Nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010, seleções que contam com bons jogadores ficaram de fora. E estas eliminações alijaram o público de assistir a nomes como Ibrahimovic e Arshavin nos jogos da África do Sul. Como exercício de ficção, proponho um debate sobre a formação de uma seleção formada apenas pelos “fora da copa”.
Logicamente, à memória acorrem primeiro os nomes de atacantes e meias ofensivos. Por isso, não se assustem com esta formação. Optei pelo 4-3-3, com triângulo de base alta – um volante e dois meias – e um trio ofensivo que combina força física, técnica, improviso, e oportunismo.
A defesa tem o excelente goleiro irlandês Given, vítima da “mão de Henry”. Nas laterais, escalei o tcheco Grygera pela direita, e o norueguês Riise na esquerda, ambos atualmente no futebol italiano. Representando a Premier League, os dois zagueiros: O’Shea, da Irlanda, e Vermaelen, da Bélgica – reitero o que já disse no post anterior: Vermaelen é hoje o zagueiro de melhor desempenho no futebol mundial.
O meio-campo tem como volante *o malinês Keitá. À frente dele, dois meias ofensivos rápidos e habilidosos: o russo Arshavin e o croata Modric. Eles seriam os responsáveis por municiar um ataque de três grandalhões: o togolês Adebayor, o sueco Ibrahimovic, e o bósnio Dzeko.
É complicado acomodar três nomes que comungam de características semelhantes. Todos eles são preferencialmente centroavantes, homens de área. Mas capazes de se movimentar, velozes nas arrancadas curtas, e fortes. Poderiam se movimentar, alternando posições a todo momento. Pensei em Adebayor no pivô, com Dzeko e Ibrahimovic avançando com os “pés invertidos” – canhoto na direita, destro na esquerda.
Para treiná-los, nada mais natural do que o holandês Guus Hiddink, comandante da Rússia. Ele é um técnico adepto do 4-3-3. Saberia como fazer esta engrenagem funcionar. Talvez eu tenha esquecido nomes melhores do que os escolhidos. Por isso, deixo o debate aberto para quem quiser contribuir com mais lembranças.
No banco de reservas, por exemplo, figurariam o malinês Kanouté; os croatas Olic (atacante) e Srna (lateral/meia); o tcheco Jankulovski (lateral-esquerdo); o norueguês Carew (atacante); o búlgaro Berbatov (atacante); o turco Altintop (meia) …
*Post corrigido
Eduardo, esqueceu do Giggs!
Boa seleção, só acho que o goleiro deveria ser o “Chech”, goleiro do Chelsea.
Bah, ficou muito boa a seleção, essa eh a minha formação tática favorita, só não entendo como tu pensou em O’Shea, grygera, Jankulovski e Berbatov pq esses quatro jogam muito pouco, o menos piro eh o O’Shea q pelo menos tem um forte espírito aguerrido.
Minhas sugestões: Aboutarika (Meia – Egito), Marcelo Moreno (Atacante – Bolívia), Reasco (Lateral/Ala/Ponta – Equador), Perea (Zagueiro – Colômbia).
O Bósnio Dzeko é o típico centroavantão camisa 9, gigante, faz muitos gols de cabeça, mas seu futebol é apenas para isso… em um 4-3-3 ele só daria certo com dois atacantes, Adebayor e Dzoko não dariam certo no mesmo time, no mais concordo com sua escalação, lembrando que o Grygera começou a carreira como volante. Mas não me vem outro bom lateral que esteja fora da Copa.
Faltou a boa seleção do Egito, Zinda, Hassan, etc.
Cara, gostei… poderia ter o Kranjcar, o Giggs ou o Rosicky no meio de campo, mas tá muito bom.
O Cech no gol realmente seria uma boa, mas gosto muito do Given.
Eduardo da Silva, (“Croata”) cairia como uma luva no ataque com o Zlatan…
Muito boa seleção, mas achei a formatação tática desequilibrada do ponto de vista defensivo, podia colocar 2 volantes e um meia de criação, ao invés de 1 volante e dois meias.
Rosicky no meio campo.
