Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Olho no Jovetic da Fiorentina

20 de outubro de 2009 15

Diagrama tático da Fiorentina, no 4-5-1, com Jovetic na ponta-de-lança

Nesta nova temporada europeia, a revelação que mais tem me agradado é o montenegrino Jovetic. Não sei se ele vai a campo hoje com a camisa 8 da Fiorentina, em partida fora de casa contra o Debreceni, pela Champions League. Mas, vale a pena conferir. Joga muito.

Jovetic fará 20 anos em novembro. É um meia-atacante habilidoso, participativo, interessado e inteligente. Já assisti a jogos nos quais ele marcou gols pelo alto, por baixo, articulou jogadas, deu assistência, driblou, concluiu de média ou longa distância. É rápido. Uma boa novidade para quebrar a monotonia que algumas vezes se abate sobre o Campeonato Italiano.

No 4-5-1 à moda Arsene Wenger da Fiorentina, Jovetic é o ponta-de-lança.  O meia-ofensivo centralizado na segunda linha do setor, em sistema que pode ser desdobrado no 4-2-3-1, para quem prefere esta descrição. A equipe Viola atua com dois volantes, dois meias-extremos abertos pelos lados, e Jovetic encostado no atacante Gilardino.

Jovetic movimenta-se por qualquer zona do campo ofensivo. Gosta de partir com bola dominada, buscando diagonais pelo meio. Mas também faz a passagem pelo lado com os extremos, principalmente com Vargas na esquerda. Ele e o peruano formam dupla afinada, que resultou no gol de Vargas, com assistência de Jovetic, no empate em 1 a 1 fora de casa com a Juventus, no último sábado.

Reparem nos números: em 11 jogos na incipiente temporada 2009/2010, Jovetic já marcou 7 gols. Deu 31 chutes. E uma assistência. Não é craque, nem quero vendê-lo como tal, mas o garoto de Montenegro merece atenção. Tem as características requisitadas pela função. Poderia até mesmo atuar como atacante, ou como meia-extremo. Está muito bem na ponta-de-lança do 4-5-1 da Fiorentina – time pelo qual eu torço na Itália.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (15)

  • Alberto diz: 22 de outubro de 2009

    Sobre o Mutu, ele é titular sim, mas mudou de posição, ta jogando mais pelo lado direito, onde o Marchioni está no diagrama tatica aí, na temporada passada ele jogava mais pela esquerda onde está jogando o peruano Vargas(que jogava de leateral) agora que por sinal joga muita bola, enfim, a Fiorentina tem boas opções, mas acredito que o treinador nao vai abrir mão de um talento como o Mutu no time titular.

  • Alessandro Hokama diz: 20 de outubro de 2009

    Eduardo você torce para algum time? Pode dizer? ou é melhor não revelar para não dizerem depois que é imparcial?

  • André Martins diz: 21 de outubro de 2009

    Cecconi, pq os times daqui não usam esse sistema? será que os jogadores brasileiros são tão limitados taticamente? o Grêmio, por exemplo, poderia ter: Victor; Mario, Rafael, Rever e Colaço (até o Fabio Santos voltar); Tulio e Adilson na 1ª linha do meio, com Souza, Douglas e Lucio na 2ª linha e Maxi na frente. Melhoraria ainda mais qdo voltar o Wiliam Magrão. O q acha?

  • Dionatan Ferretti diz: 20 de outubro de 2009

    Bom saber que tem mais torcedores da fiorentina por aqui…
    Abraço

  • Bier diz: 20 de outubro de 2009

    E o Mutu? Perdeu lugar no time ou ta machucado.
    Acho ele um otimo jogador, tem lugar nesse time como um dos winges.

  • Alexandre Melo diz: 20 de outubro de 2009

    Outro que merece atenção é o argentino Alejandro Domínguez do Rubin Kazan… Ele já tinha jogado demais contra a Inter e agora trouxe uma ótima vitória de Barcelona. O Rubin é um time com uma tática bem definida (4-4-1-1) e não é à toa que foram campeões russos na temporada passada, lideram esse ano, e estão dando dor de cabeça para Barça e Inter… Olho neste time! (Assistam o campeonato russo na ESPN e verão que não é fogo de palha, muito menos surpresa)

  • Cléber Farias diz: 20 de outubro de 2009

    Cecconi conheces o site http://www.universidadedofutebol.com.br
    Sou cadastrado nele e tem muitas informações e artigos muito interessantes!
    Quem quiser acessar é só clicar no link acima!

  • Allan Brito diz: 20 de outubro de 2009

    Muito bem observado! Jovetic tem jogado demais. Devo fazer um post sobre ele no meu blog em breve tb…

    Parabéns pelo seu blog como um todo, ótimo!

    Abraços!

  • Roberticus diz: 21 de outubro de 2009

    Cecconi, percebo que fazes muita referencia a 4-2-3-1 como sistema `a modo Wenger`. Mas, ele foi desenvolvido na Espanha a partir de 1992 (Juanma Lillo bautizou-o na equipe Cultural Leonesa)até se-consolidar e os ingleses refereriam a ele como o `Spanish system`. O Depor que venceu ao Arsenal em Highbury em 2001 utilizou-o, e Henry falou que os ingleses nem entendiam como os tres `mediapuntas`do Depor superaram a marcação gunner. Sua aceitação na Premier League vendria muito paulatinamente.

    Resposta do Cecconi: olá Roberticus. Te agradeço por este resgate histórico, que me fugia ao conhecimento. Bom saber. Pesquisarei mais sobre o surgimento deste 4-5-1, utilizando as referências que tu me passas agora. Abração.

  • Fabio Henrique diz: 20 de outubro de 2009

    E marcou dois gols contra o Liverpool. Aliás, os Reds estão mal. Tão levando gol até de balão. Cecconi, faça uma análise tática do balão que fez gol no Reina…kkkkk, brincadeira.

  • Cléber Farias diz: 20 de outubro de 2009

    Cecconi, muito boa observação! Não vi nenhum jogo dele, mas vi os gols que ele marcou na Champions. Na fase de grupos ele que classificou a Fiorentina.
    Ele tem faro de matador, sabe se posicionar e conclui muito bem a gol!

  • Diogo Cordeiro diz: 20 de outubro de 2009

    Este Jovetic também me agrada bastante. Não lembro qual foi o jogo da Champions, em que ele marcou duas vezes. Foi ali que vi que ele é um ótimo jogador. Pra mim também é uma das melhores revelações desse ano na Camp. Italiano.

  • juliano diz: 21 de outubro de 2009

    como montaria um grêmio em 4-5-1 para o grenal?

  • Allan Brito diz: 21 de outubro de 2009

    Respondendo ao Bier: o Mutu perdeu espaço com essas ascenção do Jovetic mesmo. Mas no jogo da Liga dos Campeões desta terça ele foi o titular, por exemplo. O Jovetic foi poupado. Acho que vai ficar uma briga de espaço entre os dois mesmo…

  • Diego Branco diz: 20 de outubro de 2009

    Joga demais mesmo o Jovetic. Baita jogador. Também sou um dos torcedores da Fiorentina na Itália. Forza Viola!

Envie seu Comentário