Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Adversário do Inter tem muitos improvisos

24 de abril de 2009 33

Náutico passou de fase com cinco zagueiros de origem, e um atacante no meio-campo

O Náutico passou ontem à noite pelo Criciúma com uma vitória de 3 a 2, de virada, e vai enfrentar o Inter na Copa do Brasil. Assisti ao jogo e me esforcei por fazer uma análise do próximo adversário colorado. Mas não será nada fácil promover este debate.

O técnico Waldemar Lemos, com desfalques na equipe, escalou o Náutico com cinco zagueiros, segundo o próprio site oficial do clube: Negretti, Gladstone, Asprilla, Vágner e Galiardo. E este amontoado de defensores provocou uma enormidade de percepções diferentes. Nos jornais, por exemplo, a ficha técnica do Náutico consta como sistema tático o 3-5-2.

Posso estar enganado, mas vi o Náutico jogar no 4-4-2. E com um desenho de meio campo bem parecido com o do Inter – o losango. O ex-colorado Derley é o volante centralizado, com Galiardo pela direita e Asprilla pela esquerda, e Carlinhos Bala é o meia-atacante que liga o setor aos homens de frente – Gilmar e Adriano Magrão.

Mas, com cinco zagueiros distribuídos em dois setores, e o atacante Carlinhos Bala recuado para a articulação, utilizando a camisa 10, fica evidente que a equipe tem muitos improvisos. No diagrama tático que ilustra o post, a formação do Náutico já conta com o lateral-direito Sidny, que retorna ao clube e entrou durante o jogo. Com ele, este 4-4-2 fica ainda mais claro para mim. Sidny é um lateral muito apoiador e rápido.

Aliás, as características de Sidny podem ser consideradas também as da própria equipe. O Náutico é um time sem muito toque de bola ou variações de jogadas. O time aposta tudo na velocidade do trio ofensivo, com Carlinhos Bala – ora nas infiltrações, ora pelos lados; na ligação direta a Gilmar e Adriano Magrão; ou também na passagem de Sidny. Mas, apesar da velocidade destes jogadores, todos têm problemas de acabamento, e muitas jogadas terminam com passes mal-feitos, cruzamentos ruins ou chutes desviados.

Sem acompanhar o dia-a-dia do Náutico fica difícil saber até que ponto Waldemar Lemos vai manter os improvisos contra o Inter. E se este desenho tático – que proporcionaria um duelo espelhado contra o Inter – irá permanecer. Mas a escalação de zagueiros em outros setores indica que o técnico do clube pernambucano tem uma predileção pela proteção à defesa, apostando tudo na velocidade dos três homens de frente.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (33)

  • André Dariva diz: 24 de abril de 2009

    Olá, Eduardo. Gosto muito de ler sobre táticas, estratégias de jogo. Gostaria de saber se tu tens um livro sobre o assunto ou se poderia me indicar algum livro que fale de estratégias e táticas no futebol. Obrigado. Abraço

  • João Henrique diz: 24 de abril de 2009

    O Náutico tem um bom time. Gilmar marcou 19 gols na temporada, Adriano Magrão é um baita centroavante e Carlinhos Bala dispensa comentários.Esse defensivismo todo pode ser explicado porque o Náutico perdeu a decisão pro Sport, e perder o titulo pro Sport e ainda ser eliminado na Copa do Brasil seria fogo,ou então por lesões,enfim, acontece o mesmo com o América,ABC etc. Fora o Náutico deve ir fechadinho,mas em casa arrisco que vai com tudo.Torcida nessas horas faz uma difereça…

  • Jefferson Coronel diz: 24 de abril de 2009

    O Inter que se cuide. O time está muito bem e vem aplicando goleadas e sendo elogiado pela imprensa. Isso pode ser fatal e não raro acaba se transformando justamente no maior reforço dos adversários. Futebol é assim mesm… Cuidado Inter, pés no chão e humildade com o bom time do Náutico.

  • Vagner Silveira diz: 24 de abril de 2009

    Realmente é preciso se esforçar para ver um desenho tático do time do Naútico. Vi o jogo e me parece que qualquer uma das equipes que passasse não representaria dificuldade para o Inter. Acho que ainda não é o teste de dificuldade que a imprensa está esperando para testar o Inter.

  • jose clair diz: 24 de abril de 2009

    vc não pode esquecer do kuky. Junto com o “bala” dá muita movimentação ao ataque, mesmo estando fora de forma e já ser usado!!!

