Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Faltava um primeiro volante ao Grêmio

30 de abril de 2009 56

Diagrama com três simulações táticas para o Grêmio a partir da chegada do volante Túlio

Nestas minhas férias, pensei em escrever sobre a principal carência do Grêmio em 2009: a ausência de um primeiro volante no grupo. Ainda bem que nada publiquei, sob risco de ver o texto envelhecer rapidamente. Isso porque hoje a diretoria do Tricolor anunciou a contratação do volante Túlio, veterano ex-Botafogo, que não vinha sendo aproveitado por Mano Menezes no Corinthians.

Não proponho a discussão sobre Túlio, mas sim sobre a função. Com o naufrágio da inexplicável contratação de Diogo, e vendo em Adilson um jogador sem as características exigidas para desempenhar esta tática individual, o novo reforço gremista chega sem concorrência no elenco. Provavelmente, será titular do Grêmio na Libertadores, qualquer que seja o sistema tático escolhido – hipótese que será invalidada apenas se Túlio não estiver em boas condições técnicas e/ou físicas, situação que me foge ao alcance por não ter observado ele no Timão.

No diagrama tático que ilustra o post, proponho três variações táticas possíveis a partir da chegada de Túlio ao Grêmio. Faltava o primeiro volante marcador ao técnico Marcelo Rospide, e ao futuro treinador efetivo da equipe. Comecemos pelo 3-5-2, que era o predileto de Celso Roth, e se mantém como preferencial de Rospide.

No 3-5-2, Túlio pode fazer a cobertura dos alas que ainda não foi vista em jogos de alta exigência. Nem mesmo quando Roth escalou o zagueiro Réver no setor o problema se resolveu. É claro que agrava a situação a escolha pela marcação individual, abrindo a frente da área e impedindo a composição dos alas pelo meio. Mas se Túlio se mantiver centralizado, ele pode auxiliar na manutenção do controle no meio-campo, e no socorro aos alas.

No 4-4-2, pensei em um desenho de meio-campo parecido com o adotado por Tite no Inter. Túlio, centralizado, protegeria a frente da área; Adilson e Tcheco formariam a segunda linha, com o jovem mais recuado, e o capitão mais adiantado. E Souza seria o articulador, próximo dos atacantes.

Há ainda – porque não – um 4-3-3 viável ao Grêmio. Novamente, a presença de um primeiro volante de ofício permitiria um alinhamento de meio-campo entre Tcheco e Souza, e a escalação de Alex Mineiro (ou Herrera) na companhia de Jonas e Maxi López. Bastaria adotar o sistema de marcação que Corinthians, Chelsea, Santos, Barcelona e outras equipes fazem: pressão na saída de bola, e recuo de um (ou dois atacantes) para alinhar pelo menos quatro marcadores à frente da linha defensiva.

São todas variações possíveis não pela chegada de Túlio, mas pela contratação de um primeiro volante. Resta saber se Rospide e o novo treinador estarão dispostos a testar novas possibilidades, ou se o 3-5-2 será mantido. E se Túlio vai desempenhar com sucesso a função para justificar sua entrada imediata na equipe. Existem ainda outras possibilidades, por isso o espaço para comentários está aberto a quem quiser opinar…

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (56)

  • Adriano Del Grande diz: 1 de maio de 2009

    primeiro volante é pra time no 4-4-2…tanto que eduardo costa afundou no 3-5-2 do gremio ( já estava mal antes tb ). e falarem mal do Adilson é sacanagem. Jogou meio mal somente o último jogo. dizer que o wiliam magrao volta no lugar dele é um absurdo, que baita empresário deve ter

  • Andre Luis diz: 30 de abril de 2009

    Com a chegada do Tulio o 4-4-2 e o esquema ideal..Victor,Ruy,Leo,Rever,Fabio Santos;Tulio,Adilson,Souza,Tcheco;Herrera e Maxi Lopez. Da-lhe-Gremio tri da America!!

  • alex diz: 30 de abril de 2009

    acho que o tulio tem espaço no time do gremio. na minha opnião é um jogador para o gremio ou seja com muita raça e força de marcação, além de ter uma chegada muito forte ao ataque. com ele pode abolir o 3-5-2 no olimpico e retirar o rafael marques. parabens direção acho que a contratação foi muito boa.

