Nestas minhas férias, pensei em escrever sobre a principal carência do Grêmio em 2009: a ausência de um primeiro volante no grupo. Ainda bem que nada publiquei, sob risco de ver o texto envelhecer rapidamente. Isso porque hoje a diretoria do Tricolor anunciou a contratação do volante Túlio, veterano ex-Botafogo, que não vinha sendo aproveitado por Mano Menezes no Corinthians.
Não proponho a discussão sobre Túlio, mas sim sobre a função. Com o naufrágio da inexplicável contratação de Diogo, e vendo em Adilson um jogador sem as características exigidas para desempenhar esta tática individual, o novo reforço gremista chega sem concorrência no elenco. Provavelmente, será titular do Grêmio na Libertadores, qualquer que seja o sistema tático escolhido – hipótese que será invalidada apenas se Túlio não estiver em boas condições técnicas e/ou físicas, situação que me foge ao alcance por não ter observado ele no Timão.
No diagrama tático que ilustra o post, proponho três variações táticas possíveis a partir da chegada de Túlio ao Grêmio. Faltava o primeiro volante marcador ao técnico Marcelo Rospide, e ao futuro treinador efetivo da equipe. Comecemos pelo 3-5-2, que era o predileto de Celso Roth, e se mantém como preferencial de Rospide.
No 3-5-2, Túlio pode fazer a cobertura dos alas que ainda não foi vista em jogos de alta exigência. Nem mesmo quando Roth escalou o zagueiro Réver no setor o problema se resolveu. É claro que agrava a situação a escolha pela marcação individual, abrindo a frente da área e impedindo a composição dos alas pelo meio. Mas se Túlio se mantiver centralizado, ele pode auxiliar na manutenção do controle no meio-campo, e no socorro aos alas.
No 4-4-2, pensei em um desenho de meio-campo parecido com o adotado por Tite no Inter. Túlio, centralizado, protegeria a frente da área; Adilson e Tcheco formariam a segunda linha, com o jovem mais recuado, e o capitão mais adiantado. E Souza seria o articulador, próximo dos atacantes.
Há ainda – porque não – um 4-3-3 viável ao Grêmio. Novamente, a presença de um primeiro volante de ofício permitiria um alinhamento de meio-campo entre Tcheco e Souza, e a escalação de Alex Mineiro (ou Herrera) na companhia de Jonas e Maxi López. Bastaria adotar o sistema de marcação que Corinthians, Chelsea, Santos, Barcelona e outras equipes fazem: pressão na saída de bola, e recuo de um (ou dois atacantes) para alinhar pelo menos quatro marcadores à frente da linha defensiva.
São todas variações possíveis não pela chegada de Túlio, mas pela contratação de um primeiro volante. Resta saber se Rospide e o novo treinador estarão dispostos a testar novas possibilidades, ou se o 3-5-2 será mantido. E se Túlio vai desempenhar com sucesso a função para justificar sua entrada imediata na equipe. Existem ainda outras possibilidades, por isso o espaço para comentários está aberto a quem quiser opinar…
Postado por Eduardo Cecconi
primeiro volante é pra time no 4-4-2…tanto que eduardo costa afundou no 3-5-2 do gremio ( já estava mal antes tb ). e falarem mal do Adilson é sacanagem. Jogou meio mal somente o último jogo. dizer que o wiliam magrao volta no lugar dele é um absurdo, que baita empresário deve ter
Com a chegada do Tulio o 4-4-2 e o esquema ideal..Victor,Ruy,Leo,Rever,Fabio Santos;Tulio,Adilson,Souza,Tcheco;Herrera e Maxi Lopez. Da-lhe-Gremio tri da America!!
acho que o tulio tem espaço no time do gremio. na minha opnião é um jogador para o gremio ou seja com muita raça e força de marcação, além de ter uma chegada muito forte ao ataque. com ele pode abolir o 3-5-2 no olimpico e retirar o rafael marques. parabens direção acho que a contratação foi muito boa.
Warken é bem melhor…
É destaque…
Com o elenco que temos, e praticamente a obrigatoriedade de Tcheco jogar (não sei por que), seria interessante um 4-4-2, com túlio9, Tcheco, Souza e Douglas Costa. Com o Douglas pela esquerda, segurando mais o Fábio Santos e Liberando o Ruy. O Túlio guardaria posição à frente da zaga e o Tcheco seria o elemento surpresa. Ah, e a zaga seria Léo e Réver.
