Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Anderson em nova função no Manchester

22 de outubro de 2009 17

Diagrama tático do Manchester United, na partida contra o CSKA

Sir Alex Ferguson já definiu, desde a temporada passada: o Manchester United joga no 4-4-2 convencional (o famoso duas linhas de quatro, four-four-two britânico) em casa, e no 4-5-1 (que pode ser desdobrado em 4-4-1-1) fora de casa - principalmente em partidas de maior dimensão, como nos confrontos da Liga dos Campeões.

Ontem o Manchester jogou longe de Old Trafford. Pela Champions. Deu a lógica recente de Ferguson: 4-5-1. Vitória de 1 a 0 sobre o CSKA russo. Mas como uma novidade. Anderson enfim saiu da posição central à esquerda da segunda linha.

Contra o CSKA, Anderson fez o enganche entre a linha de meio-campo e o centroavante Berbatov. Atuou como “o número 1″. Deixou, pela primeira vez desde sua contratação, o combate central.

Do camisa 8 para trás, foi o mesmo desenho das partidas em Manchester: uma rígida linha defensiva, e outra não menos ortodoxa linha de meio-campo, com dois marcadores-apoiadores por dentro, e dois wingers velocistas pelos lados.

Sem Giggs, que costuma ser o número 1 da estratégia para jogos fora de casa, Ferguson abriu mão de Anderson na burocrática função que exerce, e apostou no garoto. Deu a Anderson a oportunidade de atuar mais à frente, embora solitário entre volantes. Mais próximo, consequentemente, da sua origem ofensiva dos tempos de Grêmio.

Anderson desempenhou bem a função. Municiou os meias-extremos – Nani e Valencia – aproximou-se de Berbatov, arriscou conclusões, lançamentos, passes. Movimentou-se. E, sem a bola, participou da marcação-pressão que o Manchester exerceu no campo do CSKA, adiantando os wingers e recuando Berbatov, para em quarteto sufocar a saída de bola adversária, e quebrar o passe russo.

O Manchester teve grande supremacia na posse de bola, controlou a partida, e venceu – com um gol aos 41min do 2º tempo. Anderson pode ter colocado agora uma pequena dúvida na cada vez mais defensivista mente de Ferguson: “professor, eu posso jogar mais adiantado!”, ele deve ter pensado.

Gostaria de vê-lo - aliás, achei que ele havia sido contratado para isso – atuando como winger esquerdo. Seria este o próximo passo? Afinal, Ferguson já admitiu que ofereceu ao camisa 8 atribuições mais defensivas para torná-lo um jogador mais disciplinado taticamente, e aplicado coletivamente. Se o adiantou ontem, pode ser porque conclui que Anderson está pronto para deixar o ninho, e voar. Veremos nas cenas dos próximos capítulos.

Postado por Eduardo Cecconi

Comentários (17)

  • André Baibich diz: 23 de outubro de 2009

    Cecconi, em alguns jogos o Anderson jogou um pouco mais adiantado na temporada passada. Era uma função diferente, já que nesses jogos o Manchester atuava no 4-1-4-1, e ele atuava na segunda linha de quatro.

  • jl diz: 21 de outubro de 2009

    bah ceconi como sempre tu perfeito em sua analise hehehe , ae caro amigo que tal no proximo post ser a analise tatica de como vai ser o GRENAL bem como suas suas comparações. um grande abraço

  • bruno diz: 23 de outubro de 2009

    O futebol inglês é muito interessante…
    Não tenho acompanhado o manchester city, como eles tem jogado?? Abraço!

  • Luiz diz: 22 de outubro de 2009

    Concordo que o Anderson esta muito burocrático na posição recuada, mas a bola sai dali com muita qualidade. Não vejo nesse formato de time lugar prá ele. Que pena, né?

  • TACTICAL PLAYER diz: 22 de outubro de 2009

    marco esta certo, anderson esta ali provisoriamente, oq nao me desautoriza a dizer q sir ferguson comeca a enxergar o menino andershow com outros olhos, podendo futuramente escala-lo mais a frente, daonde nunca devia ter saido e podado violentamente. o`shea eh um zagueiro regular, segura bem na lateral na linha cravada de 4, mas de volante eh piada.
    um abraco

  • Marco diz: 22 de outubro de 2009

    Concordo.
    Mas essa é a posição do titularíssimo Rooney, certo? Acho que com ele no time, o anderson volta a posição de “volante”.