  • Bruno Costa diz: 30 de abril de 2009

    Warken é bem melhor…
    É destaque…

  • Rodrigo Cazeiro diz: 1 de maio de 2009

    Com o elenco que temos, e praticamente a obrigatoriedade de Tcheco jogar (não sei por que), seria interessante um 4-4-2, com túlio9, Tcheco, Souza e Douglas Costa. Com o Douglas pela esquerda, segurando mais o Fábio Santos e Liberando o Ruy. O Túlio guardaria posição à frente da zaga e o Tcheco seria o elemento surpresa. Ah, e a zaga seria Léo e Réver.

  • leandro diz: 1 de maio de 2009

    Bom acho que seria legal também uma suposição com as clássicas linhas de 4. Tcheco [ou Adílson] de um lado, Souza do outro, Adílson [ou Tcheco] e Túlio mais pelo meio.

  • raul diz: 1 de maio de 2009

    Olá, só como sugestao: Por favor use azul nos posts sobre o grêmio. Vermelho me dá dor de barriga.. hehe

    Abraço e parabéns pelo Blog, algo diferenciado no meio da crônica esportiva nacional.

  • eu diz: 30 de abril de 2009

    Tudo bem que é um encaixe do Túlio na equipe, mas o Tcheco não rende como 2º volante, fica um jogador mediano e já está sendo alvo de críticas. O Roth ano passado só botava o Souza para as laterais pq não tinha como encaixar ele num meio campo com W. Magrão, Rafael Carioca e Tcheco. Só pq o Rafael saiu, eles recuaram o Tcheco pra dar oportunidade pro Souza. Quero ver o novo técnico sacar o Souza ou o Tcheco, pq ir até a Final da Liberta com 1 volante de ofício vai ser dificil.

  • Rudi diz: 1 de maio de 2009

    Eduardo; Sempre o melhor blog. Sugiro que publiques, na tua opinião, o melhor esquema (não tem treinador mesmo!) CONTRA Cruzeiro e Boca, que serão os jogos decisivos, na minha opinião. São os únicos dois times por tradição e histórico, que podem derrotar o Grêmio. Chegaremos até a semifinal (tem hífen?).
    Como parar o Boca e o Cruzeiro?
    Vai lá publica..
    SDS Tricolores.

  • sandro diz: 4 de maio de 2009

    Parece-me que o volante acostumado a jogar no 3x5x2 não oferece a necessária proteção à zaga,justamente por ser um jogador de área a área e acaba não fazendo uma coisa nem outra.Nem marca como volante,nem apóia como meia.Quando passa para o 4x4x2,ou 4x3x3,então,vira um Deus nos acuda,porque ele não sabe sequer fazer a cobertura dos laterais, quando necessário. Gostaria que você dissesse o que pensa disso.Vejo outros defeitos no 3x5x2,mas,hoje,gostaria de comentar apenas esse.

  • Claudio diz: 1 de maio de 2009

    Na teoria, com a chegada do Tulio, a formação que mais me parece adequada é o 4-4-2, sacando o R. Marques do time. Na teoria, até porque esse esquema precisa ser treinado e os jogadores se adaptarem a ele. E nao temos muito tempo pra isso na libertadores.

  • Claudio diz: 1 de maio de 2009

    Boa contratação. No lugar que faltava! Agora falta um meia de qualidade indiscutível e um zagueiro experiente, como foi o Schiavi em 2007.

  • Imortal Tricolor diz: 1 de maio de 2009

    4-4-2. Com esse plantel é o melhor esquema, sem sombra de dúvidas.
    Com o 3-5-2 teríamos de sacrificar o Adílson (o mais justo seria o Tcheco, mas convenhamos, isso não pode e nem vai ocorrer, eu, mesmo achando justo, sou CONTRA). E sou contra justamente porque, Tcheco não está jogando bem, pois não está na função em que joga bem. Com o 4-4-2 teríamos um ótimo meio-campo. Túlio, Adílson, Tcheco e Souza. O meio-campo é a cozinha do time, por isso não gosto do 3-5-2 (muito faceiro).

