Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

D`Alessandro confirma: Inter sofre gols iguais

26 de junho de 2009 39

Na jogada de linha de fundo às costas do lateral, um zagueiro sai para a sobra, Sandro entra na linha defensiva para a cobertura, e abre-se um buraco na grande área, onde os adversários entram livres para marcar os gols

Acho que o meia argentino D`Alessandro anda lendo o blog Preleção, hein. Bem, agora falando sério, ontem à noite o camisa 10 colorado fez um diagnóstico que já havia sido apontado aqui no Preleção no dia 28 de maio: o Inter sofre gols iguais.

À época, eu analisei aqui dois gols marcados contra o Inter no Beira-Rio, pela Copa do Brasil. Marcos Aurélio, do Coritiba, e Emerson, do Flamengo, haviam recebido sem marcação a bola na grande área, após jogadas de linha de fundo pela esquerda defensiva do Inter. O que levava à conclusão de que era um problema da cobertura do lateral-esquerdo Kleber, somada à saída do zagueiro Alvaro para o bote.

Mas depois disso o Inter sofreu mais dois gols iguais, e pelo outro setor. Jorge Henrique, do Corinthians, no Pacaembu; e ontem o Bieler, da LDU. A essência é a mesma: jogada de linha de fundo, cruzamento para trás, adversário recebe livre na grande área. Mas agora foram investidas sobre Danilo Silva e Bolivar, dois zagueiros utilizados como lateral-base. Cai por terra a teoria da exclusiva vulnerabilidade proporcionada pelos apoios de Kleber.

A que conclusão eu chego, analisando os quatro gols: a linha defensiva do Inter está acompanhando a bola. E Sandro entra junto. Forma-se uma linha de cinco jogadores na pequena área do Inter, enquanto Magrão e Guiñazu permanecem na intermediária. É neste grande espaço que se movimentam os adversários para a conclusão, com liberdade.

Na jogada de linha de fundo, o adversário leva a bola, e é acompanhado visualmente pelos defensores, que seguem o mesmo movimento rumo ao final do campo. Um zagueiro sai para dar o combate na cobertura do lateral, e Sandro torna-se zagueiro para compensar, entrando junto na migração à linha de fundo.

Mas o adversário acaba cruzando para trás, pegando toda esta linha defensiva no contrapé. E aí, mesmo com pelo menos cinco jogadores dentro da pequena área, aparece um ou mais atacante (s) adversário (s) totalmente livre para concluir. Abre-se uma clareira na marcação entre zagueiros e apoiadores.

Ainda acredito que Sandro não deveria entrar nesta cobertura do zagueiro. Ele precisaria permanecer à frente dos zagueiros, dentro da grande área, no combate a este atacante. Mas é claro que não é “culpa” dele. Este movimento me parece um blecaute coletivo, com todos seguindo a bola  e afunilando junto com ela. É algo que precisa ser treinado – ou para evitar que a linha defensiva aprofunde demais, ou para evitar que Sandro faça a cobertura do zagueiro, ou ainda para trazer Guiñazu e Magrão para dentro da área – hipótese que eu descartaria, porque o Inter ficaria sem saída para o contra-ataque.

Ali, para mim, Sandro tem que ser fixado. Na marca do pênalti. E os zagueiros não podem ficar só acompanhando a bola e indo com ela até a linha de fundo. Quatro vezes o mesmo gol é demais.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (39)

  • christiano arsego diz: 27 de junho de 2009

    TITE não tem culpa, nosso unico nove jogador difrenciado CRAC o inter liberou para seleção Alessandro não vem dando culpa do recado, os laterais esquerdos não vem jogando nada, esse reserva marcelo cordeiro não joga nada .Cleber faz falta.E não tem outro.Boliver é crac na marcação mas no apoio não joga nada.ESSE reserva dele danilo pode mandar embora é ruin.Ta ai o furo no inter e quando bolivar não jogou o time sofreu muitos gols.exemplo contra flamengo e corintias.ABRAÇOScolorados campeãocopa9

  • rogerio frota diz: 27 de junho de 2009

    Bom, ai tu imaginas se jogarmos com um meia substituindo o SANDRO?!!Vamos tomar uma sacolada!!!VAi ficar um time muito vulneravel e ainda com menos cobertura pra zaga!

