Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Breve consideração sobre opinião e interatividade

18 de agosto de 2009 16

O blog Preleção se caracteriza, há aproximadamente um ano, pela criação de um espaço para debate sobre sistemas táticos. Nos posts, eu sempre evito a opinião sem embasamento, e prefiro apenas fazer a análise do que eu vi, trazendo elementos da teoria tática. Vez que outra esta análise vem acompanhada de uma opinião, ou elogiosa, ou crítica, mas moderada. O enfoque é a análise de sistemas táticos.

Esta filosofia do Preleção criou uma comunidade de leitores que debate em alto nível. O pessoal que participa do blog deixa comentários bastante fundamentados. E mesmo quando discordam da minha análise, ou das minhas breves opiniões, trazem argumentos para contraponto. Uma interatividade muito qualificada.

Mas ontem bastou eu fazer um post sem análise tática, mas com muita opinião – os jogadores que escolhi para uma fictícia Seleção do 1ºturno do Brasileirão (uma brincadeirinha, apenas) e o nível dos comentários baixou. Muito. Desceu a ladeira aos trombolhões. Acredito que muitas pessoas acessaram o post pelo link nas capas do clicEsportes, sem ter visitado o blog antes, e apenas usaram o post para descarregar ódios, xingar, desacreditar, desqualificar e ofender – o que é bastante comum nos debates exacerbados entre torcedores de futebol, mas contraria a linha da nossa interatividade no Preleção.

Dá para perceber – quem puder, confira no post abaixo – exatamente quem é frequentador do Preleção, e quem é o torcedor que participa de qualquer fórum de debates apenas para odiar. Muitos leitores discordaram de alguns (ou de vários) pontos da minha Seleção e trouxeram argumentos, contrapontos, opiniões diversas embasadas. Contribuíram para a brincadeira em um exercício de valorização dos jogadores, treinadores e times que melhores desempenhos tiveram.

Estes são os leitores do Preleção. Discordam, mas sabem argumentar. Mas cabem algumas reflexões: será que é tão difícil manter a consistência do debate sobre o futebol? Porque temos tanta dificuldade em lidar com a opinião alheia quando ela contraria as nossas?

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (16)

  • Lu Parhan diz: 18 de agosto de 2009

    Sou outro leitor assíduo que não costumo comentar. Faz pouco tempo é verdade, mas gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer que o trabalho aqui desenvolvido é sempre muito interessante. Parabéns! Não lí, é verdade, os comentários do `post` anterior, mas imagino e não me surpreendo nenhum pouco. Segue em frente, que este `problema cultural` dificilmente será superado neste país, ainda mais tratando-se de um assunto que envolve `fanatismo`. Um abraço, é isto!

  • Roberto diz: 18 de agosto de 2009

    Enxurrada? Houve mais comentários além dos 75 que publicaste?

    Resposta do Cecconi: olá Roberto. Teve alguns vetados, mas poucos. Quando falei enxurrada, me referi à supremacia dos odiosos sobre os sensatos…hehehehe. Abraços.

  • André Martins diz: 18 de agosto de 2009

    Cecconi, aproveite apenas as manifestações que agregam ao blog. Como o David Coimbra bem definiu, o blog é o “império do ódio”, mas normalmente quem não acrescenta nada é porque não entende nada mesmo. Grande abraço, André.

  • marcelo martins diz: 18 de agosto de 2009

    Olá Cecconi, não te mixa com os comentários, o teu blog esta muito bom, dou sempre uma passada aqui para dar uma olhada, nem sempre comento e concordo com as tuas opiniões, mas não entendo muito do assunto portanto. Parabéns

  • Rodrigo BSB diz: 18 de agosto de 2009

    Cecconi, acompanho faz tempo teu blog e é disparado o melhor, quase sempre com discussões em alto nível e contribuições boas dos teus leitores. A parte da análise tática dos times/seleções de outros países então é sensacional, não tenho muito tempo p ler tudo sobre o assunto e a tua análise me permite uma atualização rápida com jogadores, técnicos e esquemas adotados, uma leitura obrigatória. Segue nesta toada, não esmoreça! Abs