Bom acho que seria legal também uma suposição com as clássicas linhas de 4. Tcheco [ou Adílson] de um lado, Souza do outro, Adílson [ou Tcheco] e Túlio mais pelo meio.
Olá, só como sugestao: Por favor use azul nos posts sobre o grêmio. Vermelho me dá dor de barriga.. hehe
Abraço e parabéns pelo Blog, algo diferenciado no meio da crônica esportiva nacional.
Tudo bem que é um encaixe do Túlio na equipe, mas o Tcheco não rende como 2º volante, fica um jogador mediano e já está sendo alvo de críticas. O Roth ano passado só botava o Souza para as laterais pq não tinha como encaixar ele num meio campo com W. Magrão, Rafael Carioca e Tcheco. Só pq o Rafael saiu, eles recuaram o Tcheco pra dar oportunidade pro Souza. Quero ver o novo técnico sacar o Souza ou o Tcheco, pq ir até a Final da Liberta com 1 volante de ofício vai ser dificil.
Eduardo; Sempre o melhor blog. Sugiro que publiques, na tua opinião, o melhor esquema (não tem treinador mesmo!) CONTRA Cruzeiro e Boca, que serão os jogos decisivos, na minha opinião. São os únicos dois times por tradição e histórico, que podem derrotar o Grêmio. Chegaremos até a semifinal (tem hífen?).
Como parar o Boca e o Cruzeiro?
Vai lá publica..
SDS Tricolores.
Parece-me que o volante acostumado a jogar no 3x5x2 não oferece a necessária proteção à zaga,justamente por ser um jogador de área a área e acaba não fazendo uma coisa nem outra.Nem marca como volante,nem apóia como meia.Quando passa para o 4x4x2,ou 4x3x3,então,vira um Deus nos acuda,porque ele não sabe sequer fazer a cobertura dos laterais, quando necessário. Gostaria que você dissesse o que pensa disso.Vejo outros defeitos no 3x5x2,mas,hoje,gostaria de comentar apenas esse.
Na teoria, com a chegada do Tulio, a formação que mais me parece adequada é o 4-4-2, sacando o R. Marques do time. Na teoria, até porque esse esquema precisa ser treinado e os jogadores se adaptarem a ele. E nao temos muito tempo pra isso na libertadores.
Boa contratação. No lugar que faltava! Agora falta um meia de qualidade indiscutível e um zagueiro experiente, como foi o Schiavi em 2007.
4-4-2. Com esse plantel é o melhor esquema, sem sombra de dúvidas.
Com o 3-5-2 teríamos de sacrificar o Adílson (o mais justo seria o Tcheco, mas convenhamos, isso não pode e nem vai ocorrer, eu, mesmo achando justo, sou CONTRA). E sou contra justamente porque, Tcheco não está jogando bem, pois não está na função em que joga bem. Com o 4-4-2 teríamos um ótimo meio-campo. Túlio, Adílson, Tcheco e Souza. O meio-campo é a cozinha do time, por isso não gosto do 3-5-2 (muito faceiro).
Cecconi queria saber quem tu acha melhor, Adilson ou William Magrao? Pq tem gente q acha o Magrao muito bom, mas q eu me lembre era o Rafael Carioca q fazia todo trabalho e ainda por cima tinha q concertar os erros dele(q nao eram poucos diga-se de passagem). Ja o Adilson pra mim tem muito mais qualidade tanto de marcaçao quanto pra sair jogando, alem de ser Gremista e Gaucho(e isso pesa muito na hora de defender o manto).
Resposta do Cecconi: olá Borracho. Sei que muitos discordam, mas para a posição de segundo volante eu via no William Magrão melhores características – ele se aproxima mais dos homens de frente, faz gols e retorna para marcar. O Adilson, até por estar de primeiro volante, tem ajudado menos com a bola. Abraço.