  • borracho diz: 1 de maio de 2009

    Cecconi queria saber quem tu acha melhor, Adilson ou William Magrao? Pq tem gente q acha o Magrao muito bom, mas q eu me lembre era o Rafael Carioca q fazia todo trabalho e ainda por cima tinha q concertar os erros dele(q nao eram poucos diga-se de passagem). Ja o Adilson pra mim tem muito mais qualidade tanto de marcaçao quanto pra sair jogando, alem de ser Gremista e Gaucho(e isso pesa muito na hora de defender o manto).

    Resposta do Cecconi: olá Borracho. Sei que muitos discordam, mas para a posição de segundo volante eu via no William Magrão melhores características – ele se aproxima mais dos homens de frente, faz gols e retorna para marcar. O Adilson, até por estar de primeiro volante, tem ajudado menos com a bola. Abraço.

  • Renato Gaúcho diz: 2 de maio de 2009

    SABE QUE JÁ ANDEI PENSANDO NESSE 4-4-2… DARIA UM BELO CALDO. TÚLIO NA SUA FUNÇÃO, ADILSON NA SUA FUNÇÃO E TCHECO NA SUA FUNÇÃO. PERFECT!!! ACHO QUE COMO VARIAÇÃO EM UM JOGO SERIA UM BOM COMEÇO…

  • José Henrique Johann diz: 1 de maio de 2009

    Entendo que o 3 5 2 sacrifica o capitão tcheco, que precisa marcar e armar, já tem uma certa idade e não tem a mesma mobilidade q o tinga em 2001, no consagrado 3 5 2 do tite. Com tcheco e souza, o esquema deveria ser o 4 4 2, no momento com tulio e adilson de volantes. Tiraria do time Leo ou Rafa Marques, embora o primeiro melhorou e o segundo faz boa temporada.

  • AlexTricolor diz: 1 de maio de 2009

    A solução é treinar a variação. Usar 4-4-2 qdo o adversário for mais fraco ou qdo necessita do placar, e o 3-5-2 na casa do adversário ou qdo um empate serve.

  • Fernando N diz: 30 de abril de 2009

    Pois é Cecconi,Me parece o 4-4-2 o melhor sistema, pois Adilson está bem. Tcheco, Adilson e Tulio fariam um meio campo bastante marcador heim, liberando o Souza num 4-3-1-2. Este 3-5-2 é um sistema frágil na minha opinião no Gremio. A não ser com proteção, mas aí vira um 4-4-2 com Réver adiantado. Então melhor adotar este esquema, antes que seja tarde. Abraço

  • Leonardo diz: 30 de abril de 2009

    Estive no ano passado no Rio por pouco mais de 1 mês e pude acompanhar alguns jogos do Botafogo e posso garantir que é uma contratação muito boa. E gostaria de ver o Grêmio no 4-3-3, mas com o Herrera no lugar do Alex Mineiro, pois é mais marcador e veloz!

  • fernando diz: 1 de maio de 2009

    caramba… e não tem uma simulaçãozinha SEM o Tcheco? Por mim, fica no 3-5-2, com Tulio, Adilson e Souza. Não quero perder outra Libertadores por amarelamentos já vistos…

    Resposta do Cecconi: olá Fernando, tudo bem? Acredito que no 3-5-2 somente com Souza de armador, o time perderia posse de bola e também saída de jogo. Marcaria muito mas apelaria para a ligação direta depois de recuperarabola. Abração!

  • MAURO DE IPANEMA diz: 1 de maio de 2009

    CECCONI FALTOU O CLÁSSICO 3-6-1. COMO SERIA A DIAGRAMAÇÃO TÁTICA?

    Resposta do Cecconi: olá Mauro. Nem desenhei o 3-6-1 com medo que a ideia seja adotada…hehehe. Abração!