  • Mini Chicken diz: 24 de abril de 2009

    Meu medo eh q Deus prometa o título da copa do brasil pro carlinhos bala de novo. Aí danou-se…

  • rafael hidalgo rosito diz: 24 de abril de 2009

    Vamos engolir estas caras vivos….goleando eles naquele pedaço de arquibancada que eles ousam chamar de “estadio“

  • Jarbas Júnior diz: 24 de abril de 2009

    Também não acho q seja um teste de dificuldade pro Inter, a não ser o jogo em Recife, pois é dificil jogar lá, pelo gramado péssimo e pela torcida deles, q lota o estádio e pressiona o adversário, mas pelo time do Náutico, não acredito ser uma grande dificuldade, por mais q eles sejam uma “boa” equipe, o Inter é de longee mto superior! O grande teste pro Inter vai ser um possível confronto com o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil, ou Contra o Corinthians no Brasileiro. Dá-lhe Inter!

  • Eduardo Colorado diz: 24 de abril de 2009

    Bah eu to com medo, SOU COLORADO E TO COM MEDO….

    VAI QUE O CARLINHOS BALA E O BOLACHA KUKI FAÇAM O CRIME…………..

    HEHEHEHHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

    MAIS UM BOM JOGO TREINO QUE VOU AO BEIRA VER, O TIMBU JA SE FU….

    DÁ-LHE INTER….

  • Alexandre Barcelos diz: 24 de abril de 2009

    Este time é barbada, o Grêmio
    ganhou jogando com sete.

  • Luiz Carlos Knopp diz: 24 de abril de 2009

    Quando entrou o jogador Juliano (que acabou fazendo o terceiro gol) na armação o Carlinhos Bala teve um posicionamento mais ofensivo. O Grande nome do jogo foi o goleiro do Criciuma e o Náutico deveria ter ganho (pelo que jogou) com muito mais folga.

  • MIGUEL diz: 24 de abril de 2009

    muito complicado mas na via das duvidas é bom ter cuidado c ous em esquema o inter vai massacra os manos só nunca mais qro ver meu inter galinha morta como vi contra aqle timeco do sport ano passado VAI SER TD DIFERENTE DALLE E SUA TURMA VAUM DA DE RELHO P RAIVA DOS GREMISTAS Q ANDA TAUM MAL

  • castelo diz: 24 de abril de 2009

    4 a 0 ta bom!

  • Rui diz: 24 de abril de 2009

    Não sei mas com 7 em campo já é o suficiente pra ganhar desse timaço do Náutico….o Mano pode dar a barbada….se bem que ano passado perderam pra 10 no Recife………….

  • neto diz: 24 de abril de 2009

    ae cara
    muito legal seu blog
    sempre procurei um site assim pra da uma analisada em algumas taticas
    continue com o bom trabalho
    ps: poderia fazer uma analise do flamengo do cuca e/ou dos outros times que ele treinou que apesar de nao ganharem titulos sempre jogaram um futebol vistoso.
    Parabens ae!!!

  • renato diz: 24 de abril de 2009

    o náutico é fraco, do mesmo padrão ou melhor que a maioria dos times que disputam a libertadores – essa sim a competição mais fácil desse ano – mas acho que o inter vence pela equipe que tem, já os tricô-linos vão chorar no final de novo

  • Paulo diz: 24 de abril de 2009

    Mais 5 !!

  • Alexandre Perin diz: 24 de abril de 2009

    Como foi o Derley no jogo? O pessoal de lá tem elogiado ele, acompanho em fóruns de futebol nordestino

  • gremino diz: 24 de abril de 2009

    Meu Deus!!!
    Que matéria… todos os dias a imprensa gaucha faz qualquer acontecimento do inter um grande acontecimento, promovem um simples ruralito mais importante que uma libertadores, um adversário da copa do brasil mais importante que os da libertadores.
    Sinceramente cada dia leio menos o jornalismo gaucho.

  • LIBERTADORES diz: 24 de abril de 2009

    NÃO É O NAUTICO Q É FRACO. ESTES SÃO OS TIMES DA COPA DO BRASIL. OS MELHORES NÃO PODEM JOGAR ESTE TORNEIO, ESTÃO JOGANDO UMA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

  • Maurino Pedro Mendes diz: 24 de abril de 2009

    Vi o jogo do náltico,é muito,mais muito ruim….