SABE QUE JÁ ANDEI PENSANDO NESSE 4-4-2… DARIA UM BELO CALDO. TÚLIO NA SUA FUNÇÃO, ADILSON NA SUA FUNÇÃO E TCHECO NA SUA FUNÇÃO. PERFECT!!! ACHO QUE COMO VARIAÇÃO EM UM JOGO SERIA UM BOM COMEÇO…
Entendo que o 3 5 2 sacrifica o capitão tcheco, que precisa marcar e armar, já tem uma certa idade e não tem a mesma mobilidade q o tinga em 2001, no consagrado 3 5 2 do tite. Com tcheco e souza, o esquema deveria ser o 4 4 2, no momento com tulio e adilson de volantes. Tiraria do time Leo ou Rafa Marques, embora o primeiro melhorou e o segundo faz boa temporada.
A solução é treinar a variação. Usar 4-4-2 qdo o adversário for mais fraco ou qdo necessita do placar, e o 3-5-2 na casa do adversário ou qdo um empate serve.
Pois é Cecconi,Me parece o 4-4-2 o melhor sistema, pois Adilson está bem. Tcheco, Adilson e Tulio fariam um meio campo bastante marcador heim, liberando o Souza num 4-3-1-2. Este 3-5-2 é um sistema frágil na minha opinião no Gremio. A não ser com proteção, mas aí vira um 4-4-2 com Réver adiantado. Então melhor adotar este esquema, antes que seja tarde. Abraço
Estive no ano passado no Rio por pouco mais de 1 mês e pude acompanhar alguns jogos do Botafogo e posso garantir que é uma contratação muito boa. E gostaria de ver o Grêmio no 4-3-3, mas com o Herrera no lugar do Alex Mineiro, pois é mais marcador e veloz!
caramba… e não tem uma simulaçãozinha SEM o Tcheco? Por mim, fica no 3-5-2, com Tulio, Adilson e Souza. Não quero perder outra Libertadores por amarelamentos já vistos…
Resposta do Cecconi: olá Fernando, tudo bem? Acredito que no 3-5-2 somente com Souza de armador, o time perderia posse de bola e também saída de jogo. Marcaria muito mas apelaria para a ligação direta depois de recuperarabola. Abração!
CECCONI FALTOU O CLÁSSICO 3-6-1. COMO SERIA A DIAGRAMAÇÃO TÁTICA?
Resposta do Cecconi: olá Mauro. Nem desenhei o 3-6-1 com medo que a ideia seja adotada…hehehe. Abração!
o prenda heloisa vai comentar sobre teu gauchão e a tal copa suruba,que coisa fica comentando em todas as matérias do GRÊMIO,afinal onde vcs querem chegar nós já estamos e tenha insônia
Cecconi, assim como você pesquisou nos seus “alfarrábios” sobre os esquemas que o Autuori mais utilizou na carreira de treinador, sugiro que faça o mesmo com o Túlio.
No Botafogo ele sempre foi segundo volante e não primeiro. Mas também sei que ele foi primeiro no Goiás um bom tempo. Em que posição ele mais jogou afinal?
Abraço.
Baita contratação do gremio, um volante com a cara do gremio guerreiro e chega firme. Parabéns a diretoria.
Independente de ser titular ou não, foi uma ótima contratação. Pontual, estratégica. Imagine se o Adilson nao pode jogar um jogo. Ou entao o Tcheco. Com a chegada do Tulio, esse problema estará resolvido. O meio pode ser formado com Tulio, Adilson e souza, ou Tulio, Tcheco e Souza. Parabens direção!
gostei do 433 mas o desenho tatico o alex fica por dentro flow
Continuando.Cecconi,há tempos,fiz uma colocação,sobre a qual não houve resposta e gostaria de saber o que você acha.Detesto o 3x5x2,por várias razões.Uma delas,é que mata o volante.Ele,muitas vezes,se transforma num jogador de área a área,ou seja,marca razoavelmente e apóia razoavelmente,mas,não é especialista em nada.Isso faz com que ele tenha dificuldades na função estritamente defensiva,como a proteção à zaga e a cobertura dos alas,ou laterais,se for o caso de um 4x4x2.Parece que o volante ac
Eduardo. O teu blog é excelente.
A escalação no 4-4-2 é a mais equilibrada, a meu ver. O Grêmio ganharia força no meio de campo. Apenas substituira o Jonas pelo Alex Mineiro ou Herera.
Exelente contratação ao meu ver, nem creio que foi esta direção que trouxe ele.Quero saber quando vem um camisa 10 pro lugar do Tcheco? Este jogador é muito comum e a imprenssa fala demais nele.É um crime ver o Tcheco com a 10 do GREMIO !!!