  • elói diz: 2 de maio de 2009

    o prenda heloisa vai comentar sobre teu gauchão e a tal copa suruba,que coisa fica comentando em todas as matérias do GRÊMIO,afinal onde vcs querem chegar nós já estamos e tenha insônia

  • Pablo Cavalcanti diz: 1 de maio de 2009

    Cecconi, assim como você pesquisou nos seus “alfarrábios” sobre os esquemas que o Autuori mais utilizou na carreira de treinador, sugiro que faça o mesmo com o Túlio.
    No Botafogo ele sempre foi segundo volante e não primeiro. Mas também sei que ele foi primeiro no Goiás um bom tempo. Em que posição ele mais jogou afinal?
    Abraço.

  • Gabriel Nunes Motta diz: 1 de maio de 2009

    Baita contratação do gremio, um volante com a cara do gremio guerreiro e chega firme. Parabéns a diretoria.

  • Claudio diz: 1 de maio de 2009

    Independente de ser titular ou não, foi uma ótima contratação. Pontual, estratégica. Imagine se o Adilson nao pode jogar um jogo. Ou entao o Tcheco. Com a chegada do Tulio, esse problema estará resolvido. O meio pode ser formado com Tulio, Adilson e souza, ou Tulio, Tcheco e Souza. Parabens direção!

  • Thiago cardoso diz: 1 de maio de 2009

    gostei do 433 mas o desenho tatico o alex fica por dentro flow

  • sandro diz: 4 de maio de 2009

    Continuando.Cecconi,há tempos,fiz uma colocação,sobre a qual não houve resposta e gostaria de saber o que você acha.Detesto o 3x5x2,por várias razões.Uma delas,é que mata o volante.Ele,muitas vezes,se transforma num jogador de área a área,ou seja,marca razoavelmente e apóia razoavelmente,mas,não é especialista em nada.Isso faz com que ele tenha dificuldades na função estritamente defensiva,como a proteção à zaga e a cobertura dos alas,ou laterais,se for o caso de um 4x4x2.Parece que o volante ac

  • carlos diz: 1 de maio de 2009

    Eduardo. O teu blog é excelente.
    A escalação no 4-4-2 é a mais equilibrada, a meu ver. O Grêmio ganharia força no meio de campo. Apenas substituira o Jonas pelo Alex Mineiro ou Herera.

  • charles petry diz: 1 de maio de 2009

    Exelente contratação ao meu ver, nem creio que foi esta direção que trouxe ele.Quero saber quando vem um camisa 10 pro lugar do Tcheco? Este jogador é muito comum e a imprenssa fala demais nele.É um crime ver o Tcheco com a 10 do GREMIO !!!

  • Junior diz: 30 de abril de 2009

    Acho que por enquanto o Rospide vai deixar no 352 mesmo, mas se o novo tecnico for o Autuori acho que vai ser um 442, esse 433 acho que não funciona, pq vão ficar tres atacntes na frente e ainda recuar o Souza… mas é apenas minha opinião, pode ser que de certo.

  • Mau – grenalzito.blogspot.com diz: 30 de abril de 2009

    Acho o 4-4-2 perfeito assim… com Tulio E adilson na 2a. funçao. Vai funcionar.

  • Felipe diz: 30 de abril de 2009

    É impressionante como é só chegar alguém de fora pra já tentarem colocar o guri Adilson no banco. Túlio pode ser um bom reserva no máximo.

  • fernando diz: 30 de abril de 2009

    No 4.3.3 o Grêmio deveria jogar com dois atacantes mais leves pelas pontas. Já que você joga com três atacantes, necessita que dois deles voltem. Se jogassem Herrera e Jonas abertos e o Máxi enfiado, talvez os três voltassem e o sistema defensivo ficasse menos prejudicado.

  • juliano diz: 1 de maio de 2009

    Mas Claudio, o Schiavi mal jogou em 2007. Foi banco quase a Libertadores toda. Esqueceu ou é uma ironia que não percebi?

  • Wagner Miguel Correia Duarte diz: 1 de maio de 2009

    O esquema 4-3-3 com o Túlio de primeiro volante ficaria interessante com Tcheco e Adilson a frente no meio campo, formando o ataque com Souza e Jonas pelos lados e Maxi Lopes mais centralizado. Alex Mineiro não atravessa boa fase no momento.