  • Roger diz: 22 de outubro de 2009

    Ferguson tratou de MATAR qualquer espírito criativo do Anderson, por isso colocou na defesa. Na Inglaterra não tem espaço pra jogadas de criatividade então ele primeiro matou o futebol do Andershow e agora transformou-no em um robozinho burocrático.

  • Alan diz: 22 de outubro de 2009

    Que bacana ein.. Imagina..PODE daqui uns anos o Anderson ser o típico camisa dez do Manchester (eu nunca concordei com ele de volante)… o Anderson joga muito.

    Acho que o dunga tem que olhar mais pros garotos como o Anderson… o Marcelo, O Lucas e o Denílson, por exemplo, também são titulares de grandes times na Europa… não concordo de eles estarem perdendo espaço para Elano, Felipe melo, André Santos, Josué …

  • Geferson Kern diz: 23 de outubro de 2009

    Queria ver o Manchester entrar na onda do meio-campo em losango, com o Carrick à frente da zaga, Scholes e Anderson pelos lados e Giggs na ponta-de-lança – ou até com inversão de função entre os dois últimos

  • ezequiel diz: 22 de outubro de 2009

    depois da saida do cristiano ronaldo, achei que o Anderson seria mais utilizado la pela esquerda, por onde joga o nani, acho q o anderson seria mto mais util por lá tb… Fergunson já disse uma vez que via o Anderson como o novo Giggs….

  • borracho diz: 23 de outubro de 2009

    Cecconi, nao vai fazer um post sobre os esquemas dos dois times para o Grenal? Parece q vao haver mudanças importantes nos times para o classico.

  • DANIEL R SANTOS diz: 22 de outubro de 2009

    Cont. Um volante e tres meias.

    Se puder fazer um post sobre o assunto…

    E queria saber o que achou do Sto andre com apenas um volante.

    Abraço

  • DANIEL R SANTOS diz: 22 de outubro de 2009

    Cecconi, gostaria de saber se voce assistiu aos ultimos jogos do palmeiras. Eu assisti o do palmeiras contra o Fla e contra o Sto Andre, e observei o seguinte: me parece que o meio de campo do Palmeiras está deixando um vazio grande entre a defesa e o ataque: Souza e Edmilson ficam na cabeça da area e diego souza e cleiton ficam na intermediaria adversaria. Então se o outro time “povoar” o meio de campo, ganha!
    Ficou bem visivel ontem contra o Sto andre, onde o Sergio colocou apenas um volante

  • thomaz diz: 22 de outubro de 2009

    cecconi, acho muito provável que alguém já tenha te feito esta pergunta, mas como tu avalia um internacional no 4-5-1 ao estilo arsenal, com organizadores nas pontas ao invés de wingers? lauro; danilo, bolivar, eller, kleber; sandro, guinazu, andrezinho, taison, d`alessandro; alecsandro. talvez os zagueiros nao seriam esses… e edu no lugar de taison… (não sei se essa ainda é a estratégia usada por wenger, nao tenho acompanhado)

  • Roberticus diz: 22 de outubro de 2009

    ” Daniel R Santos

    Tu falou cara: é isso que precisamos ver cada vez mais no campeonato brasilieiro- times jogando com um volante só independentemente do esquema tatico. Por exemplo, vc facilmente pode jogar um 4-2-3-1 (ou tb 4-2-2-2) com um volante de marcação auxiliado por um box-to-box ou até um meia-armador recuado tipo Pirlo/Hernanes, incluido Xavi quando ele jogava um pouco mais recuado como faz joje Fábregas, partindo desde o lado do volante para distribuir e municiar os demais setores.

  • Eduardo Menezes diz: 25 de outubro de 2009

    Me parece que ele perdeu qualidade de conclusão. Não o usaria centralizado. Prefiro o Giggs embora tenha menos vigor físico. No post do Milan tem uma linha escrita como 4 4 3, o correto me parece 4-3-3.
    NO segundo tempo julgo que a posição do Pirlo e do Ambrosine foram invertidas, e Ronaldinho jogou mais centralizado, deixando o lado para as descidas de Pirlo.Passado para o 442. Com um losango no meio com pirlo na esquerda , Seedorf na direita, e Ronaldinho centralizado na frente.Abraço

  • Rafael Gelatti diz: 23 de outubro de 2009

    Agora ta mais perto de onde jogava no Gremio, e mais perto do potencial dele que sempre foi muito maior do que ficar preso atras. Anderson é de fazer gols de entrar a dribles!

    Fora isso, que tu acha, ja que Autuori fala de pequenas sociedades, se ele fizesse uma pela esquerda com Lucio, Renato e D.Costa(atacante)? A esquerda poderia pegar fogo!

Envie seu Comentário