  • Jackson Bearzi diz: 18 de agosto de 2009

    Caro Eduardo Cecconi

    Leio seu blog sempre e gosto muito do que tu apresentas. Muitas pessoas andam influenciadas por alguns programas de tv onde o ponto forte são as discussões sobre times de futebol. Quem sabe um dia veremos um programa na tv com as características do seu blog, apresentando táticas de forma interativa, seria um espetáculo!! Diferente do que vemos por aí, em programas barraqueiros. Falar sobre futebol de forma inteligente é um privilégio!! Parabéns, sucesso sempre…

  • Rafael (Tramandai) diz: 20 de agosto de 2009

    Tche! Eh o preço que toda a humanidade sempre pagou por mostrar o que pensa! Mas tu viajo na selecao… hehehehe!!! Ae Cecconi.. “Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar.” Mto legal o Blog…

  • Marcelo diz: 19 de agosto de 2009

    Cecconi, vamos em frente. Esse blog é incomparável, nao se encontra nada parecido e de tao alto nível. quem baixa o nível e age sem educação, nao merece teu tempo, nem o nosso.
    Vamos em frente.
    Sugiro uma avaliação do Avaí, que ta dando o que falar, desde que foi pro 3-5-2. Correto?

    abraço!

  • pacato diz: 18 de agosto de 2009

    Infelizmente isso é rotineiro. Basta olhar por aí em qualquer blog ou fórum, é um retrato da realidade. Hoje em dia o que vale é a própria opinião, o outro está sempre errado, mesmo que não se saiba nada sobre o assunto. É cultural isso. Esquece esses “outros” e segue firme! Continuarei sendo teu leitor. Muito bom teu blog. Abraço. Ah! vou la escalar a minha seleção

  • Otávio diz: 18 de agosto de 2009

    Cecconi, eu sou gremista e te apoio na tua escalação. Trocaria apenas Dagoberto por Adriano e Feltri por Júlio César (ou Vítor, não lembro qual é o lateral esquerdo). A tua seleção, PRA QUEM NÃO LEU, era a seleção do PRIMEIRO TURNO. E não a seleção dos melhores! É claro que o Victor é melhor que o Martini e que o Réver é melhor que o Anderson Martins, mas não jogaram TANTO QUANTO eles nessa primeira metade. Não te abala, Cecconi. E torço que a seleção do Campeonato tenha gremistas! Abração

  • Lucas diz: 18 de agosto de 2009

    Williams do Flamengo de volante, jogo muito mais que o sandro… não concordam?

  • colorado religioso diz: 20 de agosto de 2009

    Que pena Cecconi, mas não pare por aí. Fui criado ouvindo de minha mãe uma frase famosa: “não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Penso que mais gente deveria ter essa lição. Teu blog é técnico, faz análises exemplares e isentas, mas uns exaltados não entendem o que é uma opinião e destilam raiva. Não esmoreça, os muitos bons não podem pagar pelos poucos, mas barulhentos, maus. Abraço.

  • Sidney Silva diz: 19 de agosto de 2009

    cecconi o blog é sensacional, as vezes discordo, mas levar para o lado pessoal jamais. O emocionalismo utrapassa os limites da sensatez e acaba encontrando a loucura (palavrões….). Cecconi, espero que continua a tua analise para a seleção do segundo turno, abraço!!!

  • Lucas diz: 18 de agosto de 2009

    eu passo por isso o tempo todo no meu blog

  • Auã diz: 18 de agosto de 2009

    bah!!! dei uma lida e é brabo. sempre leio o blog, nao posso opinar em todos por causa do tempo, mas leio.
    o problema é o anonimato, essa é a verdade, as pessoas sabem que podem abusar por causa do “nao sabem quem sou eu” um pena de verdade.
    Voltando a seleção, o rever tem uma regularidade grande e está diretamente ligado aos bons resultados do grêmio. Dagoberto é um bom jogador, mas realmente acredito que tem outros jogadores mais regulares e de maior destaque na posição.
    Muito bom o blog

  • Leandro Anselmini diz: 18 de agosto de 2009

    Esse blog é sensacional. Não sei de que foi a idéia, mas parabéns. Não conheço nenhum que detalhe a parte tática como esse. Acho que as pessoas não entendem que nomes de jogadores aqui não são TÃO importantes. A questão mesmo é a distribuição desses jogadores em campo.

Envie seu Comentário