tática individual do pivô, função nascida do futsal, tem duas atribuições: fazer a parede, e girar para sair de frente para o gol. O camisa 9 do Grêmio tem realizado apenas a primeira parte, por isso o chamei de “meio-pivô”.
Jogando nesta função, Alex Mineiro se movimenta em uma faixa muito restrita de campo, delimitada pelas linhas laterais da grande área, e com uma profundidade de poucos passos, entre a meia-lua e a marca do pênalti - como está destacado em azul no diagrama tático que ilustra o post. É dali que partem suas contribuições nas tabelas curtas – principalmente com Ruy – mas também com Fábio Santos e Jonas – assim nasceu o primeiro gol do Grêmio contra o Aurora. Alex Mineiro recebe, devolve de primeira e “pifa” o companheiro.
Não vi ainda uma estatística específica sobre isso, mas acredito que o Grêmio deve ter estes números – que, na teoria, amparam a titularidade do Alex Mineiro: suponho que ele tenha participado ativamente, na “construção da parede”, de pelo menos metade das oportunidades de gol criadas pelo Grêmio na temporada. Um excelente meio-pivô. Falta, agora, fazer gols. Girar sobre o marcador, apresentar-se para outras jogadas que não apenas um toque curto.
Para esclarecer o que eu acredito que esteja faltando para Alex Mineiro aliar a boa capacidade de servir os companheiros com a marcação de gols – fato que vai pesar na concorrência pela camisa 9 com Maxi López e Herrera – peço a vocês que reparem, no vídeo abaixo, em uma jogada do centroavante botafoguense Reinaldo.
O trecho do vídeo, retirado do site globoesporte.com, está entre 1min47seg e 1min55seg. Reinaldo recebe a bola, e ao invés de se acomodar em devolver, fazendo a parede, ele gira rápido sobre a marcação e bate de primeira. Exatamente o que está faltando para Alex Mineiro. Confiram:
Postado por Eduardo Cecconi