Acho que por enquanto o Rospide vai deixar no 352 mesmo, mas se o novo tecnico for o Autuori acho que vai ser um 442, esse 433 acho que não funciona, pq vão ficar tres atacntes na frente e ainda recuar o Souza… mas é apenas minha opinião, pode ser que de certo.
Acho o 4-4-2 perfeito assim… com Tulio E adilson na 2a. funçao. Vai funcionar.
É impressionante como é só chegar alguém de fora pra já tentarem colocar o guri Adilson no banco. Túlio pode ser um bom reserva no máximo.
No 4.3.3 o Grêmio deveria jogar com dois atacantes mais leves pelas pontas. Já que você joga com três atacantes, necessita que dois deles voltem. Se jogassem Herrera e Jonas abertos e o Máxi enfiado, talvez os três voltassem e o sistema defensivo ficasse menos prejudicado.
Mas Claudio, o Schiavi mal jogou em 2007. Foi banco quase a Libertadores toda. Esqueceu ou é uma ironia que não percebi?
O esquema 4-3-3 com o Túlio de primeiro volante ficaria interessante com Tcheco e Adilson a frente no meio campo, formando o ataque com Souza e Jonas pelos lados e Maxi Lopes mais centralizado. Alex Mineiro não atravessa boa fase no momento.
Cecconi. Gostei de duas possibilidades. O 4x4x2, exatamente como você desenhou e um 4x3x3. Só que, para essa última, não sei se os atacantes têm velocidade e comprometimento suficiente para marcar os laterais e completar o meio, quando necessário. Sobre o 4x3x3, vejo ainda um problema. Penso que teria que sair o Tcheco, pois ele não tem poder de marcação suficiente e Tulio ficaria sobrecarregado. Outra, gostaria que você me respondesse uma dúvida, que coloquei há tempos, sem uma resposta sua. De
Túlio?!?!? fala sério…..
O 3-5-2 é defensivo demais quando não deve, e defensivo de menos quando deve. É um sistema bem estranho na minha humilde opinião. Definitivamente, não gosto. Temo apenas sobre qual seria o resultado de uma mudança de sistema a essa altura. O Roth até fez alguns testes, não foram muito bons (é óbvio, com Roth ia ser difícil). Mas acho que o que faltava era um 1º volante, agora não falta mais. Próxima contratação: lateral-direito, urgente, se o Ruy se quebra ficamos capengas.
grande cecconi, sempre com as melhores análises táticas. e só te dão destaque como “o do blog entrevero”. acho que a concorrência tá com medo, hein? hehehe
mas vamos lá, nao te faz de rogado e diz pra galera qual a formação que tu considera ideal para o plantel do gremio?
eu iria de 4-4-2, neste mesmo sistema de losango que tu desenhou.
Simulação de Grêmio no 4-5-1 (4-2-3-1): Victor; Ruy, Léo, Réver, Fábio Santos; Túlio, Adílson; Souza, Tcheco, Douglas Costa; Maxi Lopez.
O Túlio é uma ótima contratação, ainda mais sendo o Túlio do Botafogo, e não esse, sem oportunidade no Corinthians. Não vem pra ser titular imediato, briga pela posição, pois, no 3-5-2, Adilson até agora tem mostrado bom futebol. A opção do 4-4-2 é interessantíssima, com Tulio e Adilson na volancia. Assim, gostaria de ver o Grêmio jogando.
E lá vem final com Grêmio e boca outra vez. tomara que a história seja diferente.
1º- Souza não é marcador, joga melhor quando joga solto, sem disciplina tática, portanto o 4-3-3 está descartado, pois teríamos um meio campo pouco combativo. 2º- No 4-4-2 Ruy sobe muito ao ataque, e precisa de alguém para tabelar no meio e que cubra suas subidas. O nome desse cara é W. Magrão, mas tá machucado. Acho que Adilson não se enquadra nessa função. 3º- Se Rospide mudar e não der certo, desestabiliza o grupo, por isso agora o melhor seria manter o 3-5-2, saindo Adilson e entrando Tulio.
Concordo com o Thales, nao acho que um primeiro volante seja necessario num esquema 3-5-2 em que a cobertura ja existe numero maior de zagueiros e defensores capazes de exercer marcacao e cobertura. Senao o time fica por demais defensivo. E sim, achava o Gremio de Roth por demais defensivo, especialmente quando jogava em casa. Tambem estou preocupado com o numero de jogadores com mais de 32 anos.