Poderia fazer tambem uma boa seleção brasileira dos não convocados para copa talvez até melhor do que a de dunga..
seleção brasileira dos que não vão a copa:
GOL:FABIO -CRUZEIRO
LD-ILSINHO-SHAKTAR
ZAG-ALEX-CHELSEA
ZAG-TIAGO SILVA-MILAN
LE-MARCELO-REAL MADRID
VOL-TINGA-BORUSSIA
VOL-DENILSON-ARSENAL
MEIA-HERNANES-SÃO PAULO ATA-GRAFITE-WOLFSBURG
MEIA- DIEGO SOUSA-PALMEIRAS ATA-PATO-MILAN
Ontem eu estava pensando nisso ainda vendo o time do Egito jogar. A Seleção do Egito é um fenômeno a se explicar pois é disparada a melhor Seleção da África mas na hora de classificar a Copa não consegue. Ontem aplicou 4×0 na Argélia e mostrou ser muito superior mesmo estando sem vários jogadores importantes como Amyr Zaki e Aboutrika. Está na final novamente e tem tudo pra vencer a Copa Africana pela 3º vez consecutiva, algo que ninguém conseguiu ainda. Uma pena terem perdido aquele jogo extra para a Argélia e estarem fora da Copa do Mundo. Acho que vale um post da equipe deles, principalmente se forem campeões denovo.
Eduardo Cecconi eu sei q a seleçao e imaginaria, mas imagine se um desses zagueiros se machucam entam kd os os zagueiros……………..? perfeito seu blog. ha vc poderia mim passar as tags q vc usa pra compor o site obrigado!
Gostei da seleção e do esquema, melhor que muita seleção que estará na copa certamente!
E teriam outros bons nomes como por exemplo: Zaki (Atacante, Egito, Wigan), Craig Belammi (Atacante, Pais de Gales, Man City), Ivanov(ltd-Dir, Russia, Chelsea)…
Gostaria de ver a Irlanda na copa….uma pena a mão do Henry!
Aí Cecconi pensei em uma outra, olha só: Petr Cech(Chelsea); Ivan Cordoba(Inter de Milão), Kompany(Man City), Skrtel(LIverpool) e Armero(Palmeiras); Fletcher(Man Utd), M.Diarra(Real Madrid), Rosicky(Arsenal) e Petrov(Man City); Aboutrika(Al Ahly) e Robbie Keane(Tottenham).
Muitos bons jogadores fora da copa. Gostei da seleção.
Cecconi, queria sua opinião, por ser alguém que já leu, sobre o livro “ELEMENTI DI TATTICA CALCISTICA VOL.1 de Frenco Ferrari.
Na sua opinião vale à pena a compra e leitura do mesmo?
Abraço.
Resposta do Cecconi: vale a pena sim. Compra, Gustavo. Mas é em italiano, eu só consigo ler porque tem anotações em português feitas pelo proprietário, que me emprestou…
Obrigado pela atenção Cecconi. Pretendo comprar e queria sua opinião antes sobre o livro.
Estou estudando italiano então não será problema.
Estou acompanhando detalhadamente o Internazionale de Milão e consequentemente o calcio, sempre tive interesse no futebol italiano e vem crescendo a cada dia, por isto do livro.
Grande abraço.
[...] Preleção » Blog Archive » Uma boa seleção com os “fora da copa” wp.clicrbs.com.br/prelecao/2010/01/28/uma-boa-selecao-com-os-fora-da-copa/ – view page – cached Nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010, seleções que contam com bons jogadores ficaram de fora. E estas eliminações alijaram o público de assistir a nomes como Ibrahimovic e Arshavin nos jogos da África do Sul. [...]
Muito boa a seleção!!
Nessa mesma idéia, poderia elaborar uma seleção só com jogadores da antiga Iugoslávia, caso a mesma não tivesse sido separada (Croácia, Macedônia, Sérvia, Eslovênia, Montenegro, Bósnia)… Modric, Dzeko, Stankovic, Pandev, Vucinic todos jugando juntos…
Ou tb uma seleção da África unificada, com Drogba, Essien, Adebayor, Keita, Mikel, Song jogando juntos… Também ia ser bacana!!
4-4-2 Britânico com:
GK-Petr Cech – R.Checa
RB-Akotó – Togo
CB-Van Buyten – Belgica
CB-O. Cordoba – Colombia
LB-Jankolovski – R.Checa
MD-Hleb – Bielo-rússia
CM-Memet Aurélio – Turquia
CM-Kallstorm – Suécia
ME-Zirkov – Rússia
CF-Eduardo da Silva- Croacia
CF-Berbatov – Bulgária
Técnico – Zlatko Kranjčar -(adepto do 4-4-2) Pena não ter tido um lugarzinho pro filho dele.