  • Vicente diz: 24 de abril de 2009

    Se empatar alguma das partidas com esse timeco do Nautico “LARGO DE MÃO”…

  • Ricardo diz: 24 de abril de 2009

    gremino, fiquei impressionado com o seu comentário. Realmente estão analisando o Náutico e prevendo dificuldades. Não é jogo jogado, mas o Inter deve vencer por ser MUITO melhor. Só não vamos exagerar fazendo DVD da Batalha dos Aflitos. Alcançamos uma dimensão muito maior e nos acostumamos a jogar e a ganhar do Barcelona, da Inter de Milão e do Boca.

  • SANDRO MARTINI VARGAS diz: 24 de abril de 2009

    Os gremistas choram de emoção ao lembrar da “Batalha dos Falidos”.. Até em filme se transformou !! Dá-lhe INTER !! 100 anos de glórias !! 100 anos de 1ª DIVISÃO !!

  • o gramado dos Aflitos diz: 25 de abril de 2009

    Embora toda a badalação em cima do Internacional, ISSO deve ficar de lado ja no primeiro jogo. aproveitar a vantagem que o primeiro jogo é fora e ao Menos não levar gol la´. Estou sendo cauteloso demais, mas a realidade é que ja fomos eliminados antes por times como Paulista. Acho melhor fazer como quando do GUARANI. Ir para nao perder e se puder ganhar. TITE ira respeitar o Nautico fazendo o Inter jogar . Isso é bom. o problema é o Gramado dos aflitos. Piora a cada ano.

  • Antonio diz: 24 de abril de 2009

    O INTER deveria na COPA DO BRASIL jogar a partida fora com os RESERVAS e deixar os titulares só para jogos no BEIRA RIO…..barbadaa…..

  • Fernando diz: 24 de abril de 2009

    Não esqueçam que no ano passado o jogo tb estava ganho e o Inter com todo aquele timão caiu diante do Sport. Vamos com cautela, pois o excesso de confiança pode atrapalhar. Futebol se ganha dentro de campo meus amigos.

  • Nelson diz: 24 de abril de 2009

    Como o Náutico já ganhou do Intern no Beira Rio, não tenho dúvida que vamos quebrar a banca Colorada, quarta-feira, nos Aflitos. Meu palpite: 3 a 0. Em Porto Alegre, ganharemos de 1 a 0. Dá-lhe, Náutico. Olê, Náutico.

  • João Henrique diz: 25 de abril de 2009

    Cecconi, te aconselho que você veja depois se tiver um tempinho o jogo Lyon 0 x 0 Paris Saint-Germain que ocorreu nessa sexta. A partida em si não tem nada demais, o interessante são as variações que o PSG usa no decorrer da partida: 3-5-2, 4-4-2 e 4-5-1 ou 3-6-1 – infelizmente não consegui identificar direito se era o 3-6-1 ou 4-5-1,porque inventei de não fazer anotações e acabei me confundindo. Abs

  • Sacizão diz: 24 de abril de 2009

    Recado ao Daniel Santos : Pára de ficar lendo notícias do Inter, vai cuidar do teu time birebaixado. Desde o ano passado o Inter superou essa questão do jogo fora, e contra o guarani ele venceu fora. Sobre o post, é bom lembrar que o Galiardo foi expulso, e portanto não jogará a primeira partida contra o Inter. Mas que venha o touro, em forma de bifes!

  • DANIEL R SANTOS diz: 24 de abril de 2009

    O INTERESSANTE NESTE CONFRONTO SERÁ VER COMO O INTER SE PORTARÁ JOGANDO EM RECIFE. DESDE O ANO PASSADO, COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES (CONTRA O ESTUDIANTES E BOCA), O INTER NÃO SE DEU BEM JOGANDO FORA DE CASA, COM ATUAÇÕES MUITO RUINS. E NESSE ANO, CONTRA O GUARANI E UNIÃO RONDONÓPOLIS, JOGANDO FORA DE CASA, ATUOU MAL. TIRAREMOS A PROVA: SERÁ QUE O INTER EM 2009 AINDA É O MESMO CASEIRO DE 2008?

  • Marcelo Costa diz: 25 de abril de 2009

    Muito bom o blog. Gosto muito de análises táticas dos times. Parabéns. Também tenho um blog sobre análises táticas, bem mais modesto. Abraços a todos. http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

  • Paulo diz: 24 de abril de 2009

    Onde posso encontrar ingressos para o jogo contra o Flamengo na proxima fase??

Envie seu Comentário