ENTENDA-SE OS GREMISTAS!!!…O TÚLIO JÁ FÊZ AS MALAS CORRENDO E SE MANDOU PARA O JAPÃO, JOGAR NO “OITA TRINITA”. POIS ESSE É O MESMO TIME QUE VAI ENFRENTAR O INTER, NA COPA SURUGA, E QUE SERVE AGORA COMO CURRÍCULO NA VIDA DESSE JOGADOR!…”DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES!”…
Gosto do esquema 4-4-2 com estes jogadores. Acho que o Tulio não fôlego para desempenhar a função no 3-5-2. Acho que no 4-4-2 podemos ter um volante mais fixo (Tulio) e outro mais móvel e com boa saída de bola (Adilson). Tcheco e, principalmente, Souza rendem mais qdo nao preocupados com a marcação. A defesa fica protegida e conseguimos chegar com mais força no ataque. Acho que fica um time mais compacto. Do esquema no 442 acima, apenas mudaria o Leo pelo R. Marquez (q no momento está melhor)
O Adilson vem se destacando na equipe do Gremio e concerteza o Rospide ou o treinador que vier nao cometera o erro de tirar o garoto da equipe,ate porque acredito que a direcao pense em mante-lo na equipe para uma futura negociacao por se tratar de um jogador de 22 anos.Abraco
Agora so faltam mais alguns reforços (Joilson dizem q esta acertado e Leandro ex-palmeiras seriam uma boa nas laterais eo Molina no meio) pra formar o 4-4-2 TRI-CAMPEAO DA AMERICA!! Victor; Joilson, Leo, Rever e Fabio Santos; Tulio(Orteman), Adilson, Tcheco(Molina), e Souza; Herrera(Alex Mineiro) e Maxi Lopez;
Particularmente prefiro o 4-4-2 com estes jogadores que ai estão, mas ano passado so levamos fumo neste esquema, entao tem que treinar e testar no brasileiro! Enquanto isso é manter o 3-5-2! Qto às criticas de alguns ao Tcheco, acho injustas, o cara ta fazendo a funçao que foi pedida e tem mostrado muita raça! Tem cada obsrvação aqui que so pode ser gozação, desde qdo precisa ser gaucho pra jogar num time do sul hj em dia, o que importa é raça e futebol, o resto é conversa muito da fiada!
Cecconi qual a principal debilidade do Adilson para você, acho ele um dos melhores do Grêmio atualmente, está brilhando na libertadores, qual a diferença dele para o Túlio e Tcheco?
Nao vejo necessidade de tirar o adilson, que alias tem sido uma das otimas apostas e um dos melhores jogadores do gremio,nao desiste de nenhuma jogada e ja mostrou que sabe sair para o jogo, ate agora jogou mto bem na libertadores…Acho que tulio por enquanto e reserva…quem sabe no brasileiro ele conquista a posicao…
Gostei das simulações….realmente vejo que precisamos de um lateral direito e um armador para grupo, o Lucio Flavio serve para banco….e no caso de cotratarmos o Joilson do SP ele pode jogar o libertadores ou será só para o brasileiro??
Cecconi, Apenas para ilustrar, durante todo o tempo em que Túlio jogou no Botafogo ele teve com primeiro volante (este sim um autêntico1º voltante) o Leandro Guerreiro, ele atuava como segundo volante. Contudo, creido que ele pode fazer as vezes de primeiro volante, mas acho que o Adilson é mais jogador que ele, tem mais futuro e está crescendo cada vez mais, não sabemos ainda qual será seu limite, já Tulio sabemos até onde ele pode chegar.
Abraço,
Rafael
Ou então.
Túlio, Adílson e Tcheco no meio e o Souza de ala direito bem ofensivo no lugar do Ruy.
Ou então Túlio, Adílson e Tcheco no meio e o Souza de atacante no lugar do Jonas.
Depois do jogo de hoje ficou claro q o Gremio precisa de dois laterais!
Cara, não sei qual é o problema de todos com o Adilson. Ele é um bom jogar, um volante com muita mobilidade. Pra mim o time está bem assim, embora meu esquema preferido seja o 4-4-2.