  • sandro diz: 4 de maio de 2009

    Cecconi. Gostei de duas possibilidades. O 4x4x2, exatamente como você desenhou e um 4x3x3. Só que, para essa última, não sei se os atacantes têm velocidade e comprometimento suficiente para marcar os laterais e completar o meio, quando necessário. Sobre o 4x3x3, vejo ainda um problema. Penso que teria que sair o Tcheco, pois ele não tem poder de marcação suficiente e Tulio ficaria sobrecarregado. Outra, gostaria que você me respondesse uma dúvida, que coloquei há tempos, sem uma resposta sua. De

  • Edu diz: 1 de maio de 2009

    Túlio?!?!? fala sério…..

  • Imortal Tricolor diz: 1 de maio de 2009

    O 3-5-2 é defensivo demais quando não deve, e defensivo de menos quando deve. É um sistema bem estranho na minha humilde opinião. Definitivamente, não gosto. Temo apenas sobre qual seria o resultado de uma mudança de sistema a essa altura. O Roth até fez alguns testes, não foram muito bons (é óbvio, com Roth ia ser difícil). Mas acho que o que faltava era um 1º volante, agora não falta mais. Próxima contratação: lateral-direito, urgente, se o Ruy se quebra ficamos capengas.

  • augusto genz diz: 2 de maio de 2009

    grande cecconi, sempre com as melhores análises táticas. e só te dão destaque como “o do blog entrevero”. acho que a concorrência tá com medo, hein? hehehe

    mas vamos lá, nao te faz de rogado e diz pra galera qual a formação que tu considera ideal para o plantel do gremio?

    eu iria de 4-4-2, neste mesmo sistema de losango que tu desenhou.

  • Nicolas diz: 30 de abril de 2009

    Simulação de Grêmio no 4-5-1 (4-2-3-1): Victor; Ruy, Léo, Réver, Fábio Santos; Túlio, Adílson; Souza, Tcheco, Douglas Costa; Maxi Lopez.

  • Luiz Paulo Telo diz: 4 de maio de 2009

    O Túlio é uma ótima contratação, ainda mais sendo o Túlio do Botafogo, e não esse, sem oportunidade no Corinthians. Não vem pra ser titular imediato, briga pela posição, pois, no 3-5-2, Adilson até agora tem mostrado bom futebol. A opção do 4-4-2 é interessantíssima, com Tulio e Adilson na volancia. Assim, gostaria de ver o Grêmio jogando.

  • Numa H diz: 1 de maio de 2009

    E lá vem final com Grêmio e boca outra vez. tomara que a história seja diferente.

  • Luis Felipe Dupont diz: 30 de abril de 2009

    1º- Souza não é marcador, joga melhor quando joga solto, sem disciplina tática, portanto o 4-3-3 está descartado, pois teríamos um meio campo pouco combativo. 2º- No 4-4-2 Ruy sobe muito ao ataque, e precisa de alguém para tabelar no meio e que cubra suas subidas. O nome desse cara é W. Magrão, mas tá machucado. Acho que Adilson não se enquadra nessa função. 3º- Se Rospide mudar e não der certo, desestabiliza o grupo, por isso agora o melhor seria manter o 3-5-2, saindo Adilson e entrando Tulio.

  • beto diz: 1 de maio de 2009

    Concordo com o Thales, nao acho que um primeiro volante seja necessario num esquema 3-5-2 em que a cobertura ja existe numero maior de zagueiros e defensores capazes de exercer marcacao e cobertura. Senao o time fica por demais defensivo. E sim, achava o Gremio de Roth por demais defensivo, especialmente quando jogava em casa. Tambem estou preocupado com o numero de jogadores com mais de 32 anos.

  • HELOÍSA PIRES diz: 1 de maio de 2009

    ENTENDA-SE OS GREMISTAS!!!…O TÚLIO JÁ FÊZ AS MALAS CORRENDO E SE MANDOU PARA O JAPÃO, JOGAR NO “OITA TRINITA”. POIS ESSE É O MESMO TIME QUE VAI ENFRENTAR O INTER, NA COPA SURUGA, E QUE SERVE AGORA COMO CURRÍCULO NA VIDA DESSE JOGADOR!…”DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES!”…