  • andre colorado ctba diz: 26 de junho de 2009

    Não tem como mandar isso pro Tite? Ele tem q ver isso.

  • HENRIQUE SALTZ NETTO diz: 26 de junho de 2009

    Cecconi pelo amor de Deus envia isso para o Tite,todo mundo enxerga isso menos ele. São varios gols iguais com um “buraco no meio da area”. Tenho comentado seguido com meus amigos e NA MINHA OPINIÃO quem mais falhou nisso tudo foi o Sandro, que vinha jogando baita bola mas ainda acha que é melhor do que realmente é.

  • MOISES diz: 26 de junho de 2009

    Sandro esquece o homem NOS 4 LANCES!!!!
    quem deve fazer a sobra eh o zagueiro do lado oposto com sandro ficando a frente da zaga…com dois na cobertura sempre sobra um adversario

  • mauro sprenger diz: 26 de junho de 2009

    MEUS AMIGOS E´ ISSO MESMO QUE ESTA A´CONTECENDO COM A ZAGA DO INTER NEM FUTEBOL VARZIANO ACONTECE ESTA JOGADA MANJADA VAMOS TREINAR SEU TITE

  • DANIEL R SANTOS diz: 26 de junho de 2009

    E o pior é que nem sempre os zagueiros que ficam na linha da bola estão marcando alguem. Se a defesa continuar agindo assim a soluçã é: Lauro sai e dá o bote: como fica três zagueiros quase que dentro do gol, Lauro fica na marca do pênalti.

    O mais horrível disso tudo, é que estão cantando a pedra desta jogada há muito tempo e o tecnico não faz nada para mudar!

    Dalessandro tem que substituir o TITE!!!

  • Gabriel diz: 26 de junho de 2009

    se não me engano, no gol do Jorge Henrique, o Sandro chega atrasado, está atrás do atacante, interrompe a corrida e só retoma quando este já está recebendo a bola… desligado total… além de já ter perdido a bola no meio de campo na origem da jogada…

    Resposta do Cecconi: é verdade, Gabriel, muito bem observado. No gol do Corinthians, Sandro está chegando atrasado. Mesmo assim, com ele, o Inter soma SETE jogadores dentro da área – seis na pequena, e ele entrando. Jorge Henrique livre, entre esse pessoal todo. Abraços!

  • Carlos diz: 26 de junho de 2009

    O problema não são os gols iguais sofridos mas, sim, os gols não feitos. O Inter massacrou os times do gauchão, agora se encolhe covardemente diante dos times grandes.

  • vw diz: 26 de junho de 2009

    ihh deu problema na kombi

  • Adriano Fa diz: 26 de junho de 2009

    No gol do corinthians percebam que assim que o Danilo é driblado e o jogador deles vai a linha de fundo todos os jogadores do inter estão olhando a “bola” como se só ela estivesse ali naquele momento. Chega ser engraçado mas vejam todos olhando pra bola. Parece aqueles jogos de criança em que todos vão na mesma jogada ao mesmo tempo.

  • Eraldo Leal diz: 26 de junho de 2009

    Que vexame!!! falta vontade!! vergonha!! ser homem.
    Quantos vamos levar do curinthians aqui?
    Assim só damo alegria pra eles!
    Voces desaprenderam de jogar futebol?
    Bem nem, é preciso jogar, mas fazer corpo mole ai é demais!
    Cadê o INTER?
    Ontem quando começou o jogo eu vi que iríamos perder foi a mesma coisa do jogo com o flamengo.
    Pelo menos mais uma vez joguem com aquela raça igual foi contra o Juventude e o caxias, Há eu sei que é outro time que tem mais tradição mas gente a raça depende

  • Marcellus diz: 28 de junho de 2009

    eduardo, tu poderia fazer uma analise do jogo dos EUA x Brasil?

  • Diego diz: 26 de junho de 2009

    Prezado blogueiro, o sr. acertou na mosca. O Inter. Muito oportuno o comentário e espero que o Adenor Bachhi deixe os livros de filosofia pra depois e acesse com urgência o seu blog

  • Fernando P Ferreira diz: 26 de junho de 2009

    Na realidade…não deixa de ser uma falha dos laterais que teriam que impedir o avanço dos atacantes a linha de fundo. Se eles não chegam nesse setor, o Indio ou o Alvaro não tem q sair na cobertura e o sandro fazer o papel de zagueiro. O Pior é que já foram 4-5 gols da mesma maneira e somente o Tite que não viu ainda!

  • Liliane diz: 26 de junho de 2009

    foraaaaaaaaaaa tite burroooooooooooo.

  • Gustavo diz: 26 de junho de 2009

    Cecconi, eu vejo esses lances de gol que o Inter sofreu como erro de posicionamento do volante, era ele quem deveria estar ali. Eu vejo desta forma pq na verdade os zagueiros estão orientados a defenderem a casinha, todos ele entram pra dentro do gol fazendo essa linha, isso é uma tatica usada muito na europa e o Inter faz o mesmo. Mas o volante deveria ficar numa linha mais atras e não entrar junto com os zagueiros. Que acha disso Cecconi? abraço

    Resposta do Cecconi: olá Gustavo. É exatamente o que eu falei no post. A linha defensiva recua marcando a bola. E o volante entra junto. Aí fica sem a cobertura na marca do pênalti. Abraço!

  • João Lindner Neto – J. Neto diz: 26 de junho de 2009

    Muricy poderá assumir na quinta feira dia 02.07? A diretoria já conversoua com ele? Que placar adverso precisa ocorrer domingo diante do Coxa para alguem chaamar o Tite pra conversa?

  • Willian diz: 26 de junho de 2009

    Mas o inter Eduardo, na teoria trabalha no 4-5-1 com sete jogadores de caracteristica defensiva. Sem o trio nilmar, taison e d´alessandro o inter perde muito seu principal poder na minha opinião, contra-ataque. Uma solução seria talvez a saida de um dos meias Magrão ou Sandro, para um mais ofensivo?

    Resposta do Cecconi: Willian, eu defendo que o Tite teste uma nova formação, alternativa, sem um dos volantes, e com Bolanõs no meio-campo. Mas ele é um pouco resistente à ideia. Abraço!

  • Jonas Rafael diz: 26 de junho de 2009

    Para o L F Basso, complementando o que você disse, eu vi o filme “O Ano Azul” sobre a conquista do Grêmio em 83 e o Renato dizia exatamente isso sobre aquela partida: “o lateral só me cercava desde fora da área, mas nunca dava o bote, aí quando eu entrava na área pensava: beleza, aqui mesmo é que ele não vai poder me tirar a bola”. E complementa: “seu eu fosse o técnico deles teria ficado puto com o cara”.

  • Rodrigo de Lima diz: 26 de junho de 2009

    Jogada fatal no Winning Eleven (ou PES).

    Timezinho de video-game.

  • Ronei diz: 26 de junho de 2009

    Eduardo. Posso perguntar outra coisa? Pq não há cobertura aos avanços do Fábio Santos no Grêmio? O Adílson e o Túlio não fazem coberturas aos laterais na beira do campo. Eles jogam centralizados e sempre chegam atrasados, mesmo qdo não é contra-ataque do adversário. Os volantes se perdem qdo o adversário faz 1-2, o que deixa o atacante no mano-a-mano com o lateral (o Fábio Santos, convenhamos, não é lateral, nem ala, não é nada…). Não seria melhor trocar o 4-2-2-2 pelo 4-4-2? Abraço.

    Resposta do Cecconi: Ronei, embora o post não seja sobre o Grêmio, acredito que isto seja fruto da transição de sistemas. No 3-5-2 o Grêmio já não tinha cobertura dos alas. Mas agora, sem a bola, o Grêmio marca em duas linhas – Tcheco e Souza abrem. Por isso, na teoria, os volantes não precisam sair para o lado, senão abririam a frente da área. São falhas dos próprios laterais mesmo. Abraço!

  • Marco Antônio diz: 26 de junho de 2009

    manda isso pro Tite (de novo)

  • L F Basso diz: 26 de junho de 2009

    o que mais irrita é justamente somente cercar e olhar. Nunca esqueço Tele Santana num jogo em que o lateral do time dele deixou o cara cruzar da linha de fundo, mesmo estando junto aos 40 do primeiro tempo e saiu gol do adversario numa cabeçada. Tele Santa substitui o cara na hora, foi patético, aos 41 tirou o lateral de campo. o Maior defeito de Danny Moraes é nunca interceptar , somente companhar, dele e de quase todos os mediocres do futebol atualmente. Iria faltar reservas para Tele.

  • Aldebaran diz: 26 de junho de 2009

    Eduardo, parece que o Inter não evoluiu. São dois blocos isolados. O D`Alessandro, Taison e Alecsandro no ataque, isolados e tentanto resolver tudo sozinhos. E ou outro bloco parece só querer defender. Quando tenta atacar é desorganizado, sem cobertura, seja sobre os laterais ou sobre os volantes. Exceção é o Guiñazu, que aparece em todos os lugares. Dependemos sempre da genialidade de Taison, D`Alessandro e Nilmar.

  • Fernando diz: 26 de junho de 2009

    onde o Sandro tem que ser fixado eu não sei…só sei que o Bolivar tem que ser fixado bem longe do Beira-Rio…e não me venham dizer que tá fora de função, que é zagueiro, essas coisas…ele é MUITO RUIM e não merece vestir a camisa do Inter…e ainda fez aquela baita cagada contra a LDU…

  • Ernesto II diz: 26 de junho de 2009

    Olha inda bem que alguem esta vendo que o inter esta tomando sempre o mesmo gol…ainda ha tempo! vamo colorado!!! Estamos contigo! Quem não acredita, não coloca a camiseta dia 1!Colorado campeão copa do Brasil!!!!

  • Hendel diz: 26 de junho de 2009

    Contra o Flamengo, no gol do Emerson (Copa do Brasil), que não acompanhou foi o Gladyson. No mais, a analise está cirurgica, precisa no erro de TITE. Tomar gol de WE não dá!

  • Renato diz: 26 de junho de 2009

    Tite perdeu a mão. Contra a LDU, escalou mal e mexeu mal no 2º tempo. Podia ter começado com Glaydson no lugar do Magrão e liberado o Sandro para jogar mais a frente. Andrezinho não sabe marcar. Podia ter lançado Bolaños ao lado do Taison, para facilitar as tabelas. Alecsandro não faz a `parede`, nem tem velocidade. Isso, sem falar nas `ovelhinhas` que entram em todos os jogos. Deixar o equatoriano no banco, assistindo Leandrão, Guiliano e Danilo é dose!!

  • Marcello Paolo Moretto Tumelero diz: 26 de junho de 2009

    Bingoooooooooo!!!!!
    To falando isso fazem dois meses já….ninguém me escuta! Os jogadores marcam a linha da bola e não o homem que vem entrando. já falava isso antes de levarmos esses gols…Bingoooo…. Quando ouvi o D`ale falar ontem morri de raiva…….ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  • Éverton diz: 26 de junho de 2009

    Cecconi, sou gremista, mas nada me impede de ter uma opinião imparcial aqui. Já que a vantagem numérica é gigantesca… não seria muito mais fácil marcação homem-a-homem nesse tipo de jogada no fundo? Exemplo: pra quê 4 jogadores correrem pra dentro da goleira se tem apenas um ou dois jogadores adversários que podem fazer o gol? Abraços.

  • Sidney Silva diz: 27 de junho de 2009

    Olá eder, quanto aos comentários dos internautas criticando o tite, acho que não é culpa dele somente, o problema é que o inter está sem nilmar e kleber, principalmente o primeiro, pois percebi no jogo contra a LDU, que o tailson se movimenta muito pela esquerda (Ele se isola nesse setor, já que kleber não está jogando não pode tabelar com ele, no caso o marcelo cordeiro tentar fazer isso mas é limitado em relação ao kleber), então o alessandro fica isolado como pivo de ninguém. O que tu acha?

  • Jorge diz: 26 de junho de 2009

    Eu acho que nesse tipo de jogadas marcar por zona sempre vai dar o problema de ter alguem livre pois na contra, depois de perder a bola, ninguém tem zona definida quando voltam para marcar. O melhor é voltar marcando alguém e quem não tiver a quem marcar, marca por zona sim. O grande problema de inter e voltar olhando só para quem tem a bola e deixando os outros sem marca. Tite poderia treinar essa jogada com a zaga.

  • Rafael Hocevar diz: 26 de junho de 2009

    Tu já viu, o torcedor já viu, os comentaristas já viram, D`Alessandro já viu, até o zé da esquina já viu, só o TITE que não viu.

  • Sidnei Weiss diz: 26 de junho de 2009

    Cecconi o que tem que melhorar é a marcação dos laterais nos contra ataques adversários. Se eles não tem folego para voltar tem que existir uma cobertura de um volante para inibir estes avanços do adversário sempre pelas laterais. Os inimigos já perceberam esta falha do Inter e por isso tomamos o mesmo gol sempre. O que voce pensa disto Cecconi ? Melhorar o retorno/recuperação dos laterais ou a eficiencia da cobertura.

    Resposta do Cecconi: certamente que há algo errado na marcação pelo lado, Sidnei. Mas te confesso que não consegui chegar a uma conclusão, se esta cobertura é de Magrão/Guiñazu, ou do zagueiro. Abraço!

  • GUILHERME diz: 26 de junho de 2009

    a defesa do inter joga tão recuada que quando os cara cruzam da linha de fundo pra tras os atacantes e meias adversarios continuam a ter espaço mesmo dentro da pequena area. Tite retranqueiro, quem tem medo de perder, perde a vontade de ganhar, ainda mais com estes jogadores, muito pouco. Se é para segurar os laterais, libera mais o meio, ñ faz isso porque os dois zagueiros são lentos. segura os laterias, os dois zagueiros são lentos, tres volantes q pararam de subir, tomam gols e o ataque?

  • Alberto diz: 27 de junho de 2009

    Bieler e o Baixinho lá camisa 10 DEITARAM e rolaram pelo lado direito da defesa do Inter

  • Pablo diz: 26 de junho de 2009

    MUITO BOA A OBSERVAÇÃO E CONCORDO PLENAMENTE. O 1º GOL DO CORINTHIANS E O 2º GOL DO FLAMENGO, EM QUE O LÉO MOURA PASSA VOANDO EM DIREÇÃO À LINHA DE FUNDO FORAM UM O ESPELJHO DO OUTRO, O 1º PELA ESQUERDA DA DEFESA E O 2º PELA DIREITA. O TITE PODIA ESTUDAR MAIS, ATÉ PELO SALÁRIO QUE ELE GANHA. DESSE JEITO NÃO TEM COMO O MURICY NÃO VOLTAR.

  • Blog do Carlão – Futebol é nossa área diz: 26 de junho de 2009

    O segundo gol do Egito, contra o Brasil, também foi assim: http://carlospizzatto.blogspot.com/2009/06/os-erros-da-defesa-contra-o-egito.html . Abraços.

Envie seu Comentário