Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Leonardo aproxima Ronaldinho e Seedorf no Milan

24 de julho de 2009 10

Diagrama tático do 4-4-2 de Leonardo no Milan, com dois volantes bem próximos, dois meias e dois atacantes. A maioria das ações se dá pelo lado do triângulo esquerdo

No torneio amistoso disputado nos Estados Unidos, o estreante técnico brasileiro Leonardo valoriza no Milan a aproximação entre o meia Seedorf e o atacante Ronaldinho. Esta é a tendência: o camisa 80 se posiciona e desempenha a função de um atacante aberto pelo lado, como acontecia no Barcelona. Não é meia-ofensivo, como Dunga tentou implementar na Seleção Brasileira, posição na qual ele iniciou a carreira.

O Milan de Leonardo atua no 4-4-2. A defesa atua em linha, com dois laterais que se alternam na passagem – deveriam, na teoria. Observei a partida contra o América (derrota de 2 a 1), e houve apoio incisivo apenas na esquerda, com Jaunkulovski. Na direita, Antonini praticamente não se apresentou à frente. Algo que deve acabar assim que Zambrotta retomar a titularidade, pois provavelmente cedeu espaço a Antonini para Leonardo realizar testes nesta pré-temporada.

No meio-campo, Leonardo posiciona dois volantes combatentes bem centralizados. Gattuso, pouco à esquerda, e Flamini, mais à direita, alinham-se praticamente unidos no círculo central, fechando a frente da área, e saindo para o lado quando necessário apenas para cobrir os laterais. É um desenho de 4-4-2 que lembra as estratégias brasileiras da transição entre anos 80 e 90: dois volantes, dois meias, dois atacantes, assim escalonados.

Na articulação, contra o América jogaram Seedorf e Zigoni. O holandês é um meia esquerda típico, que procurou as triangulações com Ronaldinho e Jankulovski. Nas estatísticas do jogo divulgadas pela ESPN, 70% dos movimentos de Seedorf se deram no lado esquerdo. Já Zigoni, mesmo que originalmente posicionado na esquerda, jogou em diagonal na direção do centroavante Inzaghi, autor do gol rossonero.

Notem no diagrama tático que ilustra o post: na esquerda, Jankulovski apoia, Seedorf abre, e Ronaldinho por ali atua. Na direita, Antonini não sobe e Zigoni afunila para o meio. É um time “capenga”. Também pelo scout da ESPN, o Milan atacou 42% do tempo pela esquerda, e somente 27% pela direita. Talvez Zambrotta compense, e se Ambrosini substituir Zigoni poderá preencher melhor os espaços deste lado do campo ofensivo.

Há um desequilíbrio claro, privilegiando o triângulo encabeçado por Ronaldinho. O brasileiro demonstrou boa desenvoltura em dribles, e alguma velocidade. Protagonizou jogadas de efeito e também jogadas objetivas. Recebeu muita atenção do time, e contou sempre com Seedorf e Jankulovski na assessoria. O Milan de Leonardo, parece-me, joga para Ronaldinho.

Mas é apenas pré-temporada, e certamente Leonardo ainda está testando o sistema tático, a estratégia, procurando a melhor formação. Hoje temos uma boa oportunidade de conferir se ele vai mudar algo em comparação com o jogo contra o América. Às 21h começa Milan x Chelsea. O Esporte Interativo anuncia transmissão, não sei se a ESPN também vai passar. Quem puder conferir, é uma boa pedida.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (10)

  • Fernando diz: 24 de julho de 2009

    Não tem para o Milan, o Chelsea está completo e não vai dar nem chance.

  • Ademir Neissinger diz: 24 de julho de 2009

    Bem se vê que o Milan tá mal mesmo das pernas, Inzaghi? Antonini? Favalli? Zigoni? Famini? Pelo amor de deus Leonardo, pula fora dessa barca logo antes que afunde, ou dá jeito né meu? Onde estão: Pirlo, Zambrotta, Pato e o Tiago Silva?

  • Gabriel diz: 24 de julho de 2009

    Esse tal de Pirlo jah faz uma umas três temporadas q não joga mais nada (mesmo antes de se lesionar) e nem faz mais gol de falta, parece o tcheco do Grêmio, e o Pato praticamente só tem mais velocidade q o Inzaghi, e mesmo assim nem de longe lembra o Nilmar, por exmplo.

  • Alberto diz: 25 de julho de 2009

    Cecconi, esse time do Milan tá “torto” as jogadas só saem pela esquerda, o jogo é todo concentrado alí, muito previsível as jogadas do time apesar da visível melhora do Ronaldinho, só que não tem o Messi na direita pra “desafogar” o jogo centralizado nele desta vez, as investidas pela direita do ataque Milanista sao feitas pelo HORRIVEL Oddo, nao acertou um cruzamento contra o Chelsea. Ao que tudo indica será mais um ano de sofrimento para o Milan.

  • Rodrigo Leão diz: 24 de julho de 2009

    E ai Cecconi, beleza?

    Cara, eu assisti a partida e também dei uma olhada no Head Map e no Average Position da ESPN… Acho que o posicionamento do Ronaldinho não foi de ponta esquerda, mas sim de ponta-de-lança. Tanto que ele caiu diversas vezes pela direita.

    Também vi o time torto pela esquerda, mas creio que seja pelos jogadores que estavam a disposição (já que falta qualidade na direita).

    Abraço

  • Pedro Pereira diz: 24 de julho de 2009

    Estão faltando o Pirlo e o Pato ainda nesse time. Se o Ronaldinho jogar bem esse ano o Milan tem alguma chance, caso contrário o Leonardo só dura uma temporada no Milan

  • beto diz: 24 de julho de 2009

    PASSA NO SPORTV AO VIVO ESSE JOGO AS 21HS

  • FERREIRA diz: 24 de julho de 2009

    BOA TARDE… É MUITO FACIL PARA OS COMENTARISTAS, “ESPECIALISTAS”, FALAREM DO RONALDINHO GAUCHO SIM PQ O CARA É E FOI CRAQUE UM DOS MAIORES DA HISTORIA DO FUTEBOL… DAI ESSES CARAS FICAM QUERENDO MIDIA ENCIMA DO CARA VAO FALAR DE JOGADOR MEIA BOCA QUE TEMOS AOS MONTES POR AI.. PQ ELENO E RAMIRES NEM MESMO O KAKA AMARRAM A CHUTEIRA DO RONALDINHO ISSO Q EU SOU COLORADO E PRA MIM ELE FOI O MELHOR QUE VI EM MINHA GERAÇÃO SEM CONCORRENTES… AHH VEJA OS JOGAS NAO FIQUE COM O COMENTARIOS DOS OUTROS.

  • Auã diz: 24 de julho de 2009

    Acho que tem muita coisa para mudar ainda
    o Ronaldinho como atacante (ponta) é uma boa, mas o pato pede passagem nesse time faz horas
    o seedorf é um bom jogador, ams ta ficando velho e com isso perde espaço como tem 2 bons volantes o leonardo pode acabar tirando ele, recuando, bem pouco, o ronaldinho e colocando o pato na frente. Esse zigoni ai nao tem qualidade para jogar no milen, convenhamos. Zambrotta e Ambrosini devem jogar no time titular.
    Abraço

  • olavo diz: 24 de julho de 2009

    o time que o milan monto ta muito fraco

Envie seu Comentário