  • Thales diz: 1 de maio de 2009

    Gosto do esquema 4-4-2 com estes jogadores. Acho que o Tulio não fôlego para desempenhar a função no 3-5-2. Acho que no 4-4-2 podemos ter um volante mais fixo (Tulio) e outro mais móvel e com boa saída de bola (Adilson). Tcheco e, principalmente, Souza rendem mais qdo nao preocupados com a marcação. A defesa fica protegida e conseguimos chegar com mais força no ataque. Acho que fica um time mais compacto. Do esquema no 442 acima, apenas mudaria o Leo pelo R. Marquez (q no momento está melhor)

  • Tiago Bueno Leal diz: 1 de maio de 2009

    O Adilson vem se destacando na equipe do Gremio e concerteza o Rospide ou o treinador que vier nao cometera o erro de tirar o garoto da equipe,ate porque acredito que a direcao pense em mante-lo na equipe para uma futura negociacao por se tratar de um jogador de 22 anos.Abraco

  • borracho diz: 1 de maio de 2009

    Agora so faltam mais alguns reforços (Joilson dizem q esta acertado e Leandro ex-palmeiras seriam uma boa nas laterais eo Molina no meio) pra formar o 4-4-2 TRI-CAMPEAO DA AMERICA!! Victor; Joilson, Leo, Rever e Fabio Santos; Tulio(Orteman), Adilson, Tcheco(Molina), e Souza; Herrera(Alex Mineiro) e Maxi Lopez;

  • Fabio diz: 1 de maio de 2009

    Particularmente prefiro o 4-4-2 com estes jogadores que ai estão, mas ano passado so levamos fumo neste esquema, entao tem que treinar e testar no brasileiro! Enquanto isso é manter o 3-5-2! Qto às criticas de alguns ao Tcheco, acho injustas, o cara ta fazendo a funçao que foi pedida e tem mostrado muita raça! Tem cada obsrvação aqui que so pode ser gozação, desde qdo precisa ser gaucho pra jogar num time do sul hj em dia, o que importa é raça e futebol, o resto é conversa muito da fiada!

  • thiago diz: 2 de maio de 2009

    Cecconi qual a principal debilidade do Adilson para você, acho ele um dos melhores do Grêmio atualmente, está brilhando na libertadores, qual a diferença dele para o Túlio e Tcheco?

  • marco diz: 2 de maio de 2009

    Nao vejo necessidade de tirar o adilson, que alias tem sido uma das otimas apostas e um dos melhores jogadores do gremio,nao desiste de nenhuma jogada e ja mostrou que sabe sair para o jogo, ate agora jogou mto bem na libertadores…Acho que tulio por enquanto e reserva…quem sabe no brasileiro ele conquista a posicao…

  • Cezar Morelle diz: 1 de maio de 2009

    Gostei das simulações….realmente vejo que precisamos de um lateral direito e um armador para grupo, o Lucio Flavio serve para banco….e no caso de cotratarmos o Joilson do SP ele pode jogar o libertadores ou será só para o brasileiro??

  • Rafael Dutra diz: 7 de maio de 2009

    Cecconi, Apenas para ilustrar, durante todo o tempo em que Túlio jogou no Botafogo ele teve com primeiro volante (este sim um autêntico1º voltante) o Leandro Guerreiro, ele atuava como segundo volante. Contudo, creido que ele pode fazer as vezes de primeiro volante, mas acho que o Adilson é mais jogador que ele, tem mais futuro e está crescendo cada vez mais, não sabemos ainda qual será seu limite, já Tulio sabemos até onde ele pode chegar.

    Abraço,

    Rafael

  • Guilherme diz: 7 de maio de 2009

    Ou então.
    Túlio, Adílson e Tcheco no meio e o Souza de ala direito bem ofensivo no lugar do Ruy.

    Ou então Túlio, Adílson e Tcheco no meio e o Souza de atacante no lugar do Jonas.

  • ness diz: 7 de maio de 2009

    Depois do jogo de hoje ficou claro q o Gremio precisa de dois laterais!

  • Maurício diz: 6 de maio de 2009

    Cara, não sei qual é o problema de todos com o Adilson. Ele é um bom jogar, um volante com muita mobilidade. Pra mim o time está bem assim, embora meu esquema preferido seja o 4-4-2.

Envie